Entardecer em Ponta Negra, Natal 
/2012 Foto Mari Weigert

Ao Nordeste com carinho

Essa luz rosa que iluminou o entardecer da praia de Ponta Negra, em Natal, ilumina hoje meu coração em agradecimento e orgulho pela lucidez do povo nordestino. Salvaram nossa democracia!

Exatamente há 10 anos captei essas imagens quando fui visitar minha filha que tinha acabado de mudar seu endereço de moradia  de Curitiba para a capital potiguar. Hoje eu também tenho endereço na cidade e parada obrigatória para conviver com minha netinha Gabriela, uma das quatro meninas e  mais os gêmeos, ao todo seis netos que são razão da minha existência.

Essa pequena introdução da vida pessoal  foi contada para demonstrar que meu carinho pelo Nordeste tem raízes , o suficiente para me sentir uma nordestina de coração. E como nordestina/sulista de amor declarado por essas duas regiões lindas do Brasil, também quero expor aqui a minha indignação pelos recados em vídeos e depoimentos por escrito, preconceituosos, que circulam pelas redes sociais. publicados por algumas pessoas que vivem no Sul. 

Além do mais, o que me estimulou a expor minha revolta por essas atitudes insanas foi Paula, minha filha, ao sair em defesa desse povo que nos acolheu com tanto carinho.  Como existe dentro de nós duas, dois sentimentos, o de indignação como nordestina e o de vergonha como sulista,  não nos calamos diante de tamanha truculência, grosseria, que fere a moral e idoneidade do povo nordestino. Não podemos esquecer que preconceito é crime previsto em lei. 

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.

Talvez um desabafo necessário para liberar o ressentimento que fere e se dar conta do momento perigoso e assustador que estamos vivendo no Brasil. Se qualquer ser vivente que fale a língua portuguesa no mundo ler o Twitter ou Instagram desta semana, assistir os instantâneos em vídeos pós eleições de movimento bolsonarista na ruas, pensará que o Brasil é um grande hospício a céu aberto.

Confesso que me divirto assistindo alguns vídeos bolsonaristas, infelizmente. Quando escrevo infelizmente é porque me dá um misto de dó e raiva desse povo tolo, imbecil, deformado pelo Whatsapp  Fake University, numa graduação que o torna tão incapaz de fazer a verificação da veracidade da notícia. Imediatamente voltam ao aplicativo de mensagens em busca da mentira, que no fundo gostaria que fosse verdade. Pensa o tiozinho pular de alegria e depois chorar porque descobriu que não é verdade que o Xandão foi preso ou que anularam as eleições e. quem ganhou foi o atual presidente, dá dó pela ingenuidade, mas depois dá raiva porque eles continuam como vampiros querendo sangue,  em busca de mais mentiras. Juro que isso é um prato cheio para  um fórum de psicanalistas e passível de tratamento psiquiátrico.  A pandemia, com o isolamento social deve ter afetado a mente desse povo todo.

“Sou nordestina de coração!! Há 11 anos resolvi mudar minha vida com o objetivo de ter MAIS qualidade e aqui estou. Moro na cidade do Natal RN e posso ver o mar todos os dias da minha janela! Vou para praia, me delicio no mar e na areia! Aqui me tornei mãe de uma linda menina potiguar de sangue nordestino nas veias! Aqui meu ofício é próspero e sou muito realizada. Possivelmente construiria tudo isso também morando no Sul, mas fiz minha escolha.

O Brasil está muito dividido e lamento, mas espero o respeito dos meu conterrâneos em relação ao meu povo de coração. Fico envergonhada e peço desculpas por aqueles que não sabem o que dizem quando desrespeitam o nordeste.

Temos muito o que fazer pelo Brasil todo e sim, estou muito preocupada com o que podemos viver pela frente.

Sou a favor da democracia, do respeito ao próximo e jamais poderia torcer por um grupo de pessoas que colocam em risco nossa liberdade de expressão e pedem intervenção militar.

De qualquer forma, tive que engolir 4 anos de um (des)governo. Não havia o que fazer. Apenas viver com isso!

Agora espero de todo coração que o presidente eleito cumpra com suas promessas, sem me iludir com a política!

Espero respeito ao Nordeste. Aqui há pessoas cultas, fortes e alegres!!!

E como diz Vandré…”Somos todos iguais, braços dados ou não!”

Se você não quer vir ao nordeste nunca mais, sem problemas, não fará falta. Aqui o turismo é forte! Agora, que pena, perderá a oportunidade de se deliciar com as maravilhas que temos!

De qualquer forma, que possamos ter amor, que possamos fortalecer esta nação juntos!!!”.  Paula Braga

 

 

Um bate-papo sem compromisso com Paulo, vendedor de coco na praia de Ponta Negra em Natal, Rio Grande do Norte.

 

 

 

 

 

Numa  manhã de praia tudo é possível em areias nordestinas. Até mesmo assistir Eduardo e seus bonecos dançando forró em pleno sol escaldante por alguns minutos. Eduardo é um artista de rua, aliás também de praia e mostra ao turista a tradição dos bonecos, arte popular que se mantém viva no Rio Grande do Norte.

 

 

 

 

 

Comments are closed.