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Reflexões sobre Narciso e Eco apreciando a tela de Waterhouse

Eco e Narciso são atuais e vale essa análise em tempos de selfies

As infinitas vantagens da internet é encontrar artigos encantadores como esse escrito por  Gian Maria Zavattaro e Rossana Rollando. O tema parte de uma tela de John William Waterhouse, Eco e Narciso.

Selfies

Como narcisismo é muito atual, numa sociedade em que os selfies e curtidas que cultuamos nas redes sociais sem pudores é um reflexo do nosso egocentrismo, transcrevo o artigo para enriquecer nosso conhecimento, por outro lado, oferecer a oportunidade de apreciar um ponto de vista sobre a vida e o comportamento atual. Gian Maria Zavattaro é professor aposentado de uma escola estatal italiana.

Publicado  originalmente em Persona e Comunità

“A tela que escolhemos para esse post se adapta ao conteúdo expresso. Nela, conta a história de Narciso e Eco. O primeiro é uma rapaz belo e destinado a não poder amar, que não seja a si mesmo, a segunda é a ninfa reduzida ao som que retorna. Narciso, depois de recusar Eco, perdidamente apaixonada por ele, morreu em uma fútil tentativa de abraçar o seu próprio reflexo em uma poça d’água.

John William Waterhouse

O autor da pintura é John William Waterhouse (1849-1917), pintor britânico rotulado como Pré-Rafaelita, que muitas vezes incorporava temas mitológicos com um toque delicado e pessoal e em cada caso, colocava à sua obra pictórica, textos literários, considerando a duas línguas – palavra escrita e palavra pintada – complementar.

800px-John_William_Waterhouse_-_Echo_and_Narcissus_-_Google_Art_Project - Copia (7)A imagem projetada 

Uma certa tradição atribui a Buda a história de dois cães que em momentos diversos entram na mesma sala. Um saiu abanando o rabo e outro saiu rosnando.Uma mulher viu e curiosa entrou no quarto para descobrir o que fazia um feliz e o outro com tanta raiva. Com grande surpresa descobriu que o quarto estava cheio de espelhos. O cão feliz tinha encontrado uma centena de cães felizes olhando para ele, enquanto o cão com raiva tinha visto apenas cães raivosos que rosnavam para ele.

Qual é o significado dessa fábula? Depende do nosso modo de olharmos… Para Buda isso que vemos no mundo ao nosso redor é reflexo daquilo que nós somos: ‘Tudo aquilo que somos é reflexo daquilo que pensamos. A mente é tudo. Nos transformamos naquilo que pensamos’. A metáfora do espelho pode indicar muitos significados adicionais, alguns positivos, outros negativos.

Narciso

Pode evocar o fim trágico de Narciso: não sair do espelho quer dizer não sair de si mesmo, projetar sobre o outro nós mesmo, sem entrar em comunicação com o outro, reduzir o outro a si mesmo e afogar-se em si mesmo.

800px-John_William_Waterhouse_-_Echo_and_Narcissus_-_Google_Art_Project - Copia (4)Eco

Pode indicar o muro e a porta fechada de Sartre: o outro não é só o espelho e o reflexo dos meus pensamentos, mas é um estranho e não o meu reflexo, é diferente de mim, um estranho, o que está longe, o inimigo que é o inferno. A porta fechada. Eu perdi a chave e não tenho nada, que náuseas. Pode indicar um modo dramático de uma possível comunicação e comunhão: posso estabelecer uma ponte entre eu e o outro, posso conciliar as duas meias verdades que a fábula coloca em destaque, o outro que sou eu e o outro que não sou eu.

Narciso e Eco

Antes de fechar-se no quarto, o cachorro que rosnava já estava no mundo dos relacionamentos, somente  na sua solidão, e na sala cheia de espelhos não contemplou o seu delírio e abandono e acabou colidindo com a multiplicação infinita de solidões. O cão “feliz” estava em primeiro lugar no mundo dos relacionamentos, em paz consigo mesmo e com os outros, aberto à comunicação e comunhão. No ambiente fechado da sala de espelhos apenas confirma a sua abertura ao mundo e da reconciliação consigo mesmo e com os outros. No labirinto do mundo, a metáfora dos espelhos, indica dois caminhos paradigmáticos: quando se entra na sala de si mesmo se espelha somente aquilo que somos fora. A divisão e a comunhão com os outros são consequências da paz e da laceração de nós mesmos”.

 

 

 

 

 

 

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‘Arte fornece respostas para perguntas que não foram feitas’

‘Embora tenhamos arte em torno de nós, não se sente, é como o ar que respiramos’

 O jornal The Art Newspaper comemorou em alto estilo seus 25 anos de trabalho divulgando arte. A celebração colocou em pauta um assunto para ser investigado:’What is Art For’?( Qual é o papel da arte?).  Um dos maiores museus do mundo, o Hermitage, na Rússia, participou do debate e deu sua contribuição sobre o tema.

‘Embora tenhamos arte em torno de nós, não se sente, é como o ar que respiramos’, afirmou o diretor do museu, Mikhail Piotrovsky.

O mais famoso entrevistador da Rússia, Vladimir Posner, foi quem orientou o debate e começou citando Dostoievski, que disse que a arte é tão necessária quanto a comida e a bebida. ‘Isso é verdade? Se nós oferecemos alimentos ruins às pessoas, quais são as chances dessas pessoas se tornarem saudáveis? Se elas não têm arte,  como vão se tornar espiritualmente saudáveis? A arte mudou nos últimos tempos? Deveria a arte ser entendida pelas pessoas, como os marxistas queriam?

Sua primeira testemunha foi Irina Prokhorova, crítica literária e editora. Ela disse que a pesquisa está provando que a fronteira entre seres humanos e animais é cada vez menos clara, mas a diferença é arte. Civilização não é o PIB de um país, mas a medida em que a cultura permeia a vida; em dias soviéticos, as pessoas criativas acreditavam  nisso  para se manterem vivas durante tempos terríveis. Segundo ela, era importante que a arte se espalhasse entre as pessoas: “Tínhamos vivido muito tempo com a estética do feio.” Para ilustrar como a cultura pode ser acessível a todos, ela citou um festival de poesia contemporânea realizado numa vila  de pescadores canadense. Após cinco anos, os pescadores puderam entender a diferença entre a boa e a poesia ruim. Posner acrescentou: “Será que os pescadores desistiram de ser  bons pescadores?” Prokhorova: “Eles se tornaram melhores pescadores.”

A seguinte foi Garrett Johnston, um consultor de negócios da Irlanda, na Rússia, que acredita que a arte é como um treinamento da aptidão para a consciência humana porque é fora do puramente utilitário, e traz  às pessoas a auto-realização. Ao trabalhar com empresários, ele ensina que a chave para o sucesso é encontrar uma coisa única: pensar mais como artista. Ele concluiu: “Os russos são como artistas na medida em que inventam respostas para as perguntas que não foram feitas ainda. A China é todo o desempenho; na Rússia, é o contrário “.

O diretor de cinema Alexei Uchitel escolheu para se concentrar em censura, como a auto-censura está se tornando tão perigosa quanto a censura em si. O medo nos priva da produção artística talentosa. O mundo está se tornando mais assustador.  Ele tentou fazer um filme na Palestina, mas os atores tinham muito medo de ir.

A última testemunha foi Tatiana Chernigovskaya, professora de ciência da linguística. Ela também citou a questão da fronteira entre seres humanos e animais, e perguntou por que os cães não vão a museus ou concertos. A arte é específica para os seres humanos, ela disse.  A arte, como ciência, é a nossa ferramenta para compreender o mundo; se queremos ser como os cães, nós podemos, sem arte.”A arte não imita a realidade; produz realidade. Antes de Turgueniev(famoso dramaturgo russo do século XIX), não havia senhoras Turgueniev “, disse ela.

A arte tem uma capacidade sensorial; encontra verdades científicas antes da ciência, como  o Impressionismo e a ciência da percepção. Se o cérebro não está ocupado com tarefas difíceis, se degenera. Sabemos que a nossa rede neural muda quando nós escutamos uma peça complexa de música.

“A arte não trata do belo, mas mostra uma nova visão radical”, concluiu. Posner: “Você concorda com Picasso quando ele disse que a arte é uma mentira que nos faz encontrar a verdade?  Chernigovskaya: “Em um hospício há pessoas que acreditam que suas alucinações são reais, mas a arte não é o que você vê; é o que você faz  para os outros verem”.

Ordenadamente parafraseando uma observação anterior, Piotrovsky encerrou o processo com “Arte fornece as respostas às perguntas que ninguém fez” e anunciou: “Absolvição para todos”.

Fonte: The Art Newspaper

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Rainha em Perigo

 ‘A Armada Retrato da Elizabeth I da Inglaterra’, uma das três pinturas alegóricas representando a Rainha de Tudor cercada por símbolos imperiais e atrás mostrando a  Invencível Armada Espanhola derrotada em 1588, está em perigo. A pintura, feita por um artista anônimo, será vendida pelos descendentes de Sir Francis Drake, o segundo no comando da frota inglesa, que participou na famosa batalha naval.
 Avaliação
Quatro estimativas recentes avaliaram a obra em 12 milhões de euros, se for vendida no mercado aberto. No caso de um acordo privado que poderia de fato ser vendida por “apenas” 7,5 milhões.
O Museu Real de Greenwich, em Londres, lançou um apelo para levantar esta cifra na esperança de que a pintura faça parte da sua coleção permanente. L’Art Fund prometeu doar € 750.000 para a causa e está dirigindo uma das maiores campanhas de angariação de fundos que o mundo da arte já viu.
Talvez a obra não cairá nas mãos de um particular, esperamos que o amor pela coroa salve a Rainha.
Fonte: Exibart