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Romance sobre médico francês que sonhou com a igualdade social

A história seria sem graça, descolorida, desprovida de emoção se não existissem sonhadores como o francês Jean-Maurice Faivre.

Esse médico francês  chegou ao Brasil em 1826, viveu em plena corte imperial e 23 anos depois se embrenhou na selva paranaense para tentar construir uma sociedade mais justa.

Quem resgata a vida de Faivre, que apostou seus bens e sua vida na construção de uma sociedade feliz, sem escravos, sem lucro, sem miséria, às margens do Rio Ivaí, num Paraná do século XIX,  é o jornalista Luiz Manfredini, no romance Retrato no Entardecer de Agosto”.

Socialismo utópico

Infelizmente, Faivre morreu sem realizar o seu sonho de igualdade social, que a história denominou formalmente como socialismo utópico, movimento criado pelo também francês Charles Fourier.

A Colonia Thereza, fundada em 1847, na então Quinta Comarca da Província de São Paulo, hoje Estado do Paraná, que iniciou com 25 famílias que o médico recrutou da França, se perdeu no abandono e no isolamento.

“Seguindo, grosso modo, o ideário fourierista, que conhecera em Paris, ainda como estudante, Faivre imaginou que se refugiando na selva, junto com seus aderentes, desenvolvendo vida livre e igualitária, estaria a salvo das iniquidades – sobretudo morais – que haviam assolado o mundo das cidades. 

Na colônia, onde proibiu a escravidão 40 anos antes de sua abolição no Brasil, distribuiu terras gratuitamente aos membros da comunidade, aos quais já havia oferecido dinheiro para pagarem suas dívidas no Jura e se sustentarem nos dois primeiros anos da colônia.

As despesas do trabalho e da vida social eram divididas e, igualmente, os lucros. A colônia apresentou certo desenvolvimento: produziu aguardente e rapadura, construiu uma olaria e desenvolveu uma agricultura de subsistência.

Mas logo a maioria dos franceses que trouxera o abandonou. O isolamento da colônia e outros fatores apressaram sua decadência. Em 1858 Faivre morreu tragado por febre traiçoeira sem ver realizados seus sonhos”.

Segundo Luiz Manfredini o romance histórico “Retrato no entardecer de agosto” é resultado de uma trajetória de pouco mais de 20 anos de pesquisa.

Como começou

“Num impreciso dia de 1988, li na coluna de Luiz Geraldo Mazza, no hoje extinto “Correio de Notícias”, a informação de que o médico francês Jean Maurice Faivre – o conhecido Dr. Faivre que denomina uma rua central de Curitiba – havia tentado implantar, no sertão paranaense, em meados do século XIX, uma comunidade sob forte influência do socialismo utópico do também francês Charles Fourier. Ali tudo começou”, conta ele.

“Eu conhecia a obra de Friedrich Engels “Do socialismo utópico ao socialismo científico” e havia lido vários textos sobre o ideário de Fourier. Conhecer uma experiência aproximadamente orientada por tal ideário em plena selva paranaense, em meados do século XIX, foi um apelo irresistível”.

Manfredini esclarece que não foram 20 anos escrevendo o livro, e sim, anos e anos de “custoso trabalho de pesquisa, que envolveu investigações em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Paris. Isso, de fato, consumiu energia e tempo, somaram-se angustiosas incertezas de gênero. Estas, sim, demandaram anos”, lembra.

Hoje, o ilustre Dr. Faivre é nome de rua em Curitiba. Provavelmente seus transeuntes mal sabem ou têm ideia da história de vida e a paixão que consumiu esse visionário do século XIX:  um homem que foi às últimas consequências para provar um sonho que negava a escravidão, o lucro e as diferenças sociais. Perdeu-se nele!

Serviço:

Lançamento do livro Retrato no Entardecer de Agosto

Autor: Luiz Manfredini

 Dia: 14 de setembro

Hora: das 19h às 22h

Local: Palacete dos Leões, o Espaço Cultural BRDE em Curitiba

Endereço: Av. João Gualberto, 530

Contatos autor: Facebook Luiz Manfredini

e-mail: luiz-manfredini@uol.com.br

A publicação do romance recebeu o incentivo do Grupo Positivo

 

 

 

 

 

 

 

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Europa arcaica não aprendeu a lição

Será que um muro poderá devolver a paz interior

As Muralhas da China, o Muro de Berlim e agora o Muro em Calais, na França, com quatro metros de altura para conter a entrada dos refugiados na Inglaterra e na França. A construção deverá ser concluída até o fim do ano, com cerca de dois quilômetros de cumprimento e custará aos cofres do governo britânico “apenas 2 milhões de libras”.

Por que falar sobre isso

Vocês estão perguntando por que falar sobre isso num site de arte e entretenimento?

Simples. Reflete o que os artistas estão colocando em suas obras ativistas, em especial na Bienal de São Paulo – Incerteza Viva.

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foto via internet do site www.infoescola.com
Calais

A história está aí para provar, as Muralhas da China não protegeram eternamento o Império Chinês, o Muro de Berlim gerou um dos episódios mais tristes da humanidade. Agora Calais, como se não bastasse a insensatez do homem em acreditar que uma construção de quatro metros irá salvar a Europa dos ataques terroristas.  Nos poupem dessa imbecilidade!

Reino Unido

Como escreve o site italiano, Exibart, num artigo sobre o assunto, “se a decisão não fosse do Reino Unido, que é o lugar por excelência onde as pessoas falam a língua do planeta e um dos países que mais colonizou  no mundo, você provavelmente o teria feito em fatias”.

Para o governo britânico, com aval do francês, a iniciativa impede a entrada de pessoas que fogem da fome, da guerra e da destruição, e basta. Lavam as mãos ao que se passa em sua volta e vão cuidar do “seu belo gramado inglês”, como reforça a jornalista MB, no site italiano.

Olhar no umbigo

Me faz lembrar do livro “Ensaio Sobre Cegueira” do autor português José Saramago. É mais ou menos, a grosso modo, o que o autor trata na sua história, na hora do desespero todos olham apenas para o seu próprio umbigo. O mote da história é que as pessoas vão ficando cegas e as que ainda não estão se afastam e o caos começa a se instalar sem controle.

É tão absurda e frágil a ideia de se construir um muro para conter invasões  indesejáveis e perigosas, quanto crer que essa será a solução para o problema.

Exibart

Transcrevemos aqui, a crítica do Exibart italiano:

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Artigo

“Se não fosse porque o Reino Unido é o lugar por excelência onde as pessoas falam a língua do planeta, e um dos países que colonizaram o mundo, já estaria provavelmente em fatias.

Primeiro a Brexit, que parecia utopia, e agora uma ameaça que poderia ser mais um projeto: um belo muro, em Calais, 4 metros de altura e de comum acordo com a França. “Et voila”, acaba o problema dos imigrantes clandestinos e cada um  vai cuidar de seu belo gramado inglês.

Ela poderia realmente ser a realidade, com apenas dois milhões de libras para dois quilômetros de largura e quatro metros de altura.

Sugerimos, nesse ponto, de levantar um belo muro em todas as praias dessa grande ilha (Itália), dessa forma tudo estará protegido desses novos monstros do Lago Ness, que todos os dias tentam atravessar o canal, mas, na realidade eles param no que era antes selva e agora o maior campo de refugiados na Europa recentemente desocupado.

O muro, de acordo com as teorias, deve ser pago integralmente pelo governo britânico e será uma barreira de concreto em torno da estrada que leva ao Ferryboat para Dover, para o túnel e para os trens que circulam sob o mar: em resumo, os únicos pontos de fuga para libra.

Sejamos francos: essas condições éticas, paramos para refletir  um pouco, nenhum europeu vagamente consciente teria interesse de colocar um único euro para tocar em um ponto sempre nevrálgico, os amigos ingleses.

Você sabe qual é a verdade? Que o muro se for feito, não moverá um milímetro para conter a imigração ilegal ( 0u talvez alguns quilômetros) e eles sabem perfeitamente disso também nos palácios, tanto que o mesmo Ministro da Imigração britânico, Robert Goodwil, disse que o objetivo de interromper o embarque e desembarque das embarcações e o ingresso no túnel europeu.

Resumindo os imigrantes não devem perturbar.

E se vizinho perturbar

Mas entre a sua casa e o seu vizinho, que à noite ouve música alta e faz o cachorro latir sem se perturbar ou se preocupar com outras partes, não existe um muro?

E você acredita que uma fileira de alguns tijolos pode, mais uma vez, fazer você dormir bem?”

Image from internet via www.turismogrecia.info

Corruption was common in the Olympics in ancient Greece

An interesting article published in Italian blog Salvatore Lo Leggio shows that corruption is not the prerogative of the modern age, be in sports, politics or culture.

Everything is interconnected when ego speaks louder, greed and vanity. Reading serves as a reflection on the subject in time of Olympic Games.

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Photo of internet – via Salvatore Oleggio

Salvatore transcribed an interview published a few years ago made by Pasquale Coccia, with the Italian professor of Greek literature at the University of Trento, Roberta Sevieri, author of the volume Epinici, which deals with the relationship between politics, corruption and sport in antiquity. The material is a precious historical document.

What is the relationship between sport and corruption in ancient Greece?

The first corrupts were the judges. Since the first edition of the Olympic Games in 776 b.C, for athletes, all aristocrats, victory was very important on various aspects. The winners of a race, by building a statue or composing of a song, the epinicion (lyrical component to celebrate the victory of a competition in ancient Greece), which celabrated the sport and guaranteed immortality in the future. Moreover, the victory also represented an opportunity to become a celebrity for the aristocratic family of the winner, for friends, finally to the city and the people. Everyone had their share of notoriety as it is today.

Pausania (second century BC.), in his Periegesis work of Greece, a kind of tour guide for visits in Olimpia, remembered when entering the stadium there was the Zanes calls statues, built with the fines imposed on athletes who had tried to corrupt judges and other competitors to ensure victory. The first Zanes, six in total, were built in 338.C., then a few more, between episodes publicly accused of corruption. There was a gap until the year 12 a. C., not because there was not a case of corruption but because the corrupt and corrupting made some deals.

In Pausania they have about 200 Zanes built in Olympia, a number that gives us the thermometer level of corruption among athletes and judges.

Why the strong involvement between sports and politics in ancient Greece?

Sport, in comparison to other fields such as theater, although very present in Greek public life, was more engaging emotionally. The aim of linking the sport to “policy” was to celebrate victory in public because everyone knew. There were public holidays, celebrations that lasted several days, the center of which was the Olympic champion, so to win a competition governos were willing to bet all on the athlete.

Tyrants and emperors ruled by force, why did they have so much need to win to appease to their people?

Someone like Hiero II, tyrant of Syracuse, known for his ferocity, had a great need to win an Olympic competition for two reasons: he wanted to get credit from the Greek community because he felt provincial in Hellenic Greece, or simply to give himself a robe which now we call international.

Besides, he was a tyrant and then the walls of the palace knew that Olimpia victory and the public celebration had involved the city’s community who ruled in a way to ensure a good name for posterity. The victory was his and had a meaning and the public had recognized it. This is an example, Hiero, but cases like his were so many of those who were willing to do anything to win.

Other cases of sports corruption?

It was popular among aristocratic families participate in horse racing, some as Alcmenoidi who won often. A case that deserves attention was the Milciades, son of Cimon, who won Olympic 532 B.C and also the first place in the following Olympics. On that occasion Cimone gave the victory from his chariot to Pisistratus, tyrant of Athens, so it was not awarded the jockey, what was usually a slave, but the owner of the team. Because of that was enough to declare that the owner of the horses was Pisistratus to give him the victory. In exchange Peisistratos pledged to bring back from exile Cimone, an exchange of favors that today is very common in politics.

In your studies you searched “epinici,” what were they?

It was a song or an opera celebrating the victory of athletic winner. As a literary genre lasted very little. It was short life between the V and VI century. B.C. The “epenecio” was written on the winner commission, sung in outdoor choir, in a festive atmosphere, accompanied by dances. Usually in a prominent public place for all to see, enjoy and know the powers that had won an Olympic race.

The choir and dance called a large audience, the same as today went out to the streets after a victory of a football team. Then the winner was shown in public and attended the celebrations, as today the winning team parade on stage in front of the crowd.

The epinicio represented a mass communication way, it was the triumph of athletic competition. The reading of the epinicio also occurred in court and was reserved for a more educated public. In those days was a way to “make a living room.”

What is the relationship between the commissioned epinicio to poets of winner of the Olympic and sports journalism today?

In ancient Greece, the relationship between who developed work and the poet was very clear. The winner commissioned the work and the other wrote, behind a luxury gain. Today, everything is much more ambiguous, the tones of sports journalists are triumphant. There is a cheering that belongs, but lack an objective description of what happens on the field. Who wrote one epinicio while extolling the athletic ability of the winning client, was placed in the limits desired by Zeus. In the ode to the Olympic winner remembered that life was short, the glory was temporary.

Today the sports press contributes a lot to the image of the famous football player, rich, surrounded by sycophants. The champion who lives a kind of immortality in the imagination of fans. Players feel omnipotent, only discovered in football begin to manifest all their weaknesses, as well as athletes or as riders like Armstrong, who later we discovered he had used doping.

Was discovered some accomplice written in epinici?

It was common knowledge that Bacchilide, Simonides’s nephew, with Pindar, all three epinici writers, they were paid by the winners, so that the founding myth of epinicio was a lie. The authors extolled the sporting qualities of the winners, but kept the silent on some improprieties committed because the dominant idea was that the winners authorize the recourse to illegal means.

The epinicion had a celebration function, uninformative, so the accuracy of the description, chronic sporting event passed to the second plan, although it was rare that they could lie in everything. Today we are witnessing huge misinformation, especially in politics and sport is a reflection, to total distortion of what happens.

From sports to politics, the corrupt, the turncoats are not only from today?

Certainly, though in ancient Greece they were more refined, more political. An example is the Alcibiades, who in the Olympic Games in 416 B.C ran with seven cars in his name, receiving the first, second and fourth prize. On behalf of the Olympic victory asks and get from the Athenians the condition of being named one of the commanders of the three fleets that sailed to conquer Sicily, but the expedition was a failure.

Alcibiades was a politician who several times had passed the Athenians to the Spartans, to finally return to the Athenians, a traitor. But changing situation to another he did with style. Today they are a bit rude.