123

Culto à beleza distorce o significado da adoção

A polêmica provocada pelo desfile “Adoção na Passarela’ realizado em Cuiabá coloca um tema complexo como a adoção em pauta e escâncara a superficialidade do mundo moderno. Vamos viajar no tempo e trazer para o século XXI o mito grego ‘Narciso”, que se apaixona pela sua própria imagem e isso o leva à morte.

Em tempos de que a passarela é o sonho de toda a ‘menina Barbie’ e a selfie, ou autorretrato, é a foto do momento, promover um desfile de crianças que vivem numa outra realidade afetiva representa que os valores morais são determinados por uma sociedade narcisista. Para saber mais sobre o mito Narciso clique aqui

O desfile em questão, ‘uma ideia de jerico‘ sem dúvida, foi usado para dar visibilidade ao assunto adoção, já sendo o segundo desfile realizado. Mesmo como leiga em assuntos de psicologia, considero a iniciativa um tanto esdrúxula e absurda. Cada vez mais os valores éticos perdem-se nos emaranhados da vaidade e do ideal de beleza.

É uma pena que crianças abandonadas e órfãs foram inseridas nessa escala de valores, exclusivamente direcionada ao significado da beleza física como padrão de escolha. É controverso e perigoso o recurso escolhido para tratar de um tema que o Brasil ainda tem muito a percorrer e corre o risco de um grande retrocesso.

Pobreza

O abandono de crianças  no Brasil é resultado da deseducação e falta de condições básicas de vida. É fato indiscutível.

Entenda-se que o termo educar ao qual me refiro, não é tão somente sair da escola com o diploma na mão. Educar é aquilo que aprendemos também pelo conhecimento não formal. Educare do latim, é instruir e ensinar e tal questão não se resume apenas ter conhecimento do português, matemática, história, e outras disciplinas. É sentido holístico do desenvolvimento da personalidade por meio da música, das artes, da filosofia, do esporte…

Os números que mostram a diminuição do analfabetismo não significam nada enquanto persistir o analfabetismo funcional. Isto é, enquanto um povo, mesmo sabendo ler e escrever, não consegue interpretar, criticar e ter poder de escolha do que é bom para ele. Uma pessoa somente é capaz de pensar e sentir-se parte de uma sociedade evoluída se estiver bem alimentada e com saúde.

A transformação de uma sociedade é um processo a longo prazo e exige um esforço contínuo do setores, governo e sociedade civil.

No Brasil estamos ainda muito distante desse ideal de educação holística. As escolas não têm período de contra turno, horário em que é possível oferecer aulas de teatro, prática de esportes, ensino de artes, música, reforço escolar. Enquanto o ensino público não for integral, haverá crianças na rua convivendo com maus elementos. Enquanto a educação não for prioridade neste país, crescerá cada vez mais o número da marginalidade. Um dos efeitos é a gravidez precoce.  Mesmo com todos os recursos de controle de natalidade, o número de adolescentes grávidas no Brasil é assustador, leia aqui.

Adoção ilegal

Minhas filhas eram ainda pequenas quando as mães brasileiras viviam sob a tensão de ter  filhos roubados para adoção ilegal por europeus, tal era o comércio internacional de crianças.Principalmente as do Sul e que eram claras. Isso na década de 80.

Na Itália, período em que estudei, entre 2009 e 2010, tive a oportunidade de conhecer uma família que tinha adotado um menino e uma menina (já agora crescidos), de um orfanato no Brasil e intermediado por um advogado.Elas custaram ao bolso dos pais adotivos cinco mil euros cada, isso há 19 anos (idade do mais novo).

Fiquei tão paralisada diante do sorriso puro daquela senhora que se sentia a pessoa mais feliz do mundo, que achei injusto perguntar mais sobre como foi feito o processo e quem era o advogado. Muitas campanhas foram feitas para frear essa ilegalidade sem precedentes na história brasileira.

Também no período em que estava em território italiano, certa vez, numa aula que participei em Roma de língua italiana, oferecida para estrangeiros, o tema da lição era adoção feita por europeus, de crianças abandonadas na Ásia e África.

Indignada questionei a atitude dos europeus e perguntei porque eles não usavam de outros meios para solucionar a questão, certamente muito complexa porque envolve interesses políticos, guerra, violência. Minha intervenção não foi bem-vinda. Todos, inclusive alunos, acharam estranho questionar uma atitude tão altruísta.

Adoção legal

Também a minha indignação foi tamanha por  ter ciência de que casais brasileiros enfrentavam fila para conseguirem a adotar uma criança. Sabemos que existe uma série de burocracia dos juizados e varas de infância. Sabemos também que o objetivo é evitar que o menor abandonado ou órfão sofram novamente o trauma da solidão e da falta do amor familiar.

Enquanto bebês e até quatro anos são mais fáceis de serem adotados, as crianças acima desta idade estão ainda em maior número nos abrigos do Brasil. Pelo Cadastro Nacional de Adoção são em torno de 60 por cento o número de crianças acima de quatro anos aptas e aguardando uma família.

Portanto, a ‘Adoção na Passarela’ serve apenas para mostrar o quanto a sociedade brasileira está sem rumo em assuntos tão sérios sobre a afetividade e o abandono.

 “Adoção de uma criança é um encontro de almas”.A frase não é minha e sim de minha filha, mãe de uma linda menina por adoção. Minha neta da alma e do coração. Num encontro de almas, o poder do dinheiro ou atributos físicos são irrelevantes!

 

 

 

Mutuofagia - 2018. Viagem do artista chinês ao Brasil

Ai Weiwei: ‘eu nasci radical’

Pudera! Ai Weiwei não podia nascer diferente. Antes mesmo de pertencer a este mundo, o seu código genético já estava sendo formatado pelo pai poeta e escritor Ai Qing, perseguido pelo poder, preso e condenado a limpar privadas em comunidades remotas da China.

O artista chinês, talvez o mais polêmico e ativista de todos os tempos, consegue traduzir seu inconformismo pelas injustiças sociais na mostra WeiWei – Raiz.

Imperdível! … No Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Uma exposição que faz o expectador perceber nas obras a insolência e indignação do artista em relação a restrição do Estado às liberdades individuais, à questão dos direitos humanos. Contudo, apesar de provocativas têm o toque refinado da tão peculiar China milenar: a delicadeza e mensagens sutis.

A instalação Florescer representa esse antagonismo: o refinamento da porcelana em forma de flores para chamar atenção à injustiça. A obra é composta por 16 paineis de porcelana com milhares de delicadas flores, que remetem à atitude do artista quando teve seu passaporte confiscado pelas autoridades chinesas.

Wewei colocava todos os dias um buquê de flores em sua bicicleta do lado de fora de seu estúdio. Ele fotografou as flores e compartilhou em mídias sociais. Seus apoiadores, por sua vez, compartilharam também com hastag #flowersforfreedom.

Raiz

A sua raiz (radicalidade) foi traçada antes de nascer, na juventude do pai, poeta e escritor, um ativista também que jamais separou a arte da política. “Tudo é arte. Tudo é política”, defende o filho. Uma entrevista ao El Pais, em julho de 2018, Weiwei apresenta-se como uma pessoa tímida e que não lamenta a vida de oposição e dificuldades que teve.

Sementes de Girassol confeccionadas artesanalmente uma por uma. O trabalho foi realizado por 1.600 artesãos, a maioria mulheres, em dois anos, na cidade Jingdezhen, famosa por seus fornos e por sua produção de porcelana imperial. Cada semente é única em seu formato, embora pareçam idênticas. 

A obra faz a conexão com a questão dos direitos humanos, o papel do indivíduo na sociedade em tempo de internet e o desaparecimento da história cultural e material chinesa.

 

 “Passar 45 anos na China me fez artista. Seu território e sua cultura me inspiram, assim como -as dificuldades, a alegria, a sabedoria e a estupidez do meu país”.

Leia aqui

Forever Bicycles é uma instalação formada por 1254 bicicletas. O mais interessante é a transformação visual da obra a cada angulo de observação.

Refugiados

Depois que as autoridades chinesas devolveram seu passaporte, o artista mudou-se para Berlim e com isso ele aproximou-se das questões humanitárias da atualidade.Em dezembro de 2015, foi para ilha grega de Lesbos, que era uma das entradas dos refugiados na União Europeia. As pessoas dos países em guerra lançavam-se em perigosas viagens marítimas paradoxalmente em busca de uma vida com segurança.

Dessa experiência produziu um documentário Human Flow (2017) e inúmeras obras, incluindo a Lei da Viagem (Protótipo B). Um bote em PVC com 51 figuras.

“A liberdade diz respeito ao nosso direito de questionar tudo”.

Brasil

Weiwei está há anos viajando sem parar. Nos últimos dois anos já passou por 150 países e segundo ele, não tem o sentimento de pertencer a um lugar determinado. A sua passagem pelo Brasil rendeu alguns trabalhos. Entre eles, Obras de Juazeiro do Norte, uma série de esculturas em madeira com o estilo dos ex-votos que são oferecidos a santos de devoção como pagamento de promessas no interior brasileiro.

Wewei não só é radical como incansável transgressor do politicamente correto. A mostra Raiz deve ser revisitada, isto é, uma, duas, quantas vezes for necessário até que o observador consiga integrar a matéria que está ali exposta, aos conceitos propostos pelo artista.

“Eu não diria que eu me tornei mais radical: eu nasci radical”

thumbnail_foto_sergio_isensee

‘Vida’ é conversa musical sobre a trajetória de Puppa Santana

 Desafio qualquer pessoa que escutar o álbum ‘Vida’, de Puppa Santana Trio, a ficar estático, sem balançar o corpo e acompanhar com o pé o ritmo da música. É impossível!

Tão contagiante, como inevitável o envolvimento. Pode ter certeza!

Nos primeiros acordes o corpo já não obedece mais que não seja aquele balanço da música. Talvez porque as composições são resultados da paixão de Puppa Santana pelos ritmos, pela percussão e porque contam um pouco das cidades em que viveu e suas relações de amizade.

Experimente!… Escute aqui ou reserve sua mesa no Full Jazz em Curitiba, nos dias 16,17, 18 de maio.

” O álbum ‘Vida’ é a história de minha trajetória musical”, conta Puppa. “São 30 anos de pesquisa em harmonia e melodia. Comecei minha vida ouvindo os atabaques e tambores  do candomblé na casa de minha avó, uma respeitada mãe de santo em Salvador e a partir daí , iniciei os estudos e me envolvi com os diversos ritmos musicais. Passei batido por Beatles e fui mergulhar na polirritmia do Jazz, a música da alma, uma música livre!”.

Largo da Ordem

O álbum é composto por 10 músicas e quase todas apresentam uma conversa sonora  sobre algumas cidades brasileiras. Especialmente aquelas em que o músico viveu. Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio, sem contar as viagens que fez fora do Brasil.

Largo da Ordem, por exemplo,  a frequência sonora é a personalidade de Curitiba. O ritmo contagia no início quando a ideia é traduzir a festa da feirinha no domingo e os acordes tornam-se mais lentos  no final, tristes na escravidão de segunda-feira quase sempre cinzenta da cidade em que Puppa já vive há seis anos e na qual sua gente enfrenta as quatro estações num só dia.

Nem por isso, Puppa deixa de ser bem humorado, sorridente e revela que a sua relação com a música é de amor. “Tudo que fiz foi com muito amor e zelo”, afirma. O baiano mistura com maestria ritmos como samba, afro, jazz, soul music e pop rock.

Puppa Santana faz o lançamento do seu álbum VIDA, acompanhado por Alex Barbosa no contra baixo e Fernando Cesar ao piano. Também recebe a cantora Andressa Marx e o cantor cariosa Paulo Ney que farão participações especiais durante as noites  no Full Jazz.

Na Bahia, foram muitos parceiros, como Cesario Leony, Bira Marques, Luis Oliveira, Leitieres Leites, Joatan Nascimento, João Teoria, André Becker, Yacoce Simões, Isaias Rabelo, Luisinho Assis, Andre Magalhães, Jerry Marlon, Paulo Andrade, Zito Moura e muitos outros colegas.

Vale conferir e participar desse bate-papo maravilhoso em a que conversa seduz pelo ritmo e não pelas palavras!

 

Foto retirada da internet publicada no site da Oi Futuro

‘Poesia Visual é a liberdade da palavra’

A Poesia Visual materializa as rimas do poeta como se palavra adquirisse vida fora do papel. A alquimia só é possível com uso da tecnologia que cria a realidade virtual. Isso não significa o fim do poema declamado ou lido em um deleite solitário, apenas um jeito inovador de sentir intensamente as cismas do poeta sonhador.

Quando a amiga VeraLu Andrade começou contar sobre o projeto Poesia Visual e Digital que desenvolve no Rio de Janeiro, lembrei da exposição sobre Fernando Pessoa que visitei no ex, ‘in memorian’, Museu da Língua Portuguesa. Inesquecível e difícil de verbalizar a emoção de penetrar na ‘alma das palavras’ dos poemas de Pessoa, visualizando sua figura projetada e palavras que se desfaziam no ar, num contraste de luz e sombra. Cria um ambiente tão envolvente que nenhum adjetivo que colocar aqui irá descrever a sensação.

‘Palavra-Movimento’

Um ambiente tão sedutor como ‘Palavra-Movimento‘, do bailarino, coreógrafo e poeta Eduardo Macedo, que acontece no Centro Cultural da Oi Futuro, no Rio de Janeiro. A exposição é a mais recente produção do projeto Poesia Visual e Digital, cujo curador é Alberto Saraiva e patrocinador é a própria Oi Futuro. É ele que diz: Poesia Visual é a liberdade da palavra.

Eduardo Macedo criou 17 poemas relacionados à palavra. Em 10 monitores com áudios que integram o espaço em som ambiente, Eduardo dança e coreografa as letras com o corpo.

“A poesia, hoje, rompeu os limites que continham sua liberdade. A produção atual unifica o poema como coisa visual, objetual, sonora, gestual e textual. Esse fluxo é uma das principais características da poesia de nosso tempo,” afirma o curador.

No papo vai e papo vem com VeraLu, descobri que o projeto tem bons anos de trabalho árduo e criativo. São 120 títulos já publicados. Além das mostras com recursos digitais, publica-se também o que foi feito durante o ano. Um testemunho.

Ganhei dela dois livros magníficos, os últimos saídos do prelo, que mostram parte das exposições realizadas e identificam os poetas. Em um deles, no volume Poesia Visual 4, Antonio Cícero, filósofo, escritor e poeta, junto com Jorge Salomão, também poeta, compositor e diretor de teatro, assinam o Manifesto Supernovas. Nele, os dois reforçam o papel da poesia na contemporaneidade.

“A valorização da Ação, da Produção, da Experimentação, da Contradição e da Novidade, que tantos deploram, é a própria evidência do triunfo da Poesia em nosso tempo. Poesia é fazer, produzir. Produzir não é reproduzir prosaicamente o que já existe. Por isso, nenhuma outra época da história e nenhuma outra sociedade jamais foi tão rica de possibilidades criativas quanto esta, MOSAICAL, que exalta o tempo, a transformação e e as diferenças, e NÃO, a identidade estilística; NÃO, a estabilidade do bom gosto, NÃO, a ditadura do passado. O passado, como a natureza, não é para nós nem totem , nem tabu. Ambos são matérias-primas e alimentos. Podemos e devemos usá-los. Mas não podemos nem queremos voltar atrás. O nosso caminho é cada vez mais radical, mais crítico, mais reflexivo. Hoje, mais do que nunca, a arte é combate, liberdade e transformação do mundo”.

Liberdade

A arte em todas as suas manifestações liberta o homem da vida inodora e insonsa.  Ao ler este Manifesto lembrei das palavras da cineasta francesa Claire Denis. “A vida é real e precisamos acrescentar bastante fantasia para aguentar o que é insosso nela”.

Quando vivemos o cotidiano sem ampliar o olhar com poética artística, não vivemos em plenitude. Somos marionetes nas mãos de um poder que tem como foco uma sociedade sem lirismo, sem diferenças, controvérsias e sem transgressão.

Os fracos têm medo dessa liberdade que aflora no coração dos poetas, artistas, que são testemunhos de seu tempo. Não foi ontem, nem hoje e nem será amanhã que veremos a arte sucumbir à mediocridade.

Salve a Poesia Visual que se conecta com as diferentes linguagens virtuais!

 “Não estamos aqui para aceitar a divisão de trabalhos que tentamos nos impor, mas para derrubar as cercas de arame farpado do APARTHEID CULTURAL (…)”

Palavras que não perderam a atualidade num momento em que a cultura e educação no Brasil correm riscos de retrocesso.  Jorge Salomão e Antonio Cícero publicaram o Manifesto Supernovas em 1985 e suas reflexões permanecem para sempre!

Abaixo o Apartheid Cultural!