Dada era uma revolta para a revolta, sem segundas intenções e sem, portanto, na maioria dos casos, nenhuma ambição ética ou estética.
Surrealismo, no entanto, nasceu e se desenvolveu sob o signo do compromisso, igualmente radical, e em todos os níveis. Ambos não estavam satisfeitos em ser um mero movimento artístico, mas quiseram propor também uma filosofia de vida.
Algumas mostras de arte permanecem em nossa mente para sempre, guardadas a sete chaves, para que possamos visitá-las nos encontros com o nosso eu.
É o caso da mostra Dada e Surrealismo Redescobertos, sob a curadoria de Arturo Schawarz, que tive o privilégio de ver em Roma, uma das exposições mais fascinantes visitadas em minha vida.
Essa importância se dá pelo fato de que uma mostra de arte como essa é ‘enciclopédica’como diz o curador italiano. Ela conta a história da humanidade por intermédio da arte. Os artistas protestam, denunciam e refletem comportamentos por suas obras e poética artística.
A exposição reuniu 500 obras de artistas muito famosos e até os mais desconhecidos.Eis porque se chamou “Riscoperti” – redescobertos – “porque a maior parte da mostra foi dedicada aos dois movimentos e não se limitou às apresentações de obras e de protogonistas mais conhecidos, esquecendo aqueles que militaram e contribuíram precisamente na ética e na estética”, disse o curador.
Mas assim mesmo encontramos lá também as fantásticas criações de Marchel Duchamp, Pablo Picasso, Salvador Dali, André Breton, Alberto Giacometti, Joan Miró, Man Ray, René Magritte, entre outros.
Uma das mais imponentes sobre dois movimentos entre guerras mundiais na Europa.
Pinturas a óleo, esculturas, colagens, desenhos, mostraram inteiramente o nascimento e a sequência do que foi Dada e Surrealismo. A mostra fez uma viagem figurativa de muitos protagonistas destes dois movimentos revolucionários e o tanto de poder subversivo que tinham entre os artistas de vanguarda e o quanto exerceram de influência na arte após a primeira metade do século passado.
Dada
Dada era uma revolta para a revolta, sem segundas intenções e sem, portanto, na maioria dos casos, nenhuma ambição ética ou estética. Niilistas convictos, os dadaístas começaram a partir do nada, do zero, para negar radicalmente todos os valores.
Surrealismo
Surrealismo, no entanto, nasceu e se desenvolveu sob o signo do compromisso, igualmente radical, e em todos os níveis. Primeiro de tudo à ética e à política, no sentido mais extenso do termo , o que implica, assim, um desejo de renovação que não conhece meias medidas. O curador escreve sobre a mostra:
“Dada e Surrealismo se situam entre os únicos dois movimentos de vanguarda histórica a não limitar-se a uma revolução visiva, mas a propor uma revolução cultural, no sentido maoista da ‘revolução ininterrupta’ e abolição da contradição entre a teoria e a prática.
Enquanto alguns movimentos daqueles anos propunham uma nova receita – limitando-se à pesquisa de uma tendência pictórica o de uma inédita estruturação de volumes – Dada e Surrealismo sugeriram uma nova filosofia de vida que contestava, entre outros, também o sentido da experimentação puramente formal do artista, enjaulado em seu papel elitista da especialização e vítima voluntária do trabalho.
Voltamos no início do século passado para entender por que o dadaísmo e surrealismo têm representado uma ruptura consciente e radical de uma tradição milenar. Em 1933, Max Planck já havia diagnosticado a tempo de crise geral de todos os valores que a humanidade estava vivendo: “É um momento de crise, no sentido literal da palavra.Parece que em todos os ramos da nossa civilização material e espiritual, chegamos a um ponto crítico “.
Mesmo o artista? ou talvez o artista mais do que outros – se levanta contra o conformismo tradicional e faz de seu trabalho uma testemunha direta à crise histórica em que vive.
No início do século XX, um artista ou um poeta tinha à sua frente duas direções possíveis: a perseverar no estilo da tradição da ‘ordem’, aceitando um papel de mero imitador, ou revolucionar os termos da expressão arte e literatura, escolhendo o caminho da “aventura”.
Neste ponto Dada proclama o desejo de parar, com a sua ficha limpa, a continuidade histórica com o passado. “Neste momento”, mas quando? A maioria dos historiadores estabeleceram a data de nascimento do movimento Dada em fevereiro de 1916, ou seja, a abertura em Zurique, no Cabaret Voltaire, por iniciativa de Hugo Ball e sua namorada Emmy Henning, com a colaboração de Arp , Huelsenbeck, Marcel Janco e Tzara.
Como quaisquer dados históricos também, é enganosa. Se nos referimos a Dada em Zurique, então você tem que destacar o nascimento do espírito de Dada na Suíça de quase três anos, ou seja, dezembro de 1918, quando, no terceiro dossier Dada é publicado o Manifesto Dada 1918 Tzara.
Até aquele momento, de fato, Dada permanece um movimento genericamente inovador que difere pouco ou nada das outras correntes de vanguardas históricas. Assim, atrai entre os seus colaboradores, e entre os expositores em suas mostras, cubistas, futuristas, expressionistas e artistas abstratos.
Esse ecletismo é particularmente evidente no primeiro dos dois conjuntos de Dada, em que aparecem textos pêle-mèle ( desordenados) de Alberto Savinio, Francesco Meriano e Nicola Moscardelli e ilustrações de Pablo Picasso, Robert Delaunay, Vasilij Kandinskij e Giorgio De Chirico.
Recordemos que Dada não foi nunca uma escola, mas um estado de ânimo, um encontro entre jovens revoltados que compartilham o mesmo espírito libertário.
Hoje assistimos a um renascimento desse espírito porque as condições sociais e filosóficas das últimas duas décadas são muito parecidas com aquelas que favoreceram o desenvolvimento de Dada entre 1916-1923.
É claro que a revolta não pode repetir os gestos anteriores. Iria cair em um novo conformismo e condenaria os seus protagonistas para o papel de seguidores. Heráclito nos lembra: você não pode pisar duas vezes no mesmo rio. Cada geração deve descobrir seus instrumentos de revolta e criar uma revolta à sua imagem e semelhança.
Surrealismo
No entanto, que, por sua vez, o surrealismo não nasce em 1924, com o primeiro manifesto surrealista escrita por Breton, mas em 1914. Vamos apenas lembrar a descoberta por parte de Breton, dos escritores que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento surrealista- Arthur Rimbaud, Jacques Vaché, Alfred Jarry, Guillaume Apollinaire, Sigmund Freud e Lautréamont- que ocorreu entre 1914 e 1918.
Freud foi a última descoberta fundamental feito em 1916. Naqueles anos, o psicanalista vienense era quase desconhecido na França – a tradução francesa de uma de suas obras só foi publicada em Genebra em 1921. No início da guerra, Breton era estudante de medicina.
Foi durante o período de suas leituras psiquiátricas que descobriu Freud. Ele lhe deu qualidade poética de associações verbais espontâneas dos doentes mentais, e a técnica de escrita automática derivada destas observações. Lembramo-nos bem que seu primeiro texto automático, Usine, foi publicado três anos depois, em setembro de 1919, em Littérature.
Em Lautréamont – também quase totalmente desconhecido, em seguida, e na verdade, Breton lerá apenas em 1918 – ele encontrou a “divulgação completa” e confirmação de todas as suas intuições: a antecipação do espírito moderno em todos os seus aspectos mais subversivos; a importância da linguagem e poesia, ferramenta de conhecimento destinado a iluminar o caminho para a revolução; o papel fundamental de imaginação (e surpresa); a rejeição aspecto utilitária de atividades burgueses-intelectual; o significado mais profundo da crise de todos os valores.
Breton
Em seu famoso ensaio de 1928, O Surrealismo e Pintura, Breton destacou que foi atribuída à arte apenas uma função mimética que limitava sua natureza: “Uma ideia muito limitada da imitação indicada por intermédio da arte como fim,que é um grave equívoco que se prolonga até hoje.
Parte do pressuposto de que o homem só é capaz de reproduzir, mais ou menos feliz, aquilo que lhe toca, os pintores têm mostrado muito conciliatória na escolha de seus modelos “. Na arte dos surrealistas domina a necessidade de fidelidade ao “modelo interior”, não há lugar para uma receita ou um clichê figurativo estético: nada une as pinturas de Max Ernst, André Masson, Man Ray, Joan Miró e Yves Tanguy ( para citar apenas alguns dos participantes da primeira coletiva surrealista de 1925); nada, exceto, é claro, uma necessidade comum ideal – a de ser fiel a si mesmo, e não, obviamente, a preocupação de fazer uma ‘bela pintura’.
As exigências estéticas passam a segundo plano, uma vez que privilegia a vontade para expressar, com a maior autenticidade possível, os seus sonhos e desejos, sua própria visão de mundo. É irrelevante se não ocasional que esta necessidade tenha produzido algumas das maiores obras-primas da arte moderna e contemporânea. O que importa, para o surrealista é o valor inicial e o trabalho subversivo.
O critério para decidir se uma obra plástica é surrealista “, é necessário repeti-lo? não é estética “confirmará Breton, acrescentando:” O que qualifica o trabalho surrealista é, acima de tudo, o espírito com que foi concebido. Se é uma obra plástica, o valor que a damos pode ser função ou do sentimento de vida orgânica que libera ou do segredo de uma nova simbologia que traz dentro de si.
Em conclusão, gostaria de precisar que minha ambição foi a de ser mais fiel possível – também do ponto de vista filológico – à história desses dois movimentos. Por motivos de espaço fechei a pesquisa dos artistas surrealistas e aqueles que tinham expostos nas coletivas durante a vida de Breton, e depois a 1965. Isso apesar do movimento ter continuado a crescer e desenvolver-se não na França, mas também nas duas Américas e na Europa. De fato, como dizia André Breton, a atividade surrealista não corre nenhum risco de acabar, até que o homem seja capaz de distinguir um por uma chama ou por uma pedra“. Fonte Ministério dos Bens Culturais de Roma
Marcel Duchamp – L.H.O.O.Q. – 1919/1964 – Riproduzione, matita su carta – 30×23 cm – Gerusalemme. The Israel Museum
Man Ray
Venere restaurata, 1936/1971
Assemblaggio di materiale vario – New york, dono di Jose Mugrabi agli American Friends of the Israel Museum Gerusalemme, The Israel Museum
Joan Miró
Donna avvolta dal volo di un uccello, 1941
Gouache e pittura su carta, 46 x 38 cm – Parigi, Collezione privata. Parigi, Courtesy of Gallery 1900-2000
René Magritte
L’isola del tesoro, 1945
Olio su tela, 60 x 80 cm – Collezione privata
Man Ray
Il violino d’Ingres, 1924-1969
Litografia originale, 70 x 50 cm – Collezione privata