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Você já se deparou com um cabeça de pedra?

As instalações de Sun Yuan & Peng Yu, na mostra Crazy, em Roma, são próprias como conceito para definir o que significa tentar explicar para os que adoram formar opinião em notícias falsas.

É como falar com uma pedra. As palavras vão e voltam. Cabeça dura que não assimila nada. Incomunicável. Uma pessoa que de nada adianta argumentar sobre o absurdo da notícia porque ela deseja que a mentira seja verdade.

Durante a campanha para presidente em 2018, os fakes news alteraram o resultado das eleições porque muitas pessoas acreditaram em notícias falsas que circulavam no universo online. Esses fake-news foram disparados intensamente a partir de  esquema milionário e ilegal   por apoiadores do atual presidente.  O Brasil se dividiu nessa história e todos que foram contra a situação eram chamados de comunistas, vermelhos e convidados a irem viver na Venezuela ou em Cuba. rsss… 

A lavagem cerebral foi tão grande que a frase acima era dita frequentemente em coro, em uníssono. Um fenômeno que dividiu o país em mocinhos e bandidos e não mais foi possível diálogo com alguns amigos e familiares mais conservadores.

É o poder da comunicação em “politizar” via whatsapp  pessoas que nunca antes se interessavam em ler assuntos políticos. A estratégia era usar imagens, textos e vídeos curtos.

Nosso momento agora é de esperança e apostamos na arte e na cultura como armas para transformar o mundo.  

 #Lulapresidente.

Crazy, a loucura  na arte contemporânea é tema de outro artigo. Aguardem. Confesso que perto das eleições, senti cócegas nas mãos e não pude deixar de aproveitar essa obra tão didática.

Sem medo de ser feliz!.

Sun Yuan & Peng Yu, Teenager Teenager, 2011. Sculture in vetroresina, divani/Fiberglass Sculptures, Sofas Misure ambientali/Variable Dimensions
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Cuidado com o ‘dedo podre’! Bienal de Veneza

Um dedo com a ponta escurecida apertando uma tecla é obra de Jonathas de Andrade, no pavilhão do Brasil, na Bienal de Veneza. Mas a recomendação é nossa com o alerta: sem 'dedo podre' desta vez. Faltam poucos dias #lulapresidente.

Vamos fazer brilhar de novo a estrela sem medo de ser feliz e valorizar nossa cultura e arte. Nossa esperança!

Que me perdoe o artista alagoano por expor minha posição política pessoal por meio de sua arte. Dedo podre, coração saindo pela boca, bunda mole, costas quente, entre outras expressões populares brasileiras foram transformadas em imagens e são instalações no pavilhão do Brasil, na Bienal das Artes, em Veneza.

Ao percorrer as duas salas, na visita que fiz a bienal num agosto quente da Europa, me deparei com o  ‘dedo podre’ apertando a tecla verde da urna eletrônica, de papelão, de cores estouradas, com pontos em pixel, olhei ao redor e vi mais frases e mais  instalações, confesso que pela primeira vez em todos esses anos de visita a bienais, a sinergia foi intensa com as obras apresentadas no pavilhão do Brasil. A cumplicidade foi instantânea e ali em território europeu me  senti muito brasileira, me diverti e me envolvi ao mesmo tempo com o potente conteúdo social e político de todo o projeto. 

Arte é isso. É conexão com os nossos sentidos e Jonathas Andrade foi admirável em sua poética.

Para os europeus certamente divertido e bizarro, mas para nós brasileiros, tenho certeza, é  de se sentir parte pelas inúmeras informações inseridas por de trás daquelas simples figuras de papelão expressando nossa fala. 

Os nossos ditos populares se fixam no corpo para expressar algo. 

É um Brasil aos pedaços, que “passa inevitavelmente pelo corpo de quem vive na pele, na carne cotidianamente as dificuldades, as violências, as injustiças que se repetem ano após ano, década após década”, como faz referência o texto da curadoria assinado pelo curador  Jacopo Crivelli Visc

Para quem defende a cultura como um bem maior de um povo, senti o ‘coração saindo pela boca’ literalmente ao ver a  instalação e lembrar  da possibilidade de o país continuar sendo dirigido por alguém que defende o uso de armas e aniquilou o Ministério da Cultura.

Também me deixa com o ‘coração na mão’ ao escutar uma frase que seria somente ridícula se não fosse tão perigosa pela carga de preconceito e machismo que carrega em si. O absurdo de  numa celebração de independência, uma celebração que enaltece a liberdade de vida e ação, o presidente de um país se dar o direito de rotular o fato de que nenhum homem solteiro é feliz e ao mesmo tempo sugere a ele que se case com uma princesa como a dele. (Na verdade, tentando validar publicamente sua masculinidade). 

Em tempos que o chapeuzinho vermelho não tem mais medo do lobo mau e o enfrenta( pelo menos é essa minha versão ao repassar a história às minhas netas) é incrível que alguém em tão alto cargo possa dizer tanta asneira numa frase só e resgatar a imagem arcaica da mulher, a princesa, para sugerir  uma estrutura familiar perfeita.

Para quem ofende e insulta mulheres, jornalistas, assim como algumas mulheres na política, sem pudores, já podem imaginar o seu conceito de princesa…..

.”Costas Quentes” é interativa e se você toca na escultura ela é quente. ” Ter costas quentes é garantia de impunidade. Ela tem costas quentes o pai dela é prefeito…” Assim Jonathas vai explicando aos observadores os significados.

Um olho no peixe e outro no gato. Significa que uma situação requer extrema atenção diante dos perigos constantes e imaginários que existem por todos os lados. ‘E bom não se descuidar porque corre o risco de perder tudo. 

Em bunda mole o visitante é convidado a sentar ou pegar na escultura. Então está bastante avariada rsss… “O bunda mole mal sai do seu lugar, tem as mãos suadas e é teimoso feito uma criança mimada. Só se interessa pelo que vai ganhar e mesmo assim não sai de sua apatia”.

“Tiro no pé é votar num candidato de quem não se gosta com um único objetivo de derrubar o outro é uma péssima ideia. Quase sempre leva a uma situação bem pior do que a anterior. 

As paredes têm ouvidos. Estamos sendo vigiados o tempo todo. Não se pode cometer o erro de que tem algum lugar seguro., pois sempre tem alguém espiando. As paredes têm ouvidos.. 

As instalações expostas nas duas salas do pavilhão confundem-se com a sobriedade da arquitetura em linhas retas, assinada por Henrique Midlin e dão tom divertido e até alegórico, como um tema carnavalesco. Sem esquecer, é claro, que a desigualdade social ainda entra ‘por um ouvido e sai por outro’ e não é prioridade em programas de governo. Isso nos deixa com um “nó na garganta”.  Também o título do vídeo realizado pelo artista que mostra um jovem deparando-se com uma serpente e que é exibido ininterruptamente no pavilhão. 

 

‘Carrega o mundo nas costas’ significa quem faz tudo e tenta resolver todas as questões e acaba carregando o mundo nas costas. O observador é convidado a interagir e tentar carregar a escultura exposta.

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Jaider Esbell 2017
Transformação/Ressurgência de Makunaimi

Queremos liberdade e utopia! Sonho teimoso de todos nós

Simples assim! Ao escutar "Coração Civil" música e letra de Milton Nascimento e Fernando Brandt, a inspiração aflorou para publicação desta semana, um dia após ao 7 de setembro.

Vamos cantar e cantar sempre para incorporar em nossos corações e mentes como um mantra, que nos ajudará a apertar o número certo na urna eletrônica nesta eleição do dia 2 de outubro. Um Brasil fortalecido pela cultura, arte e educação. 

A tela Makunaimi/ Ressurgência de Jaider Esbell, cuja série de obras está exposta no Arsenale, na  59º Bienal de Veneza, foi escolhida com a propósito de compor essa reflexão sobre os 200 anos de independência do Brasil e dar voz aos povos originários e fortalecer a luta por um país mais justo. 

Também a brasileira Rosana Paulino está na Bienal de Veneza com seus desenhos em uma série que representa a mulher negra, escrava que amamentava os filhos do patrão, trata do racismo e do colonialismo em Wet Nurse. Em Senhora das plantas, foto ao lado,  retrata raízes e plantas que se derramam pelo corpo feminino como a grande produtora da vida.

Quero a alegria muita gente felizQuero que a justiça reine em meu país

Quero a utopia, quero tudo e maisQuero a felicidade dos olhos de um paiQuero a alegria muita gente felizQuero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pãoQuero ser amizade, quero amor, prazerQuero nossa cidade sempre ensolaradaOs meninos e o povo no poder, eu quero ver
São José da Costa Rica, coração civilMe inspire no meu sonho de amor BrasilSe o poeta é o que sonha o que vai ser realBom sonhar coisas boas que o homem fazE esperar pelos frutos no quintal
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder?Viva a preguiça, viva a malícia que só a gente é que sabe terAssim dizendo a minha utopia eu vou levando a vidaEu viver bem melhorDoido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar

A arte transforma e aprimora o espírito. Vamos  escutar essa letra/poema e acalentar um sonho teimoso dentro de nós, de lutar pela igualdade social, na qual todos têm casa, comida, saneamento, saúde e educação.

Junto coloco a interpretação da cantora paranaense Nice Luz, que ao escutá-la em uma rede social, inspirou-me a escrever pensando nesses 200 anos de independência do Brasil, que em tantas lutas ainda está gatinhando nas utopias e sonhos que Milton e Fernando colocaram em seus versos e na bela melodia. Precisamos unir nosso país e buscar na cultura e na arte as armas para o desenvolvimento de uma terra sem males. Como os Guaranis que caminham rumo ao leste em busca da “terra sem males”.

“”O Brasil é signatário de Pacto de São José da Costa Rica, desde 25 de setembro de 1992. Assim como outros países signatários, reafirma o “…propósito de consolidar neste Continente, dentro do quadro das instituições democráticas, um regime de liberdade pessoal e de justiça social, fundado no respeito dos direitos humanos essenciais.” Isso precisa ser sempre lembrado. Fonte: Nice Luz/Facebook

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Vinte e quatro horas de chuva

Faz três dias que chove. Dizem-se que as chuvas continuarão nos próximos dias. Talvez a vila seja porque fica bem na beira da floresta. Estou às margens da Mata Atlântica.

Eu amei duas coisas desde a minha infância. Uma é a solidão preferida, a outra é a chuva. Mais precisamente, chuvas torrenciais; chuvas que duravam dias. Eu também amo o nevoeiro. Talvez tenhamos saído de um nevoeiro. Um dia vamos desaparecer no nevoeiro novamente. Dirão que era uma vez… É como se as árvores que desaparecem ao longe expressassem a vaga ilusão da nossa existência.
Solidão, chuvas torrenciais, o mar tão perto, e a Mata Atlântica atrás de mim, levando até as montanhas distantes.
Agora o outono está acabando, o inverno está chegando. A floresta está nublada, o céu está cinza. As aves, por outro lado, parecem menos frequentes. Se chover no mundo exterior, choverá no meu mundo interior também. O mar dentro de mim corre pela tempestade, uma névoa invisível cobre tudo ao meu redor. Até o sol nascer novamente.

Eu amo passar o tempo com a minha família. Mas às vezes preciso de solidão; tanto quanto pão e água.

Penso na minha existência, longe de tudo e de todos, me isolei por um tempo. É como uma dor existencial devastadora que alguns escritores e filósofos não podem aceitar e sofrer. Também estou procurando aqueles aspectos da minha existência que podem me trazer pouca felicidade. Às vezes, como Cioran, gosto de filosofar entre as ruínas; entre as ruínas filosóficas.*

A maioria das pessoas gostam das praias lotadas, do céu azul, das bolas de algodão das nuvens brancas, da atmosfera de verão. Eu também gosto desses às vezes. Mas sobretudo desde a minha infância, preferia o inverno… preferia a solidão, praias vazias que parecem não ter fim, estradas vazias com folhas voando, florestas distantes na neblina… Talvez seja porque tenho espírito artístico, não tenho não sei, talvez seja por isso.
Meu lado existencial sempre prevaleceu; às vezes eu sofria de dor existencial, e às vezes eu gostava da minha existência. A vida não é avança no equilíbrio entre os dois de qualquer maneira?

Quando olho para uma praia vazia, quando ando por lá sozinho, talvez uma gaivota que vejo ao longe ou das ondas que chegaram na praia vazia me lembre da minha existência; Na verdade não vivemos entre as ondas que vão e voltam da praia?

Estamos sempre tentando dar sentido às nossas vidas, não ouvimos o que muitos filósofos dizem há milhares de anos; dizem que ‘a vida não tem sentido’, mas não a ouvimos porque não suportamos viver sem sentido. Talvez a única coisa significativa no mundo seja a própria morte… Quem sabe; aqui coloco tudo nesta palavra, mais uma vez: Quem sabe…

“Ninguém pode se livrar da maior ferida, o problema de nascer. No entanto, aceitamos a vida e suportamos suas dificuldades com a esperança de cura um dia. Os anos passam e a cicatriz fica.” diz Emil Michel Cioran. (The Fall into Time, Emil Michel Cioran, Metis Publications, página 40.)

Mas como digo de vez em quando, embora sofra de dores existenciais, já não vejo o nascer como algo ruim. Porque não há nada que eu possa fazer sobre isso; Eu nasci e tenho que viver. O suicídio está longe de mim.
Quanto mais aprecio esta vida, mais vivo com sua amargura e doçura, e mais feliz posso ser. Então, às vezes… Porque tudo é temporário. Não há nada permanente. Talvez além do infinito.
Porque o espaço dentro e fora de nós é tão grande que nada pode preenchê-lo; vai ao infinito. Se acreditarmos que nossa vida é cheia de significado, estaremos apenas nos enganando.
“A cicatriz permanece.” Esta é a ferida da existência. Alcança muito fundo em nosso mundo interior. Talvez devêssemos nos acostumar a viver com a cicatriz.

Erol Anar

Santa Catarina, 2 a 4 de junho de 2022.

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