Novos cursos online de arte no MoMA

O mundo parou! Ficção agora é realidade
8 de abril de 2020
Um olhar para além do olhar
23 de abril de 2020
Exibir tudo

Sherpson, 2018. Nicole Eisenman. Bienal de Veneza 2019

Cursos de arte online podem ser uma opção prazerosa enquanto durar o isolamento social.

 

 

O MoMA lançou seis novos cursos de arte online, totalmente gratuitos. E se, neste período, não há problema em não ser produtivo e, convenhamos, parece que temos tempo para fazer tudo o que queremos.  Não é tanto assim. Mas o MoMA ainda é o MoMA.

As lições, acessíveis a partir da plataforma de e-learning Coursera, têm prazos flexíveis e permitem que todos os concluam no seu próprio ritmo.

Podemos no link ver uma rápida visualização dos cursos, enquanto você pode encontrar a lista completa aqui

 

São cursos para o público leigo, cujos temas são gerais como, por exemplo, uma explicação sobre arte contemporânea,  o design da moda, um novo olhar para a fotografia….

O que é arte contemporânea?

“Neste curso, você analisará essa questão através de mais de 70 obras de arte criadas entre 1980 e hoje, com especial atenção à arte dos últimos dez anos”, explica o MoMA. “Além disso, artistas, arquitetos e designers de todo o mundo falarão sobre seus processos criativos, materiais e fontes de inspiração “.

 

Moda como design

“O curso se concentra em uma seleção de mais de 70 peças de vestuário e acessórios de todo o mundo, que variam de tecido kente a jeans e roupas impressas em 3D. Através dessas roupas, examinaremos de perto o que vestimos, por que usá-lo, como é feito e o que significa “.

 

 

Veja através da fotografia

“Você poderá observar de perto a coleção do MoMA e ouvir muitos pontos de vista sobre o que é uma imagem e sobre como a fotografia foi usada durante seus quase 180 anos de história: como meio artístico de expressão, como ferramenta para ciência e exploração, como uma ferramenta de documentação, para contar histórias e registrar histórias, e como um meio de comunicação e crítica em nossa cultura cada vez mais visual “.

Sherpson, 2018. Nicole Eisenman. Bienal de Veneza 2019
No estúdio: Pintura abstrata do pós-guerra

Quer saber como alguns dos artistas mais famosos do século XX fizeram pinturas abstratas? Este curso oferece uma visão aprofundada e prática dos materiais, técnicas e abordagens de sete artistas da Escola de Nova York, incluindo Willem de Kooning, Yayoi Kusama, Agnes Martin, Barnett Newman, Jackson Pollock, Ad Reinhardt e Mark Rothko. 

Publicação original Exibart

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *