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Natal sem verdades absolutas. Simplesmente amor

O que é o Natal senão um conjunto de verdades, sobretudo as verdades de cada um, aquelas que alimentam a alma.

Essa frase é o início de uma reflexão  sobre algumas tradições natalinas repetidas há milênios, adaptadas, recicladas, que se tornaram verdades, porém não absolutas.

“O verdadeiro Natal é o do coração”

As palavras foram do médico homeopata Gerson Cretella, que vive em Curitiba, e foram ditas durante a minha consulta dois dias antes do Natal, assim, com sua calma habitual. A definição simples e clara apaziguou minha mente inquieta e curiosa, que tenta a todo instante achar a resposta mais adequada para encaixar minhas crenças, a história, e o racional. O que vale mais nesse momento no mundo, num contexto que mescla o espiritual e o material, no qual a sintonia oscila entre o consumo e a devoção. O profano e o sagrado!

“É o Cristo no coração do homem, que quando passou por este planeta veio representar o que cada um deveria fazer dentro de si. A terra santa, na verdade, é um país psicológico”

Assim completou o raciocínio o sábio médico que entende a vida pelo pensamento Gnóstico. Então, seguindo o raciocínio inicial sobre as verdades de cada um, as religiões são exemplos pelas quais as pessoas manifestam as suas verdades e  solidificam suas crenças. Desse modo, cada qual escolhe o Deus que necessita, isto é, escolhe as regras definidas por uma instituição religiosa que mais sente afinidade e fé para caminhar nas estradas da vida.

A palavra Natal(natale), derivada do latim, de acordo com o dicionário italiano Devoto-Oli, significa o lugar onde você nasce. Portanto, a data de nascimento de Cristo não é uma verdade absoluta. Ninguém sabe.

O que vale mais nesse momento no mundo, num contexto que mescla o espiritual e o material,
O que vale mais nesse momento no mundo, num contexto que mescla o espiritual e o material,

Sabe-se apenas que o Natal começou a ser celebrado a partir do século III, quando a Igreja Católica, para estimular a conversão dos povos pagãos sob domínio do Império Romano definiu como nascimento de Cristo o nascimento anual do Deus Sol, no solstício de inverno- 25 de dezembro.

Feliz Natal!
Feliz Natal!

Se você celebra ou não o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, mesmo que essa data mobilize milhões de pessoas no mundo Ocidental, não importa à questão que nos referimos. Sobre as tuas crenças religiosas respeitamos por serem parte de sua cultura e isso, é a você que importa porque faz parte da tua história.

Muçulmanos, budistas, espíritas, umbandistas, adventistas, luteranos, católicos, entre tantas religiões que existem nesse planeta, foram instituídas pelo homem para organizar o sentimento espiritual e divino que existe dentro dele.

São instituições com regras e disciplinas e sujeitas também a estarem erradas, mas, acima de tudo necessárias para fazer a conexão com o Divino dentro de nós.

O PanHoramarte deseja que o verdadeiro Natal se inicie no seu coração, Natal como a etimologia define, um lugar de nascimento. Que esse lugar dentro do seu coração se renove constantemente como um terreno fértil de ideias boas e criativas, frutificadas a partir das sementes da paz e do amor!

FELIZ NATAL!

 

 

 

 

 

 

 

Com ajuda de um dispositivo os espectadores poderão distinguir melhor a tridimensionalidade da obra. Foto via El País.

O fascínio de Dalí pela pintura em três dimensões

A fascinação de Salvador Dali por criar ilusões óticas utilizando a ciência e a técnica é o destaque da mostra apresentada na cidade natal do artista em Figueres, na Espanha. Dalí. Estereoscopias. A pintura em três dimensões reúne seis dípticos, isto é, seis pares de telas em óleos, no Teatro-Museu Dalí. As telas foram criadas entre 1972 a 1978 e apresentam os resultados das invenções do gênio do surrealismo.

O interesse nas técnicas e inovações matemáticas levou o pintor a desenvolver uma atenção especial para a tridimensionalidade, impulsionada pela necessidade de mostrar às pessoas maneiras de diferentes de ver a realidade.

No final de 1964, centra-se na investigação sobre o chifre de rinoceronte e as curvas logarítmicas daí resultantes da estrutura dos olhos de moscas. Isso o levou a dizer que, graças a esta pesquisa descobriu a pintura na terceira dimensão.

Quem o estimulou foi o pintor e gravador holandês Baroque Gerrit Dou (1613-1675) numa exposição que visitou em Paris, cujas telas eram duplicadas, mas na verdade, não eram simples cópias, elas se completavam juntas. O estudo das obras de Dou e das técnicas estereoscópica o levou a deduzir que o autor usava lentes especiais e espelhos para criar uma só pintura, convertendo-se no iniciador dessa técnica.

Nesta base Dalí começou a perceber a mesma imagem a partir de dois pontos focais diferentes, produzindo efeitos tridimensionais no olho de quem vê. Muitas das obras nunca foram exibidos juntas, fazendo com que a exposição seja um evento excepcional em Figueires. Ao lado de cada trabalho foi instalado um dispositivo que permite aos espectadores distinguirem mais facilmente a tridimensionalidade, uma pequena ajuda que certamente não iria incomodar um artista tão inovador.

Fonte: El País

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Água e argila garantem beleza e equilíbrio ao corpo

Que o corpo precisa manter uma temperatura de 37 graus todo mundo sabe. Mas entender o papel da água e da argila como aliados para manter o equilíbrio termostático do corpo humano é outra história que consequentemente garantem a saúde, beleza e rejuvenescimento. Um conhecimento que a equipe da Clínica Naturista Oásis, no Paraná, não ‘abre mão’.

Argila no abdômen durante uma hora produz efeito terapêutico
foto por Mari Weigert

Água e argila atuam como termostato no intricado ecossistema de 100 trilhões de bactérias dentro do abdômen

Quem explica com perfeição a importância desse tratamento para evitar o aquecimento (fermentação exagerada) em que o equilibrado ecossistema abdominal, com suas 100 trilhões de bactérias, que se aquecidas por alimentos ou hábitos de vida errados podem se expandir, é um dos fundadores da Clínica, Elias de Souza, também criador do Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada. “Nossa temperatura do corpo não pode variar e tudo isso é processado dentro do nosso laboratório – a barriga”, explica ele. “Se a temperatura aumenta muito o sistema se degrada e as bactérias se multiplicam para se defenderem”.

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foto via internet retirada do site oitododia.com.br

O banho vital, um dos procedimentos de base na Clínica Oásis, que consiste em colocar o pé na água quente e massagear a barriga com um pano embebido em água fria no sentido horário durante 20 minutos, é o tratamento mais eficaz e indicado para manutenção desse equilíbrio. “As centrais nervosas do abdômen, com a ação da água fria, se comunicam com o cérebro num fluxo de energia tão grande que, por sua vez,  estimula o metabolismo e garante a manutenção da saúde.

escalda-pés. Quatro minutos na água quente e um minuto na água fria.
foto por Mari Weigert. Escalda-pés alternado consiste em manter os pés quatro minutos na água quente e um na água fria.

Os benefícios da água são aplicados pela equipe do Oásis no escalda-pés, banho de imersão, inalação e sauna.

O conjunto de tratamento é reforçado com uma alimentação vegetariana, fitoterapia, massoterapia, fisioterapia e exercícios físicos. Portanto, se propor a fazer um tratamento natural na clínica, que recebe pacientes de todo Brasil, inclusive do exterior, é dar chance ao corpo de permanecer num verdadeiro oásis de bem estar e recolhimento, com terapias sem contra-indicações. A maioria das pessoas que experimentam volta durante esses 36 anos de trabalho em defesa do naturismo.

O PanHoramarte  divulga tal iniciativa por ela ser fundamentada no uso de recursos naturais para cura e no entendimento da vida no universo como arte.

“Admirável é o corpo humano em todas as suas partes desde os vasos mais delgados até os ossos mais volumosos. Mas quanto mais admirável é a perfeita harmonia nas diversas partes do copro, mais facilmente estão sujeitas a se alterarem, de maneira que, deixando de ser o que deveriam, não podem desempenhar perfeitamente as suas funções”. ( Sebastião Kneipp- O meu testamento).

 

 

Imagem internet. Foto retirada da Uol

He came to stay

The German Jochen Volz who conceived the “Incerteza Viva” (“Live uncertainty”), from the 32nd Biennial of Sao Paulo, came to stay in Brazil.

He arrived in 2005 to become curator and artistic director of the Inhotim Institute, in Minas Gerais, now, after closing the biennial of Sao Paulo, takes over the Pinacoteca of Sao Paulo. Also will make the selection of the artists for the Brazilian pavilion at the next Venice Biennial.

The Italian website Exibart dedicated a few lines about the prestige of Jochen Volz in the Brazilian universe of arts and was perhaps a little biting with such prominence, considering the   important curriculum of the curator and quoting the close cooperation between Biennial Foundation and the government by the Ministry of foreign affairs. Finalized this way: “Given the relevant name as a guide, we wait curious the cast of artists from one of key Pavilions in Giardini’s geography.”

Beatiful works

Although there are no lack of acid criticism of the Sao Paulo Biennial published in magazines and newspapers with great national circulation, more than 100 thousand students went through the exhibition of a total of 600 thousand visitors reached last week. This number exceeds the past four editions. So pleased overall and not the expert critical. PanHoram Arte has evaluated it as one of the most creative in recent years.

“I believe beauty does not deserve to be used as a category. I myself see many beautiful works on the show. There was a concern on our part to develop propositional works, which propose something to think, to understand something different, and, for me, are aesthetic categories” said Volz. Source: Folha de São Paulo.

Jochen Volz (1971, Braunschweig, Germany – lives in São Paulo) was also the curator of the 32nd Biennial of Sao Paulo (September 7 to December 11, 2016). The art critic also directed the programming of the Serpentine Galleries in London and served as artistic director of the Inhotim Institute. He was the curator of Portikus in Frankfurt, cocurator of the 53rd Venice Biennial International Show (2009) and the 1st Aichi Triennial in Nagoya (2010), and invited curator of the 27th Bienal de São Paulo (2006).

Without undermining the potential and talent of the German curator, it is well known that in Brazil there is no lack of professionals to carry out such works. Why ours are not valued?

Well…. It must be the terrible complex of mutts of the Brazilian. What comes from outside is always better.