Com a obra Shattering the Glass Ceiling/ 2020 (Quebrando o teto de vidro) mulheres artistas celebram a posse de Kamala Harris. A primeira mulher, negra, asiática, a tornar-se vice-presidente dos EUA.

Optamos em dar destaque à obra elaborada pelas artistas do Corning Museum of Glass de Nova York pela força simbólica, pela beleza do conceito e poética artística  impregnadas no significativo movimento das artistas americanas.  Um pequeno pedaço de vidro, moldado em temperatura inimaginável, mais mil graus e transformando-se num recado singelo: “Congratulation Madam Vice President.  Não é isso mesmo? 

Parabéns vice-presidente por estilhaçar… quebrar o teto de vidro construído por uma sociedade intransigente, conservadora e ultrapassada.  

Que os bons ventos soprem nos Estados Unidos da América (EUA) e que Joe Biden governe com a paz no coração e amor pela humanidade.

A informação a seguir foi publicada originalmente no site The Artnewspape 

 

Foto via internet: Kevin Lamarque/Reuters

 “Para comemorar a posse do presidente dos Estados Unidos Joseph R. Biden Jr e da vice-presidente Kamala Harris, mulheres artistas de vidro em colaboração com o Corning Museum of Glass em Nova York criaram uma homenagem a Harris, que fez história como a primeira mulher, negra americana,  a servir no segundo posto eleito mais alto do país.

Em um vídeo compartilhado com o The Art Newspaper, as artistas Helen Tegeler, Catherine Ayers e Christa Westbrook podem ser vistas criando a obra Shattering the Glass Ceiling (2020) usando os pedaços quebrados de uma lâmina de vidro de segurança que caiu do teto da oficina do Museu.  A escultura resultante, que apresenta o nome do vice-presidente, oferece uma “representação visual convincente” das barreiras que foram quebradas com a nomeação de Harris, diz Karol Wight, a presidente e diretora executiva do museu.

“A partir dos cacos quebrados, nossa equipe de fabricantes de vidro cria algo novo, simbolizando o momento histórico que chegou”, diz Wight. “O vídeo celebra o importante trabalho de gerações de mulheres que abriram caminho para que possamos dizer: Parabéns, Senhora Vice-presidente.”

“Estamos ansiosos por assistir a posse e  testemunhar o momento histórico em que um teto de vidro é quebrado e a primeira mulher vice-presidente assume o cargo. Criamos uma representação visual da frase “quebrando o teto de vidro” para marcar este marco significativo na história de nossa nação.”

É a citação colocada abaixo do vídeo no Youtube momentos antes da cerimônia de posse de Kamala Harris.

21 de janeiro de 2021

‘Quebrando o teto de vidro’ obra que celebra a primeira mulher, negra, vice-presidente dos EUA

Com a obra Shattering the Glass Ceiling/ 2020 (Quebrando o teto de vidro) mulheres artistas celebram a posse de Kamala Harris. A primeira mulher, negra, asiática, […]
14 de janeiro de 2021

“Diva” vai além do fato de ser uma vulva. É uma ferida

O conceito que está por trás é o grande mote de uma obra de arte contemporânea. E ‘Diva’, uma ferida, associada a vulva gigante, já atingiu […]
31 de dezembro de 2020

Palas Atenas empunhe suas armas em 2021 pela sabedoria e arte!

PanHoramarte utiliza-se da licença poética para evocar pela deusa Palas de Atenas na defesa da arte e da cultura em 2021. Acima de tudo porque a […]
24 de dezembro de 2020

Sem verdades absolutas. Feliz Natal!

O que é o Natal senão um conjunto de verdades, sobretudo as verdades de cada um, aquelas que alimentam a alma. Essa frase para iniciar um […]
17 de dezembro de 2020

Festival de Brasíllia do Cinema Brasileiro reforçou a resistência contra o caos cultural no país

Com uma programação imperdível e participação de cineastas que marcaram época na história da sétima arte, a realização do 53o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro […]