Uma das mais famosas obras de Michelangelo Buonarroti (1475-1564), Pietà, que se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, representa a verdadeira misericórdia de uma mãe. Na magnífica obra de mármore de Carraro, o mestre italiano esculpiu em cada ângulo da pedra, não a dor e o tormento de uma mãe ao ver o seu filho ser torturado e morto injustamente, mas a juntas, a vida e a morte, representando a perfeição divina.
Isso explica a forma piramidal da base da escultura subindo em espiral até a cabeça da Virgem Maria. As dobras das vestes de Maria são muito abundantes e tem o objetivo de ressaltar a beleza e o refinamento das formas do corpo nu de Cristo. A perfeição do vulto de Nossa Senhora supera as características de uma imagem terrena e alcança a beleza ideal. Isso explica a juventude da fisionomia de Maria em contraste a idade de Jesus.
Segundo estudiosos, a figura de Maria se assemelha a uma jovem de 16 anos para simbolizar a pureza. A beleza da fisionomia foi talhada no mármore com tal refinamento que está isenta de defeitos e dá à figura uma suprema dignidade. O sentimento de misericórdia definido por Michelangelo remonta de sua formação criativa em Florença, que é visível em toda a poética do mestre que começou no início dos anos 500 e perdurou por
toda a sua vida.
O grupo da Mãe e Filho foi esculpido logo após o artista ter produzido a imagem pagã e sensual de Baco. Pietá tem fortes detalhes anatômicos, principalmente no acabamento das pregas da veste, com efeitos translúcidos e ritmo monumental, em perfeição técnica deslumbrante. A faixa que se estende do peito da Virgem escrita em latim – “Michael Angelus Bonarotus Florent Faciebat – é prova da única obra assinada por Michelango.
Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), pintor que publicou uma obra sobre artistas de sua época, conta que quando o Michelangelo era indagado sobre a representação da juventude de Maria, ele respondia que a castidade mantinha as mulheres jovens. A virgindade de Nossa Senhora, a pureza da concepção de Deus, a espiritualidade são expressas de acordo com Michelangelo, mediante a corruptilidade da carne. Por isso, Pietá não caracteriza o hedonismo , beleza prazeirosa, ao contrário, representa o sentido mais profundo do neoplatonismo e classicismo florentino: a forma serena e equilibrada que pode acabar por questões espirituais – pureza e pecado.
Hipócrita é o homem que criou apenas um dia, dos 365 de um ano, para lembrar que precisa da natureza para viver. Pobre árvore de uma cidade que oferece sombra e mantém o solo fértil. Sua bela estética, imponente, condomínio de pássaros, faz sombra, deixa cair folhas, atrapalha na selva de concreto. Esta é a cultura do mundo moderno.
No dia de hoje, 5 de junho, o PanHoramarte posta este vídeo amador feito em um dos bairros mais movimentados da cidade de Curitiba. O local está sendo preparado para construção de algo que neste texto não vem ao caso. Originalmente mantinha um pequeno bosque de árvores centenárias e gigantes. Não entramos no mérito se era necessário ou não.
Vamos um pouco mais além das circunstâncias que levaram os proprietários deste terreno a provocar tamanho assassinato.Assassinos de árvores!. Por que não adaptar um bosque junto à construção e diminuir o espaço de concreto e melhorar a qualidade dos que ali irão habitar?
Ao mesmo tempo, ainda neste bairro vale mostrar outro comportamento. Um pinheiro do Paraná vive colado à fachada de um prédio. Respeito à árvore ou medo da multa…. A resposta, infelizmente, talvez seja a segunda. Curitiba, a cidade ecológica brasileira, em sua essência, só prega Ecologia no discurso e no terreno do vizinho. Quando o assunto é dinheiro a questão é outra.
Salve Dia 5 de junho, o Dia Mundial do MEIO ambiente! Meio mesmo. Metade. Quando o homem criou este dia, foi direto no assunto: alertar a humanidade para se aligeirar e cuidar da metade do que ainda resta. A outra já era!
Umberto dice, così alto e a buon tono, con una voce di timbro forte e vibrante. La frase è stata una reazione immediata, subito dopo che gli ho parlato con ammirazione sull’eleganza di Francesca.
L`intonazione usata era sicura e con tale fermezza che non ho sentito alcun dubbio circa il fatto che Umberto considerava sua moglie davvero una donna tanto bella al punto sembrare un’artista.
Francesca
Francesca indossava un nero sport lungo, accompagnato da una giacca bianca e per lasciare meno sobrio il costume, lei ha messo come accessorio un fiore di seta gialla sul lato destro della giacca femminile, oltre una collana di perle, lunga, gettata casualmente nel collo, più un delicato trucco, capelli in crocchia e un sorriso sulle labbre. Era sicura che incantava il suo piccolo pubblico.
La scena era così spontanea in quella frazione di secondi, in cui Francesca è apparsa sulla porta della casa che io di subito ho detto: Che bella!
Umberto annuisce affermativamente con la testa e in seguito afferma nuovamente e con veemenza che la sua moglie sembrava un’artista. Finora in questa narrazione nulla di insolito, per il fatto che i mariti quando amano le loro moglie trovano sempre belle.
Carisma
Sarebbe normale. Tuttavia, in questo caso è molto significativo il contesto in cui la coppia si inserisce. Loro vivono per circa 50 anni insieme e ciò significa che certamente hanno 70 anni o un poco di più.
“Mia moglie sembra un’artista”, ripeto la frase detta per quell’italiano alto, un’apparenza maestosa, e straordinariamente obiettivo nella sua conclusione sul carisma della moglie.
La scena mi ha impressionato tanto che ancora oggi ricordo dell’episodio con grande affetto, soprattutto mi ricordo della coppia come due persone al di là del tempo. Loro hanno composto nel mio parere, in un frammento di secondo, un’opera d’arte con i gesti e una frase.
Sicuramente, un’opera d’arte.
Alcune persone non invecchiano mai, restano antiche. Così come sono le opere d`arte, quanto più antiche più preziose.
Probabilmente Umberto e Francesca hanno vissuto senza voglia di trasformare la vita in una fiaba e le sfide del quotidiano sono state uguali a tutte le coppie vivendo un rapporto duraturo.
Insomma, non è l’ammirazione da un marito a sua moglie o l`affetto che nutre a lei che è il principale punto. L’obiettivo di riportare la frase di Umberto, è fare una riflessione sulla magia della trascendenza del tempo. Così come si fosse parlare quasi di fisica quantistica!
Può ridere un poco… Lo so che è molta pretensione parlare di fisica quantistica in questo piccolo l’articolo!
Anche se sia coraggioso scrivere su qualcosa niente tangibile. Nella fisica quantistica l`oggetto cambia d`accordo con la realtà dell`osservatore.
Tuttavia, come parlare da oltre il tempo. Come descrivere la meravigliosa condizione da frammento di secondi in cui catturiamo l`essenza dei nostri contenuti più preziosi e perfetti.
Milan Kundera
Milan Kundera nel libro Immortalità scrive sul fascino del passaggio del tempo. In questo libro lo scrittore della Repubblica Ceca descrive l’incanto del gesto da una donna anziana, in cui la leggerezza e il modo gentile come agitò la mano al suo insegnante di nuoto, la fa subito diventare una giovane di 20 anni. Un attimo di tempo. In un frammento di secondi.
In ogni modo, Francesca che non aveva più 20 anni, ha rivelato l`essenza del suo fascino nell’eleganza dell’abbigliamento e soprattutto nella purezza del suo sorriso. Si presentò con la freschezza della gioventù. Bella come un” artista, non solo a Umberto, ma a se stessa, perché si sentiva stimolata dalla vita.
Sono pienamente d’accordo con Kundera quando dice che una parte di tutti noi vive al di là del tempo, e solo siamo consapevole della nostra età in momenti eccezionali. Nella maggior parte del tempo siamo tutti senza età.
Così Francesca in quel giorno ha affascinato Umberto e ha fatto senso a riflessione dello scrittore Milan Kundera.
“A causa di un gesto, in un secondo, un’essenza del suo fascino, che non dipendeva dal tempo, è stato rivelato e mi ha meravigliato.”
Antonio Manuel. Pavilhão do Brasil. Foto Internet.http://www.bienal.org.br/post.php?i=2057
“Militante, intimidadora, complexa, cansativa e dialética”. Estes foram alguns dos adjetivos usados pelos críticos de arte italianos e também pela jornalista brasileira Sheila Leiner, numa resenha ( como diz ela) publicada no Estado de São Paulo, sobre a 56a. Mostra Internacional de Artes, da Bienal de Veneza. As críticas atingem, sem dúvida, em primeiro lugar o curador, o nigeriano Okwui Enwezor , que é crítico de arte, educador, poeta e escritor. Ele é o primeiro curador africano a conduzir a bienal veneziana, que neste biênio completa 120 anos de existência.
Foto Internet. Okwui Enwezor
– Corajoso!
Coragem é a palavra mais precisa e correta para definir a atuação do nigeriano neste Bienal, que traz à tona temas indigestos sobre injustiças sociais e por sua origem, traz também “problemáticas derivadas de sua identidade”, como diz o crítico italiano, Ludovico Pratesi. Pela reação, a tentativa de mostrar pela arte “Todos os futuros do Mundo”, o vislumbrar de todos os futuros, efetivamente não agradou aos europeus e aos críticos que vão a reboque da opinião geral. Corajoso porque este curador é um estranho no ninho.
A editoria do PanHoramarte irá expressar sua crítica após a visita à mostra, embora já possa adiantar que todas as bienais realizadas nesta última década, tanto a de Veneza quanto a de São Paulo, tem expressado a realidade do mundo contemporâneo. São complexas sim, e essencialmente impermanentes, passageiras. As obras e instalações conceituais representam o que é o mundo contemporâneo: individualista, comercial e consumista.
Foto Internet. Sarah Lucas, ‘Sadie’, from I Scream Daddio in the British Pavilion / Photo: Christian Sinibaldi for the Guardian
Ao denominar vulgar a obra da britânica Sarah Lucas, a jornalista Sheila Leiner, do jornal brasileiro, na matéria que define como militante e intimidadora a Bienal de Veneza, não argumenta sobre o porquê desta opinião sobre a obra britânica que expõe o corpo feminino. Na verdade, a questão da mulher, considerando as mais profundas como as agressões, o assédio sexual, o aborto, sempre ferem as regras convencionais dos ditos bons costumes.
Instalação Bienal de São Paulo (2013)- coletivo Mujeres Creando. Foto Internet
É bom lembrar do coletivo “Mujeres Creando”, das bolivianas que trataram do aborto na Bienal de São Paulo (2014). A obra foi proibida e provocou “frisson ” (tremor) nos grupos mais conservadores, que escondem “debaixo do tapete” as mazelas sociais e vivem num mundo construído a partir do seu próprio umbigo.
Ao contrário, a opinião dos críticos italianos são bem estruturadas e dentro de uma visão européia sobre arte contemporânea. Veja três reflexões sobre os trabalhos da Bienal, cuja publicação original foi no site italiano Exibart.
Foto Internet Ludovico Pratesi
Ludovico Pratesi. Olhar e conhecer a outra metade do mundo
Ludovico Pratesi é curador e crítico de arte. Diretor artístico do Centro de Artes Visuais de Pesaro e Diretor da Fundação Guastalla pela Arte Contemporânea.
L’installazione “Speculating on the Blue” nel padiglione della Repubblica del Kosovo (GABRIEL BOUYS/AFP/Getty Images)
Complexa. Esta é a palavra justa para definir a 56a. Bienal de Artes Visuais, a primeira tendo como curadoria um africano, depois de uma longa série de italianos ( de 1895 a 1993), um francês ( Jean Clair, 1995), um suíço (Harald Szemann,(1999 a 2001), dois espanhóis (Rosa Martinez – Maria de Corral, 2005), um americano ( Robert Storr, 2007) e um sueco (Daniel Birnhaum, 2009).
Um dado que não é pouco, considerando o fato que Okwui foi também o primeiro curador não europeu da Documenta, em 2002, além de ser fundador da primeira revista de arte contemporânea do continente africano e mais ainda, curador da 2a. Bienal de Johannesburg, em 1997.
São dados de um considerável currículo, para uma bienal onde um alto percentual de artistas, muitos dos quais são desconhecidos, são africanos ou afro-americanos, prontos a colocar à mesa as problemáticas derivadas de sua própria identidade.
Foto Internet. Pavilhão Angola. banda.sapo.ao
Uma bienal que reconhece a presença de artistas negros que se confrontam com a cena da arte planetária como primeiros protagonistas de um evento dos mais aclamados pela crítica e pelo mercado, num espaço construído para colocar suas demandas mais fortes e possíveis eficácias, chegando a desordenar a estruturalmente a manifestação com a colocação da Arena, um local performático e dinâmico, com objetivo de tornar a mostra dinâmica e atual.
Uma observação que vemos no Pavilhão Central dos Jardins como um espaço mais meditativo e programático. Um ato de escuta ( não é à toa que a Arena ocupa o espaço central), com uma forte presença de obras emblemáticas de artistas históricos ( Mauri, Boltanski, Smithson, Evans, Piper), quase como querer sublinhar a moldura cultural de toda a mostra de incrível intensidade como The Vertigo Sea, o vídeo do ganense John Akomfrah: uma imersão nas águas do mar do mundo, ameaçada por todos os tipos de problemas, numa linguagem clara e direta de notável poesia.
Ao contrário, no Arsenal, o lugar é mais oprimido, quase claustrofóbico, onde se apodera das instância do corpo hoje de maneira forte e dramática: um labirinto onde se acumulam os futuros do mundo semelhantes a uma cela suja de um cárcere, onde também as pessoas devem mover-se com extrema atenção para evitar cair como vítima de milhares de perigos.
Um pesadelo anuncia já ao externo da instalação de Ibrahim Mahama, que recobre de sacos no corredor externo da Corderie, rebatida com a instalação de Adel Abdessemed, com as facas plantadas sobre o chão a contrapor as flores cortantes, iluminadas pela gélida luz de neon de Bruce Nauman.
Em um percurso expositivo dominado pela sombra, separam os acúmulos de serras elétricas negras de Monica Bonvicini junto com as esculturas de Terry Atkins, artista afroamericano morto recentemente, ignorado em vida e celebrado depois de morto. Memorável o duplo vídeo de Steve MacQueen Ashes, jogando com o equilíbrio entre a vida e a morte, beleza e esquecimento, que podemos elevar a um símbolo de mostra que subtrai o olhares e juízos superficiais e pede para ser vista e revista muitas vezes para colher a essência, também porque Todos os Futuros do Mundo parece se voltar à nós, mas se configura como um projeto articulado e ideologicamente sustentado por um status determinado pela vontade de um exprimir de uma raça inteira, por muito tempo marginalizada não somente do mundo cultural.
Il “Giardino dell’Eden” dell’artista portoghese Joana Vasconcelos (ANSA/ANDREA MEROLA)
Armados de muita humildade, antes julgá-la devemos ouvir as instâncias, sem se impressionar de ser o centro de um mundo que não é tranquilizador, onde a complexidade parece transformar a alma de um tempo onde é mais fácil voltar atrás. A arte permanece como poucas bússolas ainda funcionando, mesmo que quando aponte algo seja até ao inferno.
Foto Internet. Paola Tognon
Paola Tognon. Desfolhei um amplo volume
Paola Tognon é critica e historiada de arte italiana. Trabalha com jovens na execução de projetos e redes culturais e fundadora de diversas associações ligadas à arte.
A lenta recuperação da maratona de abertura da 56a. Bienal de Arte de Veneza: ainda não terminei o processo de digestão e elaboração, colocando em destaque a reflexão, que permite voltar sobre as coisas com a devida distância e retirar disso o resultado. Mas já sutil e persistente perceber o alarme em torno da mostra de Okwui Enwezor, curador desta Bienal que melhor recordo como curador de Kassel.
Que coisa a mim permanece hoje nesta mostra?
Uma sensação de confusão de seus objetivos , sobre teses colocadas e implantadas através de três capítulos de reflexão e trabalhos relacionados, sobre a escolha específica de obras antes dos artistas e na forma de propor. Tenho pouca clareza sobre o crédito de tudo isso, em um fluir de visões e reflexões que não acha parâmetros para pelo objetivo declarado: demonstra uma diversidade das práticas. E, certamente, o mesmo ponto de partida das duas exposições, no local do Corderie como no Pavilhão Central do Giardini não me ajudou: a estrita divisão do espaço, às vezes até punitiva como le Corderie, que certamente facilitou os processos de relação e contraposição entre as práticas artísticas. Poucos relacionamentos, algumas lutas, poucas em simbiose.
Posso sintetizar descrevendo a falta de um trabalho curatorial capaz de envolver obras e visitantes em um fluir também contraditório das teses e experiências.
Acrescento porém, sem querer aqui entrar no mérito das obras e artistas individualmente, algumas considerações positivas. Pela primeira vez senti a África mais vizinha e menos demonstrações neo-coloniais, menos exótica e legal e de qualquer modo felizmente ordinária na sua vasta e desconhecida complexidade. Registrei a eficácia do dispositivo da Platea situada ao centro do Pavilhão Centra dos Jardins, e parabenizo pela solicitação inteligente e pontual da releitura de Karl Marx. Reuni muitas informações nas últimas edições da Bienal de Arte. Vi os belos trabalhos, encontrei presenças de inter-gerações veladas numa arguta liberdade crítica, gozei da sobriedade do colocar em cena, gastei meu tempo muitas horas sentada em frente de longos vídeos e curta-metragens.
Hoje posso dizer que li um amplo volume, interessante do ponto de vista da heterogeneidade e da novidade de muitas propostas, interessante pelos muitos insights críticos e observações, mas sinto falta de ter participado de uma inauguração que se propôs a difundir ideias, propostas e energia.
Foto Internet Raffaele Gavarro
Raffaele Gavarro. Cansativa e dialética
Raffaele Gavarro é escritor e curador. Hoje professor de História e Teoria e Novas Mídias da Academia de Finas Artes em Roma.
Uma expressão que usei frequentemente nos dias sucessivos à abertura da Bienal, quando me pediam uma opinião sobre a mostra e do curador, foi: cansativa. Não é juízo negativo, mas somente uma constatação de uma fluidez que não é fluida, que escorre, desta mostra a respeito dos precedentes e isto sobretudo ao Arsenale. A Bienal é uma mostra difícil, talvez a mais difícil de todas. Não saberia dizer se é a mais importante, mas certamente é aquela que representa as maiores ações dissimuladas, dividida entre a mostra principal, os pavilhões nacionais e colaterais, o todo a formar em qualquer maneira uma unidade no imaginário do público, para formar um julgamento quase nunca único.
A este proposito um outro adjetivo que usei foi: dialética. E não somente motivado, embora atraído pela reflexão proposta sobre o pensamento de Karl Marx, o que para dizer melhor sobre o precedente método di Hegel hegeliano transformado depois materialista, muito próprio pela internacionalidade do curador de construir espaços expositivos e mentais de confronto, sem querer oferecer soluções, mas buscando de dar um sentido às perguntas que assinalam os nossos tempos atuais.
Cansativa e dialética e, então, com muitas contradições.
Okwui Enwezor afirma, entre outras coisas, no texto de introdução, que a arte não tem obrigações e pode optar em não envolver-se em conteúdos sociais e políticos. Justo. Mas disse também que uma mostra ao contrário, não pode eximir-se de considerar o próprio conteúdo cultural, restituindo uma visão. Eu não sou seguro que as duas coisas são separáveis, pelo menos não consigo ver um modo, a menos que não se pense que o curador deva, ou possa desdobrar o significado das obras a sua própria ideia preconcebida.
Na verdade, são poucas obras expostas que não exprimem uma problemática do contexto atual, incluindo as opções de artistas que não estão mais vivos. Contradições surgem mais de uma descontinuidade qualitativa dos trabalhos selecionados, mas, no entanto, e talvez acima de tudo, pela rendição inevitável que neste momento da história é a antítese de um papel crítico de arte no confronto dos poderes, e isso é sistema internacional de arte, que é um parente próximo do sistema financeiro global que se tornou o capitalismo. Não é essa aproximação global da arte com capitalismo que está causando a sua ruína?
Shopping Basket
Gerenciar Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência do nosso site. Ao continuar a navegação, entendemos que você esteja de acordo.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.