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Arte de Weiwei coloca em debate a China e a liberdade de expressão

O artista chinês Ai Weiwei é uma das vozes mais potentes na luta pela liberdade de expressão. Não economiza esforços para mostrar o mal que causa a opressão ao homem.

Sua arte é perturbadora e reflexiva quando aborda temas como perseguição política, guerra e direitos humanos.  As obras de Weiwei são contemporâneas nos recursos tecnológicos e ancestral na porcelana, bambu, papel, para confrontar e influenciar o espectador sobre as injustiças dos  poderes e de sistemas. 

Tive a oportunidade de visitar duas mostras em diferentes épocas e país. A primeira vez que conheci os trabalhos de Weiwei foi no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (Brasil): Weiwei, eu nasci radical –  mostra Raiz.  A outra agora em Lisboa, Portugal. 

Vivendo atualmente na região alentejana, o artista chinês criou Rapture, com obras inéditas como o painel Azulejo Odisseia, com a produção de Viuva Lamego e Papel Higiênico, um gigantesco rolo de papel higiênico em mármore também produzido em Portugal. 

Estão também presentes as obras Refugiados e Depois de Weiwei ver Juazeiro do Norte e Bicicletas e muitas outras impactantes para quem não está acostumado a refletir sobre arte conceitual.

Mas vamos falar da série S.A.C.R.E.D ( 2011-2013), através da qual Weiwei recria momentos passados dentro uma cela, durante 81 dias, em algum lugar secreto da China, sem até hoje ele saber o por quê de sua prisão.

É  uma  obra em  seis partes, feita em fibra de vidro envolta em ferro.  Apresenta o artista dentro da prisão, posto sob vigilância 24 horas por dia, acompanhado por dois guardas até mesmo quando fazia suas necessidades e dormia e era interrogado constantemente. 

S.A.C.R.E.D é uma obra símbolo da violência cometida contra o direito fundamental do homem de expressar suas ideias. Cada uma  das letras do título da obra representa um episódio de sua experiência: Supper (ceia), Acusadores, Cleasing (limpeza), Ritual, Entropia e Dúvida, que são também o nome de cada uma das seis caixas.

 

 

Não só a China ele critica como também todos aqueles que não respeitam os direitos humanos. Não é por menos que expõe a série (1995), em fotografia – Estudo de Perspectiva – tendo seu braço esticado e o dedo médio levantado frente aos locais de poder cultural e político em todo mundo, Torre Eiffel, Reichstag, entre outras.

Azulejo Odisséia e um painel gigantesco de azulejo que retrata a  crise dos refugiados relacionando seis temas. guerras, ruínas, cruzar o mar, campos de refugiados e manifestações.

A série de desenhos que compõe a Odisseia, obra de Weiwei sobre refugiados, vem de uma pesquisa que começa com os primeiros deslocamentos humanos descritos no Antigo Testamento e continua até os dias de hoje. Imagens da internet, mídia social e registros feitos pelo artista em campos de refugiados na África, Ásia, Europa se configuram em preto e branco no estilo inspirado nos baixo-relevos, cerâmicas e pinturas de parede da antiga Grécia e Egito. A sequência das várias cenas de fuga, migração, destruição, repressão e militarização foram impressas em papel de parede como um pergaminho, o que reforça a sensação de estarmos diante de uma odisseia contínua”. 

 “”.

 

“Como artista, sempre acredito na humanidade e vejo esta crise como uma crise minha. Vejo estas pessoas que vivem nos barcos como minha família. Poderiam ser meus filhos, poderiam ser meus pais, poderiam ser meus irmãos. Não me vejo diferente deles. Podemos falar idiomas totalmente diferentes e ter sistemas de crenças totalmente diferentes, mas eu os entendo. Da mesma forma que eu, eles também têm medo do frio e não gostam de estar embaixo de chuva ou ter fome. Como eu, precisam de uma sensação de segurança”.
– Ai WeiWei

Um artista como Weiwei é  exemplo de como  a arte não escolhe sistema político e nem impõe culturas. As obras de arte falam metaforicamente no silêncio de sua poética que choca, muitas vezes, mas nos obriga a pensar.  

“Sem Cérebro” é um autorretrato do artista feito em cortiça, sentado em uma cadeira e algemado.  

O Weiwei sem cérebro feito de material vegetal leve e isolante. Weiwei de 2021 talvez queira nos dizer algo. Não acham?

 

Matéria relacionada:

Ai Weiwei: eu nasci radical

 

 

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Encontro com as obras de Leminski em Lisboa. Surpresa gostosa!

É uma boa surpresa quando você está fora de seu país e encontra uma obra de um conterrâneo sendo exposta ou destacada. "Se não fosse isso e era menos não fosse tanto era quase".

Assim foi ao ler a frase ‘existencial’ acima e se deparar com a foto de Paulo Leminski ( 1944 – 1989) numa janela, no momento em que caminhava na companhia da filha em uma calçada lisboeta para visitar outra mostra, Rapture – Weiwei, na Cordoaria Nacional. 

É Leminski?, perguntou Marcela. Confirmamos a duas que era uma mostra dele, do poeta, escritor e artista admirado, gente da nossa terra, lá do Paraná.  Múltiplo Leminski estará até 3 de novembro, na Casa da América Latina, em Lisboa Portugal.

A sensação de acolhimento foi muito gostosa e para o leitor pode parecer meio esquisito, cafona, dizer que achamos por acaso.  Deve pensar: Uai… não lê a programação cultural da cidade que visita para saber?

Confesso que essa deixamos passar ou porque não recebe tanta publicidade  como uma mostra em espaço culturais mais badalados.  Mas vale dar o tom da emoção e espontaneidade para o leitor sentir como a afetividade cultural alimenta a nossa a alma quando está distante da nossa terra natal.

O escritor, poeta e músico paranaense, Paulo Leminski foi expoente da literatura brasileira do século XX e deixou obras que transitam por todos os campos culturais e artísticos,  sobretudo uma personalidade marcante como pensador de cultura e autor de “experimentações verbais e visuais”,  como destaca Alice Ruiz, poeta e escritora que viveu com Leminski 20 anos. 

Erudito, culto, poliglota, não passou incólume, no entanto, à geração rebelde e furiosa dos anos 60.
“Nós somos de uma geração que sonhou muito alto. Em algum momento, acreditamos que realmente pudéssemos mudar o mundo”, atesta Alice Ruiz, num depoimento emocionado (…)

O próprio poeta orgulhava-se das canções que tinha composto, muitas transformadas em verdadeiros clássicos na voz de Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Moraes Moreira ou Ney Matogrosso. Orgulhava-se também de pertencer à geração que pretendeu “derrubar as estantes, as estátuas, as vidraças”. Por outro lado, cultivava um profundo rigor herdado da poesia concreta e da familiaridade com os monumentos literários da humanidade, de Ovídio a James Joyce. Poetas de primeira grandeza, como Haroldo de Campos, perceberam rapidamente a peculiar originalidade de sua poesia: o hábil artesanato aliado à loucura, à urgência e à rebeldia da geração de um Frank Zappa ou de um Rolling Stones.
Segundo Alice Ruiz, a paixão pela juventude e ao mesmo tempo as antenas conectadas com textos de ruptura acompanharam a trajetória de Paulo Leminski desde o início. Catatau, o primeiro livro publicado, ainda nos anos 70, só encontra paralelos nacionais no Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa ou nas Galáxias, de Haroldo de Campos, conforme o crítico Leo Gilson Ribeiro escreveu. Mas nesta própria prosa repleta de abismos e armadilhas verbais, o germe diferencial já estava alojado. No livro, René Descartes tenta compreender o Brasil. Em uma mão, uma luneta. Na outra, um cachimbo recheado com maconha.
— Quando conheci o Paulo, ele já tinha cabelos compridos. Mas já era um cara culto, erudito, só falava de Homero, Ovídio, Pound, Joyce, Rimbaud. Era um clássico aos 20 anos e um rolling stone aos 40. Na realidade ele foi se tornando cada vez mais jovem. Tinha uma irresponsabilidade total da juventude, aos 40 anos — relembra Alice. Fonte: texto de Ademir Assunção clique aqui para ler completo

Múltiplo Leminski é um projeto que resulta na  catalogação completa das obras do poeta. A mostra pretende apresentar as diversas facetas artísticas do talentoso paranaense.

A mostra no Brasil foi visitada por mais de 300 mil pessoas e apresentou, além de fotos e a trajetória do artista,  objetos pessoais que fazem parte do acervo da família . Conheça mais aqui sobre o projeto

Por ironia do destino, Leminski pouco saiu de Curitiba em vida, salvo algumas viagens ao Rio e a São Paulo,. Pelo contrário, sua obra, está já  circulando fora das fronteiras brasileiras.  Evoé!

Alice  Ruiz no texto de apresentação compara Leminski a um navegador que usou as palavras como bússola e percorreu com  destrezas todos os rios que a palavra o levou. 

Porém, conta que foi um navegador apenas pelo pensamento, mente, coração. Fisicamente nunca saiu do Brasil e poucas de Curitiba. Sempre preferiu suas cidade  natal e numa forma criativa de declarar amor à sua terra dizia: “pinheiro não se transplanta”.

A mãe de Aurea, Alice Ruiz, e a irmã, Estrela Ruiz Leminski, são corresponsáveis pela curadoria. A ambientação e cenografia são assinadas pelo designer Miguel Paladino.

O projeto Múltiplo Leminski inclui atividades paralelas: palestras, ações educativas, shows, intervenções poéticas urbanas e artes de rua. Tudo para envolver os locais e deixar sementes por onde passa.

“Leminski era generoso com os jovens, que se sentiam especiais quando conversavam com ele. É um lado que a mostra também valoriza, trazendo o poeta mais perto das pessoas”, avalia Alice Ruiz.

“Quem nunca viu que a flor, a faca e a fera tanto fez como tanto faz na fraca carne, um pouco menos, um pouco mais, que nunca viu a ternura que vai no fio da lâmina samurai, esse, nunca vai ser capaz”.

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Banhos revigorantes de cachoeira no cenário mágico do Parque Peneda – Gerês

Banhe-se numa cachoeira e saia dela outra pessoa. Algo como lavar o corpo e a alma. Inclua nesse pacote um cenário único, dos bosques encantados dos contos de fadas.

A experiência embaixo de uma queda d’água eletrizante será imperdível e exige uma boa dose de coragem. Já entrei embaixo de cascatas algumas vezes, mas experiência na Cascata da Portela do Homem, no Parque Peneda – Gerês, em Portugal, foi extraordinária. 

Primeiro porque não sou tão jovem e venci etapas aventureiras. Devo isso ao ar muito puro, muito oxigênio no cérebro, um choque térmico, água de gelar até os ossos que colocou minha circulação sanguínea a mil e a vontade de desafiar meus limites. É claro um sol de torrar os miolos e o um suadouro pela caminhada entre pedras  num rio de montanha, acidentado, e uma trilha de poucos metros de descida, mas de dar medo para quem não gosta de alturas, foi o complemento para estimular a vontade de entrar embaixo da cascata.

Depois disso, a surpresa ao chegar a pequena lagoa verde esmeralda formada pela queda d’água é melhor que qualquer anti-depressivo.  Impossível resistir ao mergulho. Você não sabe por que está nadando tão rápido. Se é porque deseja chegar aos pés da cascata, ou porque a água é tão gelada que não pode parar porque congela o corpo. Mas depois que consegue alcançar a pedra e se colocar de forma segura para receber  uma benção natural em dose ‘cavalar’ é outra história. 

Imagine-se com uma carga potente de energia sobre os teus ombros. Sangue circulando a mil e uma sensação purificadora! Ali, naqueles minutos de intensa hidromassagem o estado é de êxtase. Puro vazio mental. Dizem que só o fato de mentalizar esse banho já ajuda como anti-stress. Então, aproveitem a dica e sigam as sensações

O Parque tem recantos maravilhosos, com inúmeros rios de pedra cortando a mata. Uma autêntica floresta européia, como aquelas de histórias encantadas cheias de bruxas escondidas pelos bosques, gnomos e duendes.

Bosques, matos, vegetação ripícola e turfeiras para além de matos húmidos – destacando-se a presença de várias espécies raras e endémicas. Alberga alguns dos mais importantes carvalhais de Portugal. Interessantes habitat seminaturais. Diversidade de espécies faunísticas com estatutos diferenciados: endémicas (salamandra-lusitânica); ameaçadas (lobo-ibérico); de distribuição limitada (cartaxo-nortenho)… No mosaico agrícola destacam-se os prados de lima e lameiros.

É um mundo à parte em que a atividade humana se integra com a natureza, preservando valores e tradições muito antigos, que se observa nas aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém. 

É o único parque nacional de Portugal. Ocupa uma área com cerca de 70 mil hectares, distribuídos por cinco concelhos: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. Geograficamente, abrange o Planalto de Castro Laboreiro e o Planalto da Mourela. Entre os dois situam-se as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Esse parque tem uma característica interessante, é habitado por cerca de nove mil pessoas

 

Um itinerário pelo Parque, o Soajo, certamente o turista ao avistar os espigueiros de longe, com a cruz no alto do telhado, poderá imaginar uma capelinha. Nada disso,  a cruz tem o sentido de proteção. 

As estranhas construções feitas em pedra eram mantidas  para guardar cereais e tinham apenas frestas pequenas para ventilar e não permitir que animais entrassem nos locais para se alimentar.

Infelizmente,  as pegadas sujas do bicho homem na cachoeira da Portela do Homem, sempre estão em qualquer lugar. 

A natureza em explosão de beleza, com suas cachoeiras e vegetação. Um lugar que está acessível ao homem para usufruir de suas belezas e alimentar-se dos benefícios do ar puro e de um bom banho de rios de montanhas, no verão. Esse filme mostra uma das cachoeiras, a mais linda na minha opinião pessoal, mas que com tristeza observei máscaras de proteção contra o covid-19 jogadas entre as pedras do rio. É inadmissível algo assim! O homem não tem jeito…

 

A serra mais a sul é a do Gerês, cuja porta do Parque, em Campo do Gerês, é a que fica mais perto de Braga. Nesta serra ficam as albufeiras das Barragens da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, locais de grande beleza, tendo esta última submergido a povoação que lhe deu o nome.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera de forma a possibilitar “a conservação do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem.

É uma das maiores atrações naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico] e pela variedade de fauna (íbex-ibéricos, corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola. Fonte: Wikepédia.

 

Entrar numa área dessas é como integrar-se a um santuário. Ali, a palavra de ordem é  de respeito e atenção!

A dica fica para brasileiros que têm interesse de conhecer Portugal. O Parque Peneda- Gerês não aparece em muitos roteiros turísticos internacionais. 

É certo que brasileiros têm em abundância parques naturais, mas conhecer, mesmo por leitura e fotos, uma área como de Peneda-  Gerês sempre é como acrescentar conteúdo a mais aos nossos conhecimentos.

Mathangi - mudra ligado ao chacra do ego e da ambição e atua no sistema digestivo.

‘Sanatorium’ é vanguarda ou clichê?

Há controvérsias na obra 'Sanatorium'(2011), que combina arte com psicologia, de Pedro Reyes. De acordo com a curadoria a proposta é oferecer tratamentos que mudam percepção da pessoa para diminuir a aflição urbana. Parece clichê, não é mesmo?

Nem clichê e nem vanguarda, mas um incrível e extenso arquivo social, antropológico e cultural de uma época na sociedade ocidental. Sanatorium é uma instalação performática que existe há 10 anos e tive a oportunidade de visitá-la na sua temporada agora no MAAT, em Lisboa. A mostra percorreu as principais cidades do mundo e propõe aos visitantes três opções, dos 16 tratamentos ofertados, todas as séries acompanhados por voluntários treinados para serem terapeutas.

Provavelmente essa obra irá enriquecer muito mais o conteúdo artístico de Pedro Reyes, mexicano  e sempre genial  em seus conceitos que unem arte e a questão social, do que a nós mesmo. Um ativista que se utiliza da arte interativa para a provocar a transformação, que vejam, não é o caso do Sanatorium.

Digo que possa talvez ser conteúdo para outra obra….

Prestei mais atenção no que significará a instalação para  futuro depois que li sobre as outras obras do artista. 

 Palas por Pistola (2007),  uma proposta artística na fronteira do México com os EUA. Em Culiácan. Armas foram trocadas por eletrodomésticos. Pelo recorde de doações foram derretidas e remodeladas em 1.527 ferramentas de jardinagem, depois distribuídas em escolas públicas para atividades de jardinagem.

Pás de Jardinagem .Palas Pistolas

Vou explicar em poucas palavras o por quê  dessa conclusão  da forma mais simples possível, com base nas três terapias que escolhi como tratamento: Mudrás , Citileaks, Casino Filosófico.

Mudras

Na minha opinião,  que tem muito com as minhas afinidades, achei a mais interessante.

Consiste em conhecer um série símbolos gestuais envolvendo o corpo. Sabem aquela  posição dos dedos das mãos em posição  de Yoga para meditar? São os Mudras.

O terapeuta mostra um série e o  por quê de usá-los e depois convida-o  para criar um próprio.Achei divertido!

Mudra chamado Prithivi
Citileaks

O  tratamento denominado Citileaks é um tanto infantil.  Lembra as brincadeiras de adolescentes. O visitante escreve um segredo seu num  papel, enrola e coloca dentro de uma garrafa preso a um barbante.

Depois tem a permissão de ler o segredo de outra pessoa de uma garrafa a escolher. O segredo que não é mais segredo que escolhi, claro anônimo,  foi de uma mulher jovem relacionado a uma experiência sexual na adolescência, com uma amiga que se tornou um tabu secreto.

Se o artista comparar o material escrito por pais e região poderá tirar incríveis conclusões sobre comportamento e sociedade.  Os temas mais abordados, a sensibilidade, o puritanismo, entre outras questões.

Casino Filosófico

O Casino Filosófico trabalha como um oráculo e sempre é realizado em grupo. Cada pessoa do grupo escreve três perguntas e o terapeuta recolhe e coloca numa caixa. No meio do círculo existe uma série de figuras geométricas com frases de pensadores  a cada lado da figura. 

Cada visitante lê perguntas que retira aleatoriamente da caixa, escolhe e faz girar uma das figuras e a resposta é aquela onde parar.  As perguntas podem ser expostas nas paredes da sala como um painel.

Nessa interação, mais ainda é possível perceber o grande arquivo expondo as sensibilidades de um povo, as questões existenciais.

Pedro Reyes  usa escultura, arquitetura, vídeo, performance e participação. Seus trabalhos têm a finalidade de estimular a intervenção  individual ou coletiva em situações sociais, ambientais, políticas ou educacionais. 

De suas instalações já realizadas, além de Sanatorium, escolhi duas para citar porque  achei geniais no sentido de propor uma mudança de mentalidade:  Música para Litofones e Baby Marxˆ

Música para Litofones

Litofone é um instrumento feito em pedra, blocos monolíticos com cortes paralelos de vários comprimentos e profundidades, que resultam em prismas que, ao serem atingidos, produzem notas musicais diferentes. Sua presença é ao mesmo tempo ótica, tátil e acústica, diferente de qualquer outro instrumento musical. Os litofones são sempre uma anomalia no universo musical, sendo sempre diferentes na sua forma e espectro sonoro.

Não é a primeira vez que Pedro Reyes faz esculturas musicais feitas com materiais inusitados, como é o caso de Disarm (2012), onde transformou armas de fogo em instrumentos, ou Satori (2016) onde trabalhou com gongos balineses percutidos por baquetas mecanizadas. Seis anos atrás, a prática escultórica de Reyes começou a se manifestar em entalhes diretos na pedra, e nessas duas encostas; a escultura em pedra e a produção de instrumentos convergem nestes litofones. Fonte: Wikepédia.

Baby Mark

“Baby Marx” é uma comédia de fantoches, tendo como personagens principais Karl Marx e Adam Smith. Tudo começou como a contribuição de Reyes para a Trienal de Yokohama de 2008 e depois como um projeto para o CCA Kitakyushu. O curador Akiko Miyake e o mestre de marionetes Takumi Ota trabalharam com Reyes para criar uma série de fantoches e um trailer que foram exibidos em uma mostra itinerante no Japão. A produtora mexicana Detalle Filmes se interessou em produzir o primeiro episódio que se tornaria uma série de TV. Um piloto foi filmado em 2009, o que gerou interesse em um filme ao invés de uma série de TV. Recentemente, Baby Marx foi exibido no Walker Art Center, em Minneapolis, e uma série de pequenos clipes foram lançados para a internet. Veja aqui a animação