obras-famosas-van-gogh

Neurocientista explica a relação entre o cérebro e a arte

 

A arte no sentido geral é para o espectador

O artista cria a pintura e o espectador reage a ela. Sem a resposta de quem a vê, a arte é incompleta. Esse é um ponto óbvio, mas não tinha sido destacado precisamente nestes termos. É uma questão-chave para a investigação experimental.

Eric_Kandel_by_aquaris3

Eric Kandel

A análise é do neurocientista Eric Kandel, ganhador do prêmio Nobel de 2000, em Fisiologia, com a pesquisa sobre a base fisiológica de armazenamento de memória nos neurônios, com mais um grupo de estudiosos.

Kandel lançou o livro “Reductionism in Art and Brain Sciences: Bridging the Two Cultures( sem edição em português) , sobre os processos do cérebro e o expressionismo abstrato.

Ao colocar o papel da arte e sua relação com o cérebro, o neurocientista cita o líder da Escola História da Arte, em Viena, Alois Riegl. O estudioso austríaco, da virada do século passado, em 1900, argumentou que a História da Arte vai morrer, a menos que se torne mais científica.  Para ele, é a Psicologia a ciência mais indicada para arte se relacionar  com ciência e abordar a parte do espectador.

Cérebro e arte

Mais tarde, uma geração depois de Riegl, os seus discípulos Ernst Kris e Ernst Gombrich (vienenses), treinados como historiadores de arte, assumiram o desafio. Eles apreciaram que entendendo a resposta do espectador em relação a arte – o que Gombrich chamou de espectador compartilhado – esse entendimento seria  a ponte natural entre as ciências e arte, entre Psicologia e retratos.

Kris e Gombrich colocaram uma questão lógica. Em que medida  um retrato é moldado pela forma como ela é percebida pelo espectador? Até que ponto existe o sentido de beleza nos olhos de quem a vê?..

Kris, por um lado, colocou o fato que se quaisquer de dois olhares para um mesma pintura, cada um irá responder a esse mesmo trabalho de um modo ligeiramente diferente porque o nosso cérebro não é um câmera, mas uma máquina de criatividade. Assim o espectador passa por uma experiência criativa que recapitula de forma mínima a experiência criativa do artista. 

Gombrich

Gombrich avançou ainda mais na ideia por familiarizar-se com a literatura psicológica sobre a percepção visual. Ele leu Bishop Berkeley e percebeu que, quando se olha para um rosto, toda a retina dos nossos olhos recebe a informação. São os fótons que saltam fora do rosto. No entanto, apesar dessa escassez de informações provenientes do rosto, não temos nenhuma dificuldade em reconhecer um rosto amigo ou reconhecer uma fisionomia bonita.

Cada um de nós tem diferentes experiências e aprendemos coisas diferentes, vimos diferentes imagens da arte e, portanto, cada um responde à arte de uma forma diferente.

Esses insights fizeram vários de nós percebermos que é possível fazer uma fusão da psicologia e a participação do espectador com sua biologia subjacente. Essa fusão foi possível estudar durante as últimas décadas pelos avanços na biologia da percepção, emoção, empatia e memória que começou na década de 1960 e continua até hoje.

Kandel deu o exemplo de um retratista. Um início no entendimento da participação do observador sobre o retrato veio em 1947 a partir do neurologista alemão Joachim Bodamer.

Cegueira

Ele tratou três pacientes que haviam adquirido uma cegueira para rostos devido a uma lesão no córtex temporal inferior. Ele nomeou este transtorno prosopagnosia , termos gregos para a cara ( prosop ) e falta de conhecimento ( agnosia ).Pegando no trabalho de Bodamer por um lado, e Hubel e Wiesel por outro, Charles Gross começou, em 1969, examinar células únicas do córtex temporal inferior dos macacos. Gross, surpreendentemente, percebeu que algumas células respondiam especificamente para as mãos das pessoas, enquanto outras células respondiam a seus rostos.

As células que responderam aos rostos não foram seletivas para qualquer rosto único, mas para a categoria geral de rostos. Isto sugeriu a Gross que um rosto particular, uma avó é representada por uma pequena coleção, um nervo conjunto de células avó, ou células proto-avó.

Em 1992, Justine Sergent e seus colegas do Instituto Neurológico de Montreal, descobriram que, quando indivíduos normais olham para rostos, ambos os hemisférios do giro fusiforme e do córtex temporal anterior, são ativados.

Em 1997, Nancy Kanwisher  também delineava uma região no lóbulo temporal inferior especializada para o reconhecimento facial. Esta região, que ela chamou área facial fusiforme, torna-se ativa quando uma pessoa média olha para um rosto. Quando a mesma pessoa olha para uma casa, a região não responde apesar de uma região diferente do cérebro a faz.

A área da face fusiforme torna-se ativa quando a pessoa simplesmente imagina uma face.

Na verdade, Kanwisher poderia dizer se uma pessoa estava pensando em um rosto ou em uma casa, ao observar a região do cérebro que se tornou ativa. Para explorar ainda mais reconhecimento de face, Doris Tsao e Winrich Freiwald combinaram as abordagens de Kanwisher e os de Gross.

Gravações elétricas

Em 2006, os dois cientistas usaram gravações elétricas das células nervosas individuais no cérebro de macacos. Eles utilizaram fMRI para determinar quais áreas do lobo temporal inferior tornava-se ativa quando um macaco olha para um rosto, e eles usaram gravações elétricas para determinar como as células nervosas nessas áreas respondem a uma face.

Com fMRI, eles localizaram seis regiões na lobo temporal inferior do macaco que respondeu apenas para rostos.

Eles chamaram estas áreas de “patches”. As “face patches” são pequenas, três milímetros de diâmetro e são dispostas ao longo de um eixo da parte de trás do lóbulo temporal inferior para a frente, o que sugere que podem ser organizadas numa hierarquia. Tsao e Freiwald posicionaram os eletrodos  próximos a cada das seis regiões para gravar sinais provenientes das células nervosas individuais.

Eles descobriram que as células padrões faciais são especializadas para o processamento de rostos. Além disso, em duas metades das face patches, respondem incrivelmente a 97% das células  apenas para rostos.

Tsao e Freiwald nos próximos estudos perceberam as conexões entre os seis padrões faciais por imagem e todos os seis simultaneamente e eletricamente, estimulando apenas um deles. Eles descobriram que a ativação de um dos meia face patches causada por células nervosas torna ativas as cinco áreas também.

Esta descoberta implica que todas as regiões de reconhecimento facial no lobo temporal do cérebro estão interligadas. Parecem formar uma rede unificada que processa informações sobre os diferentes aspectos dos rostos vistos.

Toda a rede de padrões faciais parece constituir um sistema dedicado à categoria objeto de processamento de um alto nível: a face.

Como se processa a informação

Freiwald e Tsao então perguntaram: Que tipo de informação visual faz cada um dos seis rostos processados? Para responder à pergunta eles se concentraram em dois padrões face patches médio e  descobriram que os neurônios detectam e diferenciam rostos usando uma estratégia que combina ambas partes-bases, holisticamente, como Gestalt princípios.

Eles mostraram desenhos e imagens de rostos com diferentes formas e orientações  a macacos e descobriram que os padrões faciais médios são ajustados para a geometria das características faciais, ou seja, eles detectaram o formato do rosto. Além disso, as células nessas duas regiões respondem à orientação da cabeça e do rosto. Constataram que o cérebro pode reconhecer mais facilmente rostos no sentido vertical. as células respondem mais fracas no lobo temporal quando um rosto é apresentado de cabeça para baixo do que quando é apresentada no lado certo.

Além disso, quando o olhar é aumentado, como em um desenho animado, as células respondem mais fortemente. O sistema de correção do rosto descoberto por Tsao e Freiwald é um dos avanços mais importantes e surpreendentes na análise do sistema visual, desde a clássica contribuição de Hubel e Wiesel na estágios iniciais do processamento visual. Ilustra como a ciência do cérebro está começando a dar algum discernimento sobre os mecanismos biológicos da participação do espectador.

Fonte: The art newspaper

 

Comments are closed.