lampião

Mossoró 40 graus oferece águas termais incríveis e muita história com Lampião

Não é possível afirmar que Mossoró é uma cidade bonita...Para o turista o fato ficará em segundo plano, depois de aprofundar-se na sua história e banhar-se nas medicinais águas termais.

Tenho certeza que estão achando loucura a ideia de águas termais numa cidade que ferve na temperatura. A média anual é 27°C (dados da prefeitura) e a máxima passa de 36°C e garanto que a sensação térmica é muito maior que isso. Por incrível que pareça é possível curtir e deliciar-se nas águas termais de Mossoró, que são de alto valor terapêutico, com piscinas que chegam a 50°C.

Posso garantir que é possível aproveitar o local e não sentir-se num caldeirão de água fervente por experiência própria. “Ninguém morreu aqui”, respondeu-me um funcionário do Hotel Thermas de Mossoró quando perguntei a ele, será que é seguro entrar numa piscina que marca 44°C?

E não é que ele tinha razão!

Experimentei a piscina de 44°C e me senti maravilhosamente bem. A pele ficou como se tivesse feito um peeling.A fonte de água termal foi descoberta porque estavam em busca de petróleo. Aliás, a cidade é a maior produtora terrestre de petróleo no país. A área referente ao hotel resort é arrendada para iniciativa privada e esteve fechada durante a pandemia. Hoje Hotel Thermas de Mossoró oferece diversas opções para quem quiser aproveitar dos valores terapêuticos da fonte de água termal do local. Um morador de Mossoró que frequenta as termas todo o fim de tarde porque adquiriu o passaporte anual revelou que não pegou covid. “Venho aqui todos os dias depois do trabalho e me banho nessas piscinas”, contou. Não pegou covid e se preveniu tomando as três doses da vacina.

Mas Mossoró não se resume apenas às águas termais. É a segunda cidade em tamanho do Rio Grande do Norte, com muita tradição e um povo corajoso, com mulheres fortes e determinadas.  

São muitos feitos. Mossoró foi a primeira cidade no Brasil a abolir a escravidão em  1883, cinco anos antes da Lei Áurea, teve o Motim das Mulheres em 1875, e teve o voto da primeira eleitora da América do Latina. Por fim, resistiu em 1927 ao ataque do Bando de Lampião .Fonte: Folha de São Paulo e Wikipédia

 

Muitas histórias contam de Lampião pelo Brasil afora no imaginário popular. Tem gente que o defende como um justiceiro que tentou vingar a morte do pai – provocada por problemas entre fazendeiros e roubo de gado que nada mais é do que o resultado de sérios problemas sociais num Brasil inculto;  e outros o retratam como um bandido cruel e assassino, que realmente atacou e matou gente inocente.

 

Então digam: não são um povo muito arretado como dizem no nordeste? Somente a história da resistência a Lampião ganhou um Memorial e Museu na cidade.

 Mas cá prá nós, a prefeitura precisa dar mais atenção ao local. 

“Os cangaceiros torturavam e degolavam gente inocente e mesmo assim eram vistos como heróis. Mossoró que tinha um nível cultural acima da média das cidades nordestinas, os cangaceiros eram malvistos, temidos e odiados”

Lampião e Maria Bonita também têm uma saga que fascina a todos que se interessam em conhecer fatos sobre a história do cangaço no nordeste.

Essas fotos ampliadas de Lampião e seu bando existem e foram aproveitadas para compor  no Memorial de Mossoró porque um destemido fotográfo, Benjamin Abrahão Botto fez um registro iconográfico do cangaço e de seu líder. Baile Perfumado é o filme que conta a história do fotógrafo.

Outra história que vale contar de Mossoró foi a do “Motim das Mulheres”, em 1875, quando 300 cidadãs mossoroenses saíram às ruas indignadas contra a obrigatoriedade do alistamento militar

“As mulheres protestaram contra a regulamentação do recrutamento do Exército e Armada pelo gabinete do Visconde do Rio Branco, durante o reinado de Dom Pedro Segundo. Utilizando panelas, frigideiras, conchas e colheres de pau, Ana Floriano e as mulheres foram até a Igreja Matriz de Santa Luzia e rasgaram os editais fixados no quadro de avisos. Em seguida, se dirigiram à casa do escrivão do juiz de Paz e tomaram e rasgaram o livro e os papéis relativos ao alistamento”. Fonte Prefeitura de Mossoró

Mossoró esta aí… Um surpresa como cidade que se impôs na história e no desenvolvimento econômico. Mas como todo país sub-desenvolvido numa terra de riquezas naturais exploráveis, quem explora são os poderosos (coronéis) e povo não tem direitos a melhorias na condição de vida. É uma pena que a igualdade social não existe mesmo em lugares como Mossoró, que é terra de subsolo rico em petróleo. Está na  hora de investir mais na cidade senhores políticos!

Comments are closed.