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A Bugrinha

(Uma história contada por ‘mamãe Generosa’, avó da coautora e do próximo livro dos autores)

Hoje peguei meu álbum amarelado pelo tempo, e que escrevi nos meus 10 ou 11 anos. Até minha péssima letra e meus erros de português denunciam a falta de escolaridade daqueles primeiros anos do século vinte.

Meu pai, dos antigos, não gostava que suas meninas estudassem, já que mulher deveria ser preparada apenas para um casamento. Meus escritos eram palavras soltas, sem consistência narrativa, com letras que mais pareciam garranchos. Apesar de tudo isso, ali estava registrado um nome: Flor.

E esse nome tão expressivo trazia de roldão gratas recordações da permanência daquela menina em nossa fazenda durante mais ou menos cinco anos.

Flor

Seu verdadeiro nome não era Flor, era um nome indígena, mas não o registrei, nem no caderno e muito menos na memória. É que ela sempre colhia uma flor para enfeitar seus cabelos pretos. Pele maravilhosa, cor de mel, olhinhos puxados, um jeito no andar sinuoso que lembrava uma serpente a ondear ao sol.

Demonstrava admirável intimidade com a natureza, mas, por outro lado, preservava ciosamente a sua cultura, num total descompromisso com os nossos costumes… Falo disso porque, surpreendentemente, papai a tolerava, justamente ao contrário do rigor que exercia sobre nossa educação.

Era tão severo com as filhas que nem permitia que ficássemos na sala quando ele recebia visitas. Mas a Flor… Exceção havia para o seu Nassif, um turco mascate que trazia panos, roupas e aviamentos de costura para o enxoval das mocinhas crescidas da casa. Era a única visita que ele nos permitia acesso.

Lembrei-me agora da Flor, e é muito importante contar como ela chegou à fazenda: um belo dia, ela e a mãe surgiram na porteira da casa. Sentiam fome. Mamãe sempre nos ensinava que não se nega comida a ninguém, nem mesmo aos bugres* que de vez em quando vinham vender cestos trançados com taquara. Eles causavam pavor a todos nós, as mulheres, já que papai vivia fora da casa na lida do campo. A todo esse contingente feminino ainda se somava a tia Sinhara, que morava numa casinha ao lado.

Mamãe preparou dois pratos de comida para as bugras* e nós, medrosas, ficamos espreitando pelo cantinho da janela as duas comerem rudemente com as mãos. Quando terminaram, passaram os pratos de lata por baixo da porteira e eu me precipitei em buscá-los. Tomei o maior susto porque, quando me aproximei, as duas me encararam. Saí em disparada e voltei para meu cantinho da janela. A mulher se foi, mas a bugrinha* continuava parada na frente da porteira, a esperar não sei o quê. Como um ‘dois de paus’ como dizia papai. Corri contar para a mamãe que não deu nenhuma importância.

Passava o tempo e a bugrinha* não arrendava pé da porteira. Anoiteceu e ela lá. Quando começou a garoar, não teve jeito, mamãe mandou recolhê-la. No começo, todas nós ficamos assim, assim, com ela, meio com medo e meio curiosas. Mas ela permaneceu impassível, sem nada falar, sem nos olhar. Como ela vestia apenas uma camisa suja, mamãe me mandou trazer um dos meus vestidos, porque o corpo dela parecia-se com o meu. Ela recusou, mas mamãe fez valer sua autoridade. Graças a Deus, papai encontrava-se viajando para vender parte da safra de erva mate, porque não saberia dizer o que aconteceria se ele pegasse, de surpresa, dentro de sua casa, aquela bugrinha selvagem e seminua. Nesta primeira noite, dormiu no chão bruto. Depois, ela mesma teceu uma rede de folhas de palmeira, e a rede se fez sua cama.

Quando papai voltou, foi aquele desespero. Não queria saber de jeito nenhum da menina bugra. Mas quando contaram que, na sua ausência, ela tinha subido na copa dos ervateiros para colher as folhas mais altas – coisa que nem os agregados conseguiam – ele mudou de ideia. Interesseiro, viu o quanto a menina podia ser útil, para aumentar seus ganhos.

Assim, a bugrinha continuou vivendo entre nós. Mas eu sempre desconfiei dela, porque não fazia empenho em se adaptar aos nossos costumes. Volta e meia sumia – por horas — e até dias – e só voltava quando queria, sem dar nenhuma satisfação. Mesmo assim, foi ficando, sempre com um pé em casa e outro na natureza. Era eu quem a defendia do papai e encobria suas traquinagens. Sempre achei estranho seu jeito e pensei que, por trás de tudo, a Flor tinha algum segredo.

Chegou o tempo de começar meu próprio enxoval. Papai trouxe-me um baú grande para enchê-lo com roupas, toalhas, colchas, e tudo mais, trazidas pelo seu Nassif. Quando veio, apresentou-nos seu filho, Abib, um belo rapaz que agora o acompanhava, por conta de um aprendizado no ofício de mascate. Mas, qual, o moço só se interessava pela lida da fazenda, de maneira que, enquanto nós, maravilhadas, olhávamos as roupas, ele zanzava pela propriedade, olhando as plantações, aprendendo a tostar a erva-mate e admirando a criação.

De tanto fuçar por todos os cantos, um dia encontrou a Flor, nua, banhando-se na cachoeira do riacho da fazenda, como ela fazia todos os dias. Claro, ficou parado, em cima de uma pedra, admirando aquele corpo exótico que a menina exibia sem nenhum pudor. A partir desse dia, não perdia oportunidade de acompanhar seu pai nas visitas e, depois, sumir nas andanças rumo à cachoeira.

Muito tempo depois, a própria Flor me contou que, nessas ocasiões, os dois iam namorar num gramadão, ao lado de um pinheiral. Abibinho ensinou-lhe alguns costumes nossos, como beijar, e daí para frente essas intimidades desembocaram numa intensa, numa louca relação em que ela se entregava ao rapaz com a maior naturalidade.

Sem nenhum sentimento de culpa, um dia a Flor nos contou que estava grávida. Papai esbravejou, mas, como sempre, era época de colheita da erva mate e ele acabou aceitando a situação, pelo menos até o nascimento da criança.

Daí, seu Nassif apareceu pela última vez sem o filho Abib. Contaram-lhe o acontecido, mas ele não se abalou. Certamente já sabia e, quando mamãe falava, ele nem levantou seu olhar dos panos. Mostrou pouca coisa, mas o ambiente ficou tão carregado que ele pegou suas malas e desapareceu pela porta sem se despedir. Foi, mas deixou de cobrar do papai uma dívida eterna nossa, que não era coisa pouca, o que deixou papai mais conformado.

Na hora do parto, Flor desapareceu no meio do mato e só voltou com a filhinha ajeitada numa cesta, amarrada às suas costas. Depois me contou que fizera o parto de cócoras, e sozinha, como era costume entre os seus. Aprendera tudo com as mulheres mais velhas da sua aldeia.

Mas, para a raiva de papai, a Flor nunca mais foi a mesma. Seu instinto maternal a fez mudar o comportamento, passando a cuidar da criança com o zelo de qualquer mãe civilizada. Agora, ficava mais em casa e se recusava a subir nos ervateiros. Furioso, papai colocou novamente os agregados na difícil tarefa de colher as folhas das pontas dos galhos.

Toda criança é fofinha, mas a menina da Flor era especial. Mistura de branco com índia, resultou numa menina branca, sim, mas com a pele um pouco tostada, tal como o mate, carinha diferente, com olhinhos puxados. Era o xodó da mulherada, mimada e querida. Apegamo-nos a ela e todas colaborávamos no enxovalzinho para Sinhara batizá-la. Mas, somente para mim, a Flor confidenciou uma terrível notícia: se seu pai índio soubesse da menina, viria buscá-las – ela e a Florzinha – de volta para a aldeia.

O motivo era que, no costume deles, o pai considera a filha como um objeto de barganha: dava a menina para os companheiros índios e, em troca, recebia favores e oferendas. Isso fazia das mulheres mercadorias valiosas para o pai. Hoje, penso que aquele abandono foi uma maneira de a mãe bugra proteger a filha dos costumes de sua tribo, para que o próprio pai não a vendesse.

Não me pergunte como os bugres souberam da criança, mas, um dia, eles voltaram para levá-las. Três índios surgiram do nada no meio da sala da casa, um deles armado com arco e flecha. Dois deles se colocaram nas portas e o mais velho, provavelmente o pai da Flor,  agarrou a menina, impedindo qualquer defesa. Depois, atacou Sinhara, que estava com a Florzinha no colo, tentando tirá-la a todo o custo. Como titia não largou a criança, o índio, armado, apontou sua flecha e acertou Sinhara, atingindo o lado esquerdo do seu rosto. Uma sangueira! Toda a mulherada gritava desesperada com a violência. Depois, os invasores sumiram com Flor e a filhinha.

Acudimos Sinhara, lavamos seu rosto e tentamos estancar o sangue com uma toalha. Mamãe foi no quarto de costura e trouxe uma agulha com um fio e me encarou com seus olhos enérgicos, não me dando chance para uma recusa:

—Costure!

Naquele tempo era assim, tínhamos que resolver nossos problemas. E, morando no ‘mato’, não havia tanto cuidado com a higiene.

Prendi a respiração e fui unindo as duas partes soltas das carnes de sua face, tal como se costura um saco de farinha. Ela gritava de dor e não sei como consegui ir até o fim, mas o sangue, aos poucos, foi se estancando.

A ferida infeccionou e nunca mais sarou. A tia morreu seis meses depois.

Quanto a Flor e a filhinha, nunca mais as vimos. Hoje, daria um tostão para saber o que foi feito das duas…

*’Hoje em dia o termo ‘bugre’ é usado como uma expressão pejorativa, mas no tempo dessa história era assim que se expressavam em relação aos indígenas, principalmente no sul do Brasil. Dar nomes generalizados aos nativos era um costume antigo, tanto que no tempo de D.João VI os indígenas eram chamados de ‘botocudos’ nos despachos oficiais quando se referiam a eles, não importando a etnia.

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‘Tutti saranno famosi per almeno 15 minuti’

 

 L`artista della pop-art  Andy Warhol ha detto questo: “Tutti saranno famosi per almeno 15 minuti.”

A me questa è la migliore frase per spiegare il nostro tempo. Il denaro è la misura delle cose, guadagnare soldi ed essere famoso è conquistare la libertà di fare tutte le cose. È machiavellismo! L’onore, l’orgoglio, l’etica e la vergogna, sono concetti dimenticati .La nuova generazione vuole essere ricca e senza sforzo. I media mostra questo stile a loro.

Non dà un minuto di attenzione agli altri, l’egoismo è il concetto più importante e a quello che è più stupido è maggiore la probabilità di essere famoso e fare soldi facilmente.

Tecnologia

Tutto sta cambiando rapidamente,prima noi non sapevamo sul cellulare, internet …  ci sono solo 15 anni fa. Oggi nessuno vive senza queste cose .. Il mondo sta cambiando rapidamente, ma è tutto per il consumo effimero. Ad esempio, il Grande Fratello Brasile è andato nella settima edizione e chi ricorda dei sette vincitori? Warhol è giusto, perché dopo 15 minuti di fama loro sono dimenticati. Sono consumati molto rapidamente e le persone perdono interesse in loro. Quando loro riappaiono nella media, la spiegazione è che sono vecchi BBBs. La media idealizza tipi delle personalità, egoisti, individualisti, non credono in amore reale e duraturo, sono arroganti e anti-intellettuale, senza etica ed estetica….

Per la prima volta nella storia lo scrittore George Orwell ha scritto che “Il Grande Fratello ti sta guardando” nel suo libro intitolato “1984”. Si tratta di un libro disperato. Bertrand Russell ha detto, Orwell ha perso la speranza al mondo, per questo lui non sarebbe come un profeta in questo secolo.

In questo libro, “1984”, ha schermi di computer che aiutano nella distruzione della personalità e  l’anima del popolo è osservata. In questo mondo in che il sistema crea,  la realtà diventa falsa. Le guerre appaiono sui schermi, è come un gioco, non si sa se sono succedendo in realtà o sono una bugia creata di proposito. La polizia  ha l’autorità di controllare i pensieri e dirigere come vogliono, il rapporto tra il passato e il presente è rotto.

Anche oggi la media è come questa polizia, servono ai sovrani del mondo.

Nel mondo tutte le cose sono rinomate. L’intellettualismo non è adesso importante. L`apparenza fisica è più importante di essere culto. E il Grande Fratello è ancora ci guardando … fino a quando ci svegliamo.

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‘Todo mundo vai ser famoso por 15 minutos’

Andy Warhol artista da pop-arte afirmou isto:

"Todo mundo vai ser famoso, nessa era, por 15 minutos"

É para mim, essa é a melhor frase para explicar nossa época . O dinheiro é a medida das coisas, ganhar dinheiro e ser famoso é ganhar a liberdade de poder fazer todas as coisas. É maquiavelismo! A honra, o orgulho, a ética, a vergonha, etc são conceitos esquecidos. A nova geração quer ser rica e sem esforço. A mídia apresenta esse estilo de ser para eles.

Eles não têm um minuto para os outros, o egoísmo é o conceito mais importante, quem é mais idiota tem maior chance para ser famoso e ganhar dinheiro fácil.

Tudo está modificando rapidamente, nós não sabíamos sobre o celular, a internet… apenas 15 anos antes. Hoje ninguém vive sem essas coisas.. O mundo rapidamente esta mudando mas é tudo para o consumo efêmero. Por exemplo, Big Brother Brasil está na décima edição, quem lembra os dez vencedores? Warhol tem razão porque depois de 15 minutos de fama, eles estão esquecidos. São consumidos muito rapidamente e as pessoas perdem o interesse neles. Quando eles reaparecem na mídia, vêm com a explicação de que são antigos BBBs. A mídia faz idealização de tipos de personalidade através deles, egoístas, individualistas, não acreditam no amor real e duradouro, são metidos e anti-intelectuais, sem ética e estética, etc…

Pela primeira vez na história o escritor George Orwell escreveu que ”O Big Brother está observando você” em seu livro chamado ”1984”. Esse é um livro desesperado. Bertrand Russel disse que Orwell perdeu a esperança para o mundo, por isso ele não seria como um profeta neste século.

Nesse livro, ”1984”, tem telemonitores que auxiliam a destruição da personalidade, da alma das pessoas monitoradas. Nesse mundo que o sistema cria, a realidade torna-se falsidade. As guerras aparecem nos monitores, e como num jogo, ninguém sabe se elas estão realmente acontecendo ou são uma mentira criada propositalmente. A polícia de mentes detém autoridade para controlar pensamentos e direcioná-los como quer, o relacionamento entre o passado e o presente é desfeito.

“Hoje também a mídia é como essa polícia de mentes, serve para os soberanos do mundo.”

No mundo todas as coisas são ilustres. O intelectualismo não é importante atualmente. O visual é mais importante do que a escrita. E o Big Brother ainda está nos observando… até quando acordarmos.

Erol Anar

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Yayoi Kusama attira più pubblico, ma gallerie e musei continuano a preferire gli uomini

 Un fatto è la fama dell’artista misurata per il numero che di pubblico lei  attrae, l’altro è la questione di preferenza delle gallerie e i musei. Uno studio rivela che in sei anni negli Stati Uniti, circa di 73 per cento di musei e gallerie hanno preferito gli artisti uomini. Al invece, una donna, Yayoi Kusama,artista giapponese è la favorita del pubblico.
Gli artisti maschi delle istituzioni artistiche.

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Legga l’articolo originale:
 Sondaggio
“Secondo un sondaggio effettuato sul numero di visitatori nei musei nel 2014, l’artista più popolare del mondo è l’ottantaseienne giapponese Yayoi Kusama. Kusama, che dal 1977 vive per sua scelta in un istituto di salute mentale a Tokyo, ha attirato con la sua arte circa 2 milioni di persone tra sud e centro America, tutte giunte per ammirare una retrospettiva che includeva la sua famosa polka-dot e la suggestiva installazione Infinity Mirror Room (foto sopra).
Un’altra mostra a lei dedicata è attualmente in corso a Taiwan, per spostarsi poi a New Delhi, dimostrando ulteriormente quanto la sua figura abbia un ruolo fondamentale nella pop art come nell’avanguardia mondiale.
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 Artisti uomini
Che ad aggiudicarsi il primato sia una donna è ancora più degno di nota, considerando che un altro sondaggio ha rivelato che il 73 per cento delle personali nelle gallerie americane degli ultimi 6 anni hanno avuto per protagonisti artisti uomini. Il successo di Kusama sembra invece dimostrare che il pubblico non tende affatto a preferire l’arte maschile, al contrario.
Del resto la seconda mostra personale più di successo, considerando sempre l’ultimo sessennio, è stata quella di Marina Abramovic al MoMA di New York, che ha attirato più di 7mila visitatori al giorno.
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Al primo posto troviamo lo scultore Richard Serra che nel 2007 attirò ogni giorno al MoMA circa 8mila e cinquecento persone, ma la quarta posizione va di nuovo a una donna, la svizzera Pipilotti Rist con la sua installazione al MoMA (il museo ha ospitato 17 delle 20 esposizioni di maggiore successo), che ha attirato più di 6mila spettatori al giorno. Il pubblico insomma premia le donne, ma gallerie e musei continuano a prediligere gli artisti uomini. Non sarà arrivato il momento di invertire la tendenza?”
 Lo sguardo critico

Sicuramente  il comportamento delle istituzioni d’arte cambierà e sarà il pubblico chi parlerà più alto. Tante gallerie come i musei seguiranno i passi dettati dal web che già domina il mercato dell’arte. Nessuna istituzione d’arte formale – saloni, gallerie, musei, centri culturali – indicherà la direzione per gli artisti. Le gallerie e musei, tra l’altro, sono già adeguando alle tendenze fissati dall’universo online.

I tesi www.parana.e-mail.art.br mostra la velocità vorace con la quale i cambiamenti hanno successo negli ultimi nove anni. Nel 2006, la maggioranza degli artisti in Parana non utilizzavano la tecnologia dell’ Internet e quasi la totalità hanno ignorato i cambiamenti, al massimo, pochi visionari  hanno utilizzato la  e-mail private  a  iniziare interagire con il pubblico. Il cambiamento con il social network è stato il punto più alto per l’artista conquistare la sua libertà senza essere schiavo dei dettami stabiliti dalle gallerie e i musei. Però la trasformazione è appena nell’inizio.

Pubblicazione originale in Exibart –