Mulheres Facetadas - Di Cavalcanti /1968

“Escrever é minha zona de prazer e é também minha cena de dor”

Nada mais justo que homenagear Conceição Evaristo na semana dedicada a mulher e junto ilustrar com Mulheres Facetadas de Di Cavalcanti.

A obra de Di Cavalcanti representa as inúmeras mulheres em uma só voz e é  pela voz e escrita da grande escritora contemporânea Conceição Evaristo, que ecoam  lutas contra injustiça, desigualdade social e combate ao racismo. A sua escrita é um ato político.

Romancista, poeta e contista premiada, é também educadora aposentada e pesquisadora da cultura afro-brasileira, Conceição Evaristo carrega  em sua ancestralidade a história oculta de um Brasil racista e por intermédio de sua ‘escrevivências’ fortalece e potencializa o papel  da mulher negra como influenciadora da nacionalidade brasileira.  

Num encontro dos mais contundentes, ao dar seu depoimento aos Estados Gerais da Cultura,  a escritora destacou o conceito ‘escrevivências’ como o direito em escrever e o prazer em ler. 

 “Para chegar a esse conceito vou pra História das mulheres escravizadas na casa grande. O corpo delas estava inscrito na economia de produção, do lazer, do prazer, da educação… Seus corpos produziram trabalhos. Mas não só os seus corpos: as suas palavras. A palavra dessas mulheres vai influenciar muitíssimo a nacionalidade brasileira a partir da língua, é o que Lélia Gonzalez fala: que nós falamos o pretoguês.

Um autor que a gente lê com muito cuidado é o Gilberto Freyre. Ele fala em “Casa Grande & Senzala” que a descendência dos colonizadores aprendia a falar o português muito mais com essas mulheres do que nos próprios espaços de educação que a casa grande reservava pra eles, que eram os colégios religiosos. Elas foram também as primeiras professoras da prole da casa grande. Elas tinham que contar as histórias pra prole da casa grande. Tinham seus corpos escravizados e tinham também a palavra direcionada, a palavra delas cumpria uma função.

A nossa “escrevivência” não é pra adormecer os da casa grande, e sim para acordá-los de seus sonhos injustos. A nossa palavra hoje quer borrar essa palavra que ficou pra trás, essa palavra escravizada, mas ao mesmo tempo essa palavra escravizada que nos deu sustança, que foi o nosso fio de prumo.

A potência da palavra dessas mulheres também foi usada no processo de escravização. Então até a palavra delas tinha um dono, era o senhor. Se elas quisessem guardar silêncio naquela noite, não podiam. Pelo menos enquanto aquelas crianças não dormissem. É a famosa Mãe Preta tão incensada na literatura brasileira, que pensa nessa mulher com tanta abnegação.

O que que eu quero contrapor a isso? A escrita das mulheres negras. É como se a nossa escrita borrasse esse quadro. Nossa escrevivência não é para adormecer os da casa grande, e sim para incomodá-los nos seus sonos injustos. O que as mulheres negras estão produzindo hoje a partir de seus lugares de pertença, é uma produção que não tem esse compromisso de apaziguar a casa grande, pelo contrário, incomoda a casa grande. Nossa escrevivência nasce dessa coletividade negra que traz toda uma herança, uma ancestralidade, dos povos afro-diaspóricos.” Fonte: EGC

 

Autora de Olhos D’água, Insubmissas lágrimas de Mulher, entre outras obras que  revelam a ternura de um coração sensível, ao ponto de não ser branda em expressar a crueldade de uma sociedade desigual, a escritora . 

Conceição Evaristo nasceu na periferia de Belo Horizonte, era filha de uma lavadeira. Aos sete anos foi morar com uma tia que não tinha filhos, teve oportunidade de estudar, mas mesmo assim, “os períodos de estudo foram entremeados com o trabalho de babá, muitas vezes, trocava a limpeza da casa por livros”, conta. “Em dado momento, estudava à noite, limpava casa de manhã e fazia estágio à tarde”.

Também ajudava a mãe e a tia a lavar e a entregar as trouxas de roupas. Olhava crianças da vizinhança, tudo que pudesse render um troco, mas sem deixar os estudos de lado. Ao terminar o antigo primário, ganhou o primeiro prêmio de literatura com a redação: “Por que me orgulho de ser brasileira”.

Nos anos 70, se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou em um concurso. “Trabalhei com o ensino fundamental, fiz mestrado e doutorado, mas só comecei a escrever nos anos 90”, contou num artigo publicado no site Geledes.

Performance com Ramon Paixão. Foto via Facebook de Conceição Evaristo. Todos os direitos reservados

Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas.
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes – agora – o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.

  • Foto destaque-Mulheres Facetadas – Di Cavalcanti /1968

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *