O ano foi de 2007, o local Ara Pacis, em Roma, marcou como um evento único no mundo da moda e da arte. A mostra foi realizada num local tão icônico quanto Cinecittà, que Valentino hoje apresenta sua coleção de inverno de alta costura 2020/2021.
Encontrei as fotos antigas e estou compartilhando com os interessados e aos amantes da moda como arte. Elas apresentam em pequena escala, a genialidade e o talento do mestre italiano em alta costura.
Modelos inimagináveis em sofisticação, elegância e delicadeza no caimento do tecido, no corte exato e perfeito, nos drapeados, godês, nos bordados que são verdadeiras obras de arte.
Mulheres famosas no mundo, desde princesas das nobrezas européia, árabe, asiática, atrizes, milionárias, inspiraram este artista da agulha e do corte, a criar formas, que vestidas em corpos femininos as transportava num universo de sonhos e encantamento.
Convido o leitor, aquele que se despe dos preconceitos e reconhece a costura também como manifestação artística, a desfrutar do refinamento de Valentino. Entrar em seu mundo mágico esquecendo-se das frivolidades da moda e olhar com os olhos de quem a aprecia a arte.