Visitas guiadas à luz do luar

Mercati Di Traiano e a história que o povo gosta de contar
14 de agosto de 2015
Salvem as benzedeiras!
21 de agosto de 2015
Exibir tudo

 

Para que complicar se dá para facilitar e ainda poetizar temperando o trivial com pitadas de lirismo.

“A visita guiada sob a luz do luar” ou então em italiano “visita guidada al chiaro di luna” , em Roma, é um exemplo típico de que o romano não se intimida com o calor de 40 graus durante o verão na cidade eterna e a mostra com as suas mais intrigantes histórias, durante a noite, em visitas guiadas por jovens graduados em história da arte e arqueologia.

IMG_4219

Via Giulia

Em uma delas, via Giulia, a jovem Michela Rosci, começa o passeio noturno entre conventos e pátios iluminados de uma das ruas mais belas, entre tantas, da cidade de Roma.  A proposta é da associação cultural de Roma e Lazio x te num programa para o verão.

Michela conduz o grupo de turistas a partir da ponte Sisto, no Lungotevere, numa viagem no tempo e mostra como foi construído e se desenvolveu o acesso viário concebido por Bramante pelo papa Giulio II, no início do século XVI.

IMG_4227

A região em que se percorre foi povoada por prósperos comerciantes judeus de Florença e nas paredes das casas, das igrejas, dos palacetes estão guardados os lamentos dos desfavorecidos e os segredos dos nobres senhores que habitaram por ali, como os Falconieri, Scchetti, Farnese, e a casa comprada pelo artista Raffaello, que morreu antes de habitá-la. Hoje, o local é ocupado, sobretudo por antiquários e restauradores de móveis.

IMG_4234

 

Entre as igrejas, a que era mantida por irmãs de caridade, aquela que oferecia um sepultamento digno para os miseráveis da época, se destaca pela morbidez de sua decoração. Outras visitas guiadas também são curiosas e mostram o passado de Roma, o fascínio do poder e da arte, como Roma Insólita e Secreta, Onde estão as mulheres de Roma (Valeria Messalina, Livia Drusilla, Artemisia Gentileschi o Cristina di Svezia). Os passeios pedem uma contribuição de 8 euros por pessoa e tem a duração, na maioria, de duas horas.

IMG_4208

 

 

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.