‘A Elegância do Alimento'(L’eleganza del cibo) é uma mostra de arte incomum colocada num espaço único e de valor inestimável: Mercati Di Traiano, em Roma. Muitos vestidos e alguns acessórios que tiveram como fonte de inspiração o alimento em seu design, dão um toque especial em meio as relíquias históricas de um passado muito remoto.
Uma mostra que só poderia ser criada em terras italianas, partindo da premissa que eles são especialistas em moda e famosos na cozinha.
Bustos de heróis romanos e monumentais esculturas em mármore, além de outras em fragmentos, testemunhos de um tempo em que o lugar era um antigo mercado romano construído pelo imperador Traiano (112 e 113 d.C), e hoje transformado em Museu do Fórum Imperial, se misturam às roupas de estampas e decorações excêntricas, assinadas por estilistas e empreendedores não menos famosos.
Sorvetes bordados em vestidos assinados pelo italiano Enrico Coveri, outro modelo insólito é o vestido-ovo da estilista espanhola, Agatha Ruiz della Prada,
um tomara-que-caia inteiramente confeccionado por raízes, de Tiziano Guardini, sapatos artesanais de Salvatore Ferragano,
bolsas em tecido decorado com cerejas, de Louis Vuitton. Isso é ainda é pouco, tem mais.
As diferentes jóias de Gianni di Benedittis, que utiliza em seu desenho o formato de garfos e macarrão.
O objetivo da exposição, segundo os curadores, é de mostrar o diálogo entre a moda e o alimento. “A moda alimenta a mente, o alimento nutre o corpo”, justificam os curadores Stefano Dominella e Bonizza Giordani Aragno.
Os grandes costureiros fazem o resto. Criaram ao seu bel’prazer as mais exóticas e diferentes vestimentas, destacando ainda o longo feito de algodão, decorado com bolachas e espigas de trigo, assinado pela estilista que vestiu artistas famosas como Andrey Hepburn- a italiana Fernanda Gattinoni.
A exposição foi realizada em função da EXPO2015, realizada em Milão, Itália, em junho, cujo tema central foi comida. São 160 peças entre roupas e acessórios expostas na mostra que estará aberta até primeiro de novembro.
Olhar Crítico
O destaque dado pelo PanHoramarte é puramente para entretenimento de seus leitores no Brasil, sobretudo àqueles que apreciam viajar em pensamento, considerando a distância em que se encontra a exposição. Enfim, visitá-la não é como dar uma passada em São Paulo para apreciar um grande evento.
Apresentar essa mostra incomum e ao mesmo tempo tão refinada, tem a finalidade de oferecer ao leitor a dimensão do significado alimento e moda na visão dos italianos e como eles valorizam o que é deles. Dois temas que se unem sem divisões e fronteiras e com total liberdade de criatividade. Talvez no Brasil seria considerada brega e motivo de zombaria, até para encobrir aquele velho complexo de “vira-lata” que muitos brasileiros insistem em alimentar.