IMG_1363

Oliver Sacks já dizia que jardim e música fazem bem para a mente

Muita música e visitas a jardins são iniciativas vitais como ‘terapia’, não farmacêuticas, para pessoas com doenças neurológicas crônicas. A prescrição foi do médico neurologista Oliver Sacks ( 1933 – 2015) que sempre teve toda a licença poética para falar sobre o assunto. Sacks, além de médico era professor e também foi autor de vários ‘best-sellers’. Um médico dos homens e das almas.

Matéria originalmente publicada no site Brainpickingns

“Eu trabalho como um jardineiro”, escreveu o grande pintor Joan Miró em sua meditação sobre o ritmo adequado para o trabalho criativo. Não é por acaso que Virginia Woolf teve sua epifania eletrizante sobre o que significa ser um artista enquanto caminhava em meio aos canteiros de flores no jardim de St. Ives.

De fato, jardinagem – mesmo que seja apenas para estar em um jardim – é nada menos que um triunfo de resistência contra a raça impiedosa da vida moderna, tão compulsivamente focado na produtividade à custa da criatividade, da lucidez, da sanidade.

Um lembrete de que somos criaturas enredadas com a grande teia do ser, na qual, como o grande naturalista John Muir observou há muito tempo atrás, “quando tentamos descobrir qualquer coisa por si só, achamos que ela se atrelou a tudo o mais no universo”; um retorno ao que é mais nobre, o que significa mais natural em nós.

Há algo profundamente humanizador em ouvir o farfalhar de um folha recém-caída, em observar um amor de abelhas e zangões em uma flor, ajoelhando-se  na terra para fazer um buraco para uma muda, mover gentilmente uma minhoca assustada ou duas para fora do caminho . Walt Whitman sabia disso quando pesou o que faz a vida valer a pena quando ele convalesce de um derrame que o fez paralítico:

‘Depois de você ter esgotado o que há nos negócios, na política, no convívio, no amor e assim por diante – descobrimos que nenhum deles finalmente  nos  satisfaz tanto e nos usa permanentemente  – o que resta?  A natureza. Ela permanece para trazer para fora de seus recessos entorpecidos, as afinidades de um homem ou mulher com o ar livre, as árvores, os campos, as mudanças das estações – o sol de dia e as estrelas do céu à noite ”.

Oliver Sacks

Essas considerações fazem parte do ensaio escrito pelo neurologista e escritor Oliver Sacks (1933-2015) intitulado “Por que precisamos de um jardim” , que está no livro Everything in your Place: First. Loves and Last Tales. O livro não foi traduzido para o português e na versão em inglês pode ser encontrado na internet.

“Como escritor, considero os jardins essenciais para o processo criativo; Como médico, levo meus pacientes a jardins sempre que possível. Todos nós tivemos a experiência de vagar por um exuberante jardim ou por um deserto atemporal, andando junto a um rio ou oceano, ou escalando uma montanha e nos achando simultaneamente acalmados e revigorados, engajados na mente, refrescados em corpo e espírito. A importância desses estados fisiológicos na saúde individual e comunitária é fundamental e abrangente. Em quarenta anos de prática médica, descobri que apenas dois tipos de “terapia” não farmacêutica são de vital importância para pacientes com doenças neurológicas crônicas: músicas e jardins”.

Citando Oliver Sacks tratando de um assunto que parece óbvio, sobre o sentir-se bem dentro do um jardim e sobre a importância da música  na psique humana, foi exatamente para lembrar aos leitores de algo tão simples capaz de traçar um novo caminho para nós.

Dar-se o direito, de vez em quando, de perder-se no perfume e nas cores de um jardim ou no ritmo de uma boa música. 

 

 

One Response