Boy Radio Silhouette, 2016. Photograph: Fred Attenborough

Arte dá visibilidade ao tema transgênero

 Artistas se unem para resistir a onda reacionária americana

 É inegável que a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA  e sua vitória causou a muitos americanos desconforto, sobretudo para aqueles que fazem parte das minorias. Salvo o grande sucesso entre os brancos da zona rural e algumas esporádicas exceções, o magnata de Nova York permanece decididamente impopular a todos os grupos sociais que de qualquer modo não compactuam com a ideia do ‘americano perfeito’ defendido pelos mais conservadores.

A crescente de intolerância e discriminação  acordou o mundo da arte, que buscou novos instrumentos de reflexão e abertura mental. Uma série da mostras sobre o tema ‘transgênero’ organizado durante e depois das eleições colocou no centro do debate os direitos das minorias sexuais na sociedade americana.

Para testemunhar esse novo momento o Museu da cidade de Nova York programou ‘Gay Gotham’, sobre o papel da criatividade ‘queer’ do século passado, enquanto o Museu Trans History & Art organizou a exposição ‘Trans History in 99 Objects’, que traça a história da cultura  sobre o corpo transgênero nos EUA. Iniciativas como essas demonstram que o mundo da cultura criou uma frente unida para resistir a onda reacionária que atingiu a sociedade americana, lembrando-nos que a grandeza de um país está na sua abertura para a diversidade e no seu pluralismo e não na homologação identitária.

Fonte: The Guardian

Publicação original: Exibart

Comments are closed.