A diferença entre João Dória e Gucci

A Máscara
14 de fevereiro de 2017
La differenza tra João Dória e Gucci
19 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Enquanto Gucci enfeita as ruas de Nova York com street art, João Dória prefere a cor cinza para São Paulo.

A griffe de moda, Gucci, de origem italiana, presente no mundo inteiro, começou a apostar  em arte urbana, street art, ao contrário do prefeito de São Paulo, João Dória, que possivelmente não gosta dessa manifestação artística.

O recém eleito prefeito da capital paulista está apagando todos os murais pintados, os grafites, criados por artistas no centro da cidade, como jogada de marketing que chega a ser piegas.

Essa é a grande diferença!

Dória optou pelo tom cinza nos muros coloridos pela vida da arte de rua, enquanto a famosa casa de moda contratou o artista californiano, Jayde Fish, para grafitar uma parede no bairro de Soho, em Nova York.

o-novo-prefeito-vai-retirar-todos-os-grafites-na-area-conhecida-como-arcos-do-janio-na-area-central-de-sao-paulo-1484405160008_615x300

“Arcos do Jânio” grafite de São Paulo que serão apagados por decisão do prefeito João Dória. foto via uol.

Para a equipe da prefeitura de São Paulo é bem mais fácil passar a tinta cinza em cima de grafites que contam história, que falam por meio da imagem colorida e silenciosa sobre as questões sociais e políticas de seu povo, do que recuperar o rio Tietê que corta a cidade e exala um cheiro medonho ou melhor de merda, de esgoto a quem passa vizinho ao rio.

_93845937_grafite2. Para Bárbara Goys, criadora de um dos painéis apagados na ação da prefeitura

Para Bárbara Goys, criadora de um dos painéis apagados na ação da prefeitura. Foto via BBC

Não seria melhor restaurar os mais interessantes e contundentes grafites que já fazem parte da história de São Paulo. Para Bárbara Goys, criadora de um dos painéis apagados na ação da prefeitura, é preciso valorizar a importância do grafite no desenvolvimento turístico da cidade

Cidade de paredes e muros perfeitos cinzas e polidos e com rio de cheiro fétido.  Que confusão de conceitos – Operação Cidade Linda! Ou será que o olfato dos senhores públicos não está tão aguçado?

 

Um comentário sobre a mais recente combinação entre a Gucci e arte de rua foi publicado no Exibart italiano.

“O que é mais distante que uma famosa grife de moda e a arte de rua? No mundo inteiro nos conhecemos, de um lado o luxo e algumas pessoas que se reconhecem num esmalte de uma marca de classe e de outro, a expressão artística mais espontânea, não comprometida com o mercado (pelo menos até pouco tempo atrás era assim), e também mais política.

E ao contrário, milagrosamente, os dois pólos se convergem. Alguns dias atrás, em uma rua da Soho, em Nova York, aparece uma nova peça de arte na rua realizado pelo artista californiano, Jayde Fish. O que é mais legal, obviamente, é que Gucci é o contratante.

É a primeira vez que uma célebre casa entra no campo da Street Art. O resultado talvez não é o máximo. Mas, como todos na primeira vez, existe sempre um tempo para melhorar”.

O que é arte urbana ou grafite

São manifestações artísticas desenvolvidas em espaços públicos. “Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade”. Fonte: Wikipédia.

É uma forma de expressar arte que começou no século XX e cada vez mais toma vulto no século XXI (só Dória que perdeu o bonde da história ), como forma de humanizar as grandes metrópoles.

 

 

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Os comentários estão encerrados.