As telas da artista potiguar, Ivanise do Vale, retratam os folguedos populares da alma simples do povo brasileiro. A Festa do Boi de Reis é um dos seus temas favoritos. A Folia de Reis ou Boi de Reis é, hoje, ainda realizada em algumas regiões brasileiras, mas como folclore está se perdendo no tempo. É uma tradição cristã que celebra a visita dos reis magos a Jesus.
A alegoria muda de acordo com regiões e as brincadeiras também. No entanto, o sentido é o mesmo, reproduzir a viagem dos Magos a Belém, ao encontro de Jesus, com cânticos e dramatização. Mudam os personagens, mas é indispensável a rabeca, o triângulo e o tambor.
https://www.youtube.com/watch?v=kqqvfbecbqs
No Rio Grande do Norte a folia tem como alvo o boi e a brincadeira é realizada num ambiente de muita poesia, canto, teatro, um figurino colorido e pode durar até quatro horas.
Na região Potiguar o boi foi inserido no folguedo pelos criadores de gado. Pouco se sabe sobre a origem e não, necessariamente, é realizado no período de janeiro. Mas os cânticos e as poesias têm como conteúdo o encontro com menino Jesus.

Mestre: Boa noite minhas senhoras/ e meus senhores também/ sou o mestre da brincadeira/ que todo ano aqui vem/ para brincar o reisado/ todo bonito enfeitado/ Viva Jesus em Belém.
Mateus: Boa noite para todos/ nessa noite tão singela/ Viva a honra dessa casa/ Os Santos Reis no seu dia/ Viva a nossa brincadeira/ e viva a família inteira/ Jesus, José e Maria. Fonte:mineiropt
Principais personagens da Folia de Reis:
– Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.
– Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.
– Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.
– Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.
– Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.
– Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.
– Banda musical: músicos uniformizados tocando rabeca, violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta. fonte: sua pesquisa
Add a Comment