A história de Daniel Mantovani, um escritor que visita a sua cidade natal depois de anos, quando já era uma celebridade por ganhar o prêmio Nobel de Literatura, é cheia de surpresas ao chegar na provinciana cidade que nasceu. As cenas são divertidas e mostram com um humor refinado a hipocrisia do poder político, o machismo, a submissão da mulher, a ignorância.
Qualquer semelhança com a vida de Gabriel Garcia Marques é mera coincidência. No entanto, como no filme, Garcia Marques ganhou o prêmio Nobel de Literatura e a maioria de seus livros tem como fonte inspiração os personagens da minúscula cidade onde nasceu.
O resto é pura e divertida ficção de uma sociedade que bajula suas celebridades, embora a inveja faça parte dos sentimentos ocultos de muitos deles que não conseguiram libertar-se da vida pacata e limitada numa de uma pequena província.
O filme concorreu ao Oscar em 2017 , como produção em língua estrangeira pela Argentina. A parceria de Gastón Duprat e Mariano Cohn na direção apresenta o tema com um viés irônico nas críticas a sociedade moderna, sobretudo a latino americana, que alimenta centenas de políticos canastrões.