IMG_6407

Interafetividade. Música e imagem na trama das emoções

 A vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda Takai, e a artista paranaense Sandra Hiromoto, criaram Interafetividade para envolver público nas tramas emocionais da palavra e da imagem.

A conexão entre música e pintura, a primeira pela voz suave de Fernanda e a segunda, por imagens definidas pelos traços de Sandra, fazem o observador sentir-se parte desse universo imaginário, em que o ritmo cadência a imagem.  Uma parceria que uniu tecnologia, sensibilidade e talento.

A mostra está no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, Paraná, até 30 de junho.

Diálogo afetivo

Como as artistas definem a mostra Interafetividade é um diálogo afetivo. A parceria começou em 2016 e  resultou em seis animações em português e uma em inglês e outra em japonês.

Sandra Hiromoto é uma artista paranaense com olhar contemporâneo, que trabalha com apropriações entre objetos urbanos e de nosso afeto. Nessa mostra, sobretudo, ela acentua nos traços o estilo de seus ancestrais japoneses: a suavidade. Mas, um observador mais atento perceberá que entre apropriações e traços, a cor está sempre em evidência e é muito brasileira.

Fernanda Takai é cantora, compositora e cronista. É também vocalista da banda mineira Pato Fu há 25 anos. Assim como Sandra, a cantora tem ascendência japonesa, mas por parte de pai apenas. Ambas são artistas premiadas e reconhecidas em diversas partes do mundo.

O resultado final do trabalho envolveu uma equipe técnica e artística de grande gabarito. Na curadoria, Julia Ishida, artista plástica paranaense, animação Pixel Sav, Produção Executiva, Carolina Montenegro, Fotografia, Capture Zapp/Ticollor, Assistente de Produção, Silvia Yokoyama, Produção Técnica, Filipe Castro, Design, Editorial Design, Assessoria de Imprensa, Ieme Comunicação.

E o Vento Levou

É a ilustração da capa do nosso artigo. A música é do disco Ruído Rosa, o sexto álbum da banda Pato Fu. A canção fala do tempo e da vida nas cidades. “Um minuto para pensar, que a vida leva e trás, O que eu faço ela desfaz”…

IMG_6401

Por Causa de Você Menina

A canção do compositor Jorge Ben Jor dá ritmo à animação de um grande coração pulsando…

30.000 pés

IMG_6404

A animação nos remete ao pequeno príncipe em seu planeta desconhecido. A canção diz: “Acima das nuvens, o tempo é sempre bom, E o sol brilha tanto que pode te cegar, Eu quero estar bem longe do chão, Só pra não ver você chorar”….

Entretenimento

A parceria entre arte e tecnologia é inevitável e cresce a cada dia. O artista contemporâneo há muito que se preocupa com o público e com a sua participação na obra. Interafetividade está inserido nesse contexto ao proporcionar um diálogo entre a música e o desenho, fazendo com que o observador  viaje na poética e explore as suas emoções.

Ao analisar a mostra pelo local onde foi realizado, considerando a questão de provocar uma experiência lúdica, a localização em um grande shopping como espaço espositivo está dentro dos objetivos de interagir com o público. Correto quando o olhar é para o entretenimento.

Por outro lado, Interafetividade é uma obra de arte. Com esse olhar o shopping é um espaço em transição, cujo o encanto das possibilidades é apreciá-la em ambientes favoráveis em acústica e visibilidade, como cinema, casa de shows ou salas escuras de museus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *