Em 2007, tive o prazer de visitar a mostra ‘Toccare il Tempo’ de Kan Yasuda, no Mercado de Trajano, ruínas romanas localizadas próximo ao Coliseu e Fórum Imperial. A sensação foi de estar num templo, no qual o passado e o presente mesclavam-se num só espaço,
Kan Yasuda foi privilegiado em escolher um local tão significativo para sua primeira mostra individual. Posso dizer apoteótico!
Depois foi até Pizza, cujo o contraste do tempo também foi extraordinário.
Os acontecimentos atuais, o Covid 19, nos mostram uma nova realidade que exige uma revisão no comportamento dos homens. Se estamos à mercê de um organismo invisível que declarou guerra aos humanos, significa que o modelo atual está desgastado.
Os artistas sempre visionários deixam suas mensagens nas entrelinhas de suas criações e a ‘Toccare il Tempo’ nos mostra que o artista será sempre atual em suas inspirações e provocador.
Se fosse possível Tocar no Tempo ou seja, Toccare il Tempo, como Kan Yasuda sugere, certamente, viajaríamos ao futuro e poderíamos ter evitado esta catástrofe e muitas outras que ficaram para trás.