IMG-20180106-WA0000

Folia de Reis: cultura popular que se perde no tempo a cada ano no Brasil

As telas da artista potiguar, Ivanise do Vale, retratam os folguedos populares da alma simples do povo brasileiro. A Festa do Boi de Reis é um dos seus temas favoritos. A Folia de Reis ou Boi de Reis é, hoje, ainda realizada em algumas regiões brasileiras e faz parte  do ciclo natalino, com o seu auge no dia 6 de Janeiro.  O cortejo de foliões desfila cantando no campo ou pelas ruas da cidades. Como cultura popular está se perdendo no tempo. É uma tradição cristã que celebra a visita dos reis magos a Jesus.   

A alegoria muda de acordo com regiões e as brincadeiras também. No entanto, o sentido é o mesmo, reproduzir a viagem dos Magos a Belém, ao encontro de Jesus, com cânticos e dramatização. Mudam os personagens, mas é indispensável a rabeca, o triângulo e o tambor.

No Rio Grande do Norte a folia tem como alvo o boi e a  brincadeira é realizada num ambiente de muita poesia, canto, teatro, um figurino colorido e  pode durar até quatro horas.

Na região Potiguar o boi foi inserido no folguedo pelos criadores de gado. Pouco se sabe sobre a origem e não, necessariamente, é realizado no período de janeiro. Mas os cânticos e as poesias têm como conteúdo o encontro com menino Jesus.

IMG_1415-1-768x1024
Tela de Nivaldo do Vale, artista potiguar. Arte ingênua. Personagens do Boi de Reis.

Mestre: Boa noite minhas senhoras/ e meus senhores também/ sou o mestre da brincadeira/ que todo ano aqui vem/ para brincar o reisado/ todo bonito enfeitado/ Viva Jesus em Belém.

 Mateus: Boa noite para todos/ nessa noite tão singela/ Viva a honra dessa casa/ Os Santos Reis no seu dia/ Viva a nossa brincadeira/ e viva a família inteira/ Jesus, José e Maria. 

Principais personagens da Folia de Reis:

– Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

– Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.

– Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.

– Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.

– Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.

– Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da  “tirada da bandeira”.

– Banda musical: músicos uniformizados tocando rabeca, violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta. fonte: sua pesquisa.    

Comunidade dos Arturos

Vale destacar a comunidade dos Arturos, localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte pela preservação das culturas tradicionais.  É uma comunidade familiar, tradicional, de ascendência negra, formada pelos descendentes e agregados de Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva. Nela, diversas expressões culturais são mantidas como Folia de Reis, Reinado de Nossa Senhora do Rosário, entre outras. Fonte:

Vídeos sobre a Folia de Reis

Em rápidas passagens pelo Youtube não achei muitas imagens sobre a celebração da Folia de Reis no Brasil. Alguns pequenos vídeos que mostram a comunidades mais simples envolvidas com o folguedo.

Itapecerica MG

 

Folia de Reis do Sabará

 

Folia de Reis Nova Estrela do Oriente 2022

 “Não me deixem cair a chama da cultura brasileira. Uma cultura que é expressão do nosso país e do nosso povo e que pode ser uma lição para todos nós. Isso não significa nem ufanismo, nem exclusivismo, nem chauvinismo, da minha parte. Não tenho nenhuma cultura,hostilidade. O que eu quero é fortalecer a nossa. Porque então, qualquer coisa que vem de fora, ao invés de ser uma influência que nos descaracteriza, nos esmaga, nos corrompe, passa a ser uma incorporação que nos enriquece”, Ariano Suassuna.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *