‘Embora tenhamos arte em torno de nós, não se sente, é como o ar que respiramos’
‘Embora tenhamos arte em torno de nós, não se sente, é como o ar que respiramos’, afirmou o diretor do museu, Mikhail Piotrovsky.
O mais famoso entrevistador da Rússia, Vladimir Posner, foi quem orientou o debate e começou citando Dostoievski, que disse que a arte é tão necessária quanto a comida e a bebida. ‘Isso é verdade? Se nós oferecemos alimentos ruins às pessoas, quais são as chances dessas pessoas se tornarem saudáveis? Se elas não têm arte, como vão se tornar espiritualmente saudáveis? A arte mudou nos últimos tempos? Deveria a arte ser entendida pelas pessoas, como os marxistas queriam?
Sua primeira testemunha foi Irina Prokhorova, crítica literária e editora. Ela disse que a pesquisa está provando que a fronteira entre seres humanos e animais é cada vez menos clara, mas a diferença é arte. Civilização não é o PIB de um país, mas a medida em que a cultura permeia a vida; em dias soviéticos, as pessoas criativas acreditavam nisso para se manterem vivas durante tempos terríveis. Segundo ela, era importante que a arte se espalhasse entre as pessoas: “Tínhamos vivido muito tempo com a estética do feio.” Para ilustrar como a cultura pode ser acessível a todos, ela citou um festival de poesia contemporânea realizado numa vila de pescadores canadense. Após cinco anos, os pescadores puderam entender a diferença entre a boa e a poesia ruim. Posner acrescentou: “Será que os pescadores desistiram de ser bons pescadores?” Prokhorova: “Eles se tornaram melhores pescadores.”
A seguinte foi Garrett Johnston, um consultor de negócios da Irlanda, na Rússia, que acredita que a arte é como um treinamento da aptidão para a consciência humana porque é fora do puramente utilitário, e traz às pessoas a auto-realização. Ao trabalhar com empresários, ele ensina que a chave para o sucesso é encontrar uma coisa única: pensar mais como artista. Ele concluiu: “Os russos são como artistas na medida em que inventam respostas para as perguntas que não foram feitas ainda. A China é todo o desempenho; na Rússia, é o contrário “.
O diretor de cinema Alexei Uchitel escolheu para se concentrar em censura, como a auto-censura está se tornando tão perigosa quanto a censura em si. O medo nos priva da produção artística talentosa. O mundo está se tornando mais assustador. Ele tentou fazer um filme na Palestina, mas os atores tinham muito medo de ir.
A última testemunha foi Tatiana Chernigovskaya, professora de ciência da linguística. Ela também citou a questão da fronteira entre seres humanos e animais, e perguntou por que os cães não vão a museus ou concertos. A arte é específica para os seres humanos, ela disse. A arte, como ciência, é a nossa ferramenta para compreender o mundo; se queremos ser como os cães, nós podemos, sem arte.”A arte não imita a realidade; produz realidade. Antes de Turgueniev(famoso dramaturgo russo do século XIX), não havia senhoras Turgueniev “, disse ela.
A arte tem uma capacidade sensorial; encontra verdades científicas antes da ciência, como o Impressionismo e a ciência da percepção. Se o cérebro não está ocupado com tarefas difíceis, se degenera. Sabemos que a nossa rede neural muda quando nós escutamos uma peça complexa de música.
“A arte não trata do belo, mas mostra uma nova visão radical”, concluiu. Posner: “Você concorda com Picasso quando ele disse que a arte é uma mentira que nos faz encontrar a verdade? Chernigovskaya: “Em um hospício há pessoas que acreditam que suas alucinações são reais, mas a arte não é o que você vê; é o que você faz para os outros verem”.
Ordenadamente parafraseando uma observação anterior, Piotrovsky encerrou o processo com “Arte fornece as respostas às perguntas que ninguém fez” e anunciou: “Absolvição para todos”.
Fonte: The Art Newspaper