Um verão na capital da República Tcheca.

Espiritualidade e luz na pauta das bienais
2 de fevereiro de 2015
Ausência de arte nos subterrâneos da Capadócia dificulta estudos
11 de fevereiro de 2015
Exibir tudo

Estilo sóbrio e fechado

O estilo sóbrio e fechado das pessoas que vivem em Praga, na capital da República Tcheca, compensa na medida em que o turista começa a sentir a alma da cidade no verão.Praga desabrocha como uma flor e celebra o sol com música por toda a parte. É uma metrópole, não pelo potencial industrial, mas pela diversidade de cultura e de povos que se estabeleceram no local ou estão de passagem.

dsc01797

Muita música

A agenda de concertos de músicas clássicas e óperas está completa por mais de dois meses nas imponentes igrejas, grande parte barrocas,  e   nos teatros – alguns com arquitetura e decoração da Belle Époque” . O virtuosismo é uma constante nas apresentações. São músicos de Orquestras Sinfônicas e cantores da melhor qualidade artística.

Talentos à parte também encontramos pelas ruas se apresentando popularmente para os caminhantes afoitos. Praga é uma pequena Paris, ainda melhor, com o aconchego de uma cidade pequena.

21

Ponte Carlos

Passar pela Ponte de Carlos VI, com suas 30 esculturas barrocas (sacras) é uma experiência interessante, principalmente pela simples razão de o espectador  questionar o porquê  das obras estarem enegrecidas pelo tempo e algumas com teias de aranha. Desleixo ou falta de dinheiro para restauração, não foi possível descobrir.

A resposta com certeza está inserida na sua trajetória histórica. Praga está localizada no leste europeu e fez parte dos países da “cortina de ferro”(1948-1989) e segundo relato dos habitantes, muitos prédios e obras que lembravam a burguesia e o fausto foram abandonados e  quase à ruína.

Kafka

No entanto, este aspecto enegrecido de sua arquitetura e algumas obras que pedem limpeza dão um tom kafkaniano à Praga, talvez à propósito. Talvez ao mostrar a paisagem sombria da ponte que dá acesso aos quarteirões, de um lado Mala Strana e de outro o Josefov, bairro Judeu, o turista poderá imaginar a tortura existencial de Franz Kafka, escritor tcheco, quando circulava pelas ruas de sua cidade natal, num inverno rigoroso.

dsc01842

Kafka  vivia atormentado por temores e crises existenciais  que eram provocadas pela relação neurótica  entre pai dominador e filho sensível e por uma  vida limitada dentro de um  serviço burocrático, situações  que resultaram em uma de suas mais conhecidas obras, “Metamorfose”, pela qual descreve a sensação de se transformar em uma barata.  Sentir  Praga com este olhar é se transportar para o mundo de Kafka. Para quem admira o escritor vale a pena visitar o Museu que mantém documentos e a história dele.

dsc01537

Mas a Praga atual oferece ao visitante também a possibilidade de ampliar o olhar para enfoque mais alegre e mundano. Para isto  basta aproveitar a diversidade de eventos musicais e desfrutar de todos os pontos turísticos que fazem a história da cidade.  Torre Astronômica (Orloj), um prédio com um enorme relógio que foi construído em 1410. É o terceiro relógio astronômico  mais antigo do mundo e o único que ainda funciona. Mais dicas sobre os diversos podem ser achadas na internet em sites. Mais fotos de Praga no mariweigert.blogspot.com

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.