foto via Exibart

São Jorge não é mais o mesmo.

Uma escultura de madeira, do século 16, de São Jorge ganhou cara nova na região de Navarra, na Espanha. Vamos concordar que perdeu a identidade antiga e ganhou cara nova mesmo! 

O ‘remake’ feito no famoso santo matador de dragão foi desastroso. A pseudo-restauração deixou-o igual a um personagem de histórias em quadrinhos, até com bochechas rosadas. Isso sem contar o olho que ficou meio torto.

É o segundo caso na Espanha de restaurações feitas de forma amadora em obras de arte. Especialistas espanhóis em restauro nem ainda se recuperaram do ocorrido em 2012, quando um pintor idoso destruiu o afresco Ecce Homo, de Elías García Martínez, em Borja, e tiveram um novo susto. Agora foi a vez da escultura de São Jorge, localizada em uma igreja na cidade de Estella. Novamente a restauração foi entregue nas mãos de um amador local.

Prefeito furioso

O prefeito da cidade, segundo notícias, está furioso. “Este é um trabalho para especialistas e deveria ser feito por profissionais”. A Associação dos Conservadores e Restauradores da Espanha também se manifestou e disse que existe uma terrível falta de formação para este tipo de trabalho.

Infelizmente, uma situação que é impossível reverter no caso da obra. São Jorge não é mais o mesmo!

Exibart

 

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *