As esquinas protegidas de Roma

Apaixone-se
24 de agosto de 2015
Le madonnelle proteggendo gli angoli di Roma
28 de agosto de 2015
Exibir tudo

 

IMG_4019

Saio por este grande e poderoso portal e me deparo com ela do outro lado da rua. O velho “palazzo” histórico abriga diversos apartamentos e o B&B Savoia.http://www.bedandbreakfastsavoia.it/

Madonnelle

Os pequenos santuários embutidos nas paredes dos edifícios, em centenas de esquinas do centro de Roma, estão inseridas de tal forma na paisagem urbana da cidade que as pessoas nem prestam mais atenção ao fato. Com isso, o passante distraído deixa de perceber a beleza artística das “Madonnelle”, denominação dada à imagem de Nossa Senhora, às vezes esculpidas, outras em mosaicos, pinturas, sobretudo obras originais e interessantes, com conteúdo histórico, com memória de fé que permanecem desafiando a passagem do tempo.

IMG_4018

Esta é, sem dúvida, uma das manifestações mais populares da fé romana e pode ser vista em quase todas as esquinas das pequenas ruelas antigas da capital italiana, basta erguer a cabeça e se deparar com uma imagem de Nossa Senhora e junto a ela uma vela acesa ou um ramo de flores.

IMG_4246

As chamas das velas colocadas para orações nas Madonelles davam um ar fantasmagóricos às ruas de Roma da antiguidade, segundo relatos de estudiosos no assunto.

foto1madonna

Calcula-se que, atualmente, no centro histórico de Roma existam cerca de 500 “Piccole Edicole”, um pouco mais de 10 por cento dos 3 mil santuários que existiam em meados do século XIX, e que desapareceram com a restruturação do local. Pouco se sabe do porquê e quando construíram estes pequenos altares dedicados à Nossa Senhora.

Romanos piedosos

Os historiadores acreditam que começou na Idade Média e se disseminou também durante o Renascimento. Romanos piedosos contam que até o final do século XIX a iluminação noturna em Roma era proveniente de poucas lâmpadas e da luz das velas das “Madonnelles”.

Uma forma única e simples, mas muito especial de obra de arte religiosa popular, que ainda é marcante nas ruas de Roma. Cada “Madonnelle” tem uma história, um milagre, e sua força dentro do coração das pessoas. Vale assistir este vídeo do youtube chamado Le Madonnelle di Roma para perceber melhor a beleza desta arte cristã na cidade eterna.

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.