A 'Turma do Mar' celebrou num animado 'luau' o espetáculo da lua cheia de maio na praia do Morro do Careca. O ponto de encontro: a plataforma Dubai.
Quando me refiro a “Turma do Mar” estou marcando uma galera de gente! Os grupos de nadadores de Ponta Negra, os que praticam stand up, aqueles que curtem sair de caiaque e os instrutores de atividades no mar, (conheçam pelo Instagram CTF um deles) e mais ( Standupnatal). Além desse povo que ensina, tem a líder da turma de Nadadores de Ponta Negra, Madalena Nunes.
Uma turma relativamente grande que se reúne e troca ‘figurinhas’ sobre como e quando vão nadar juntos. O ponto de encontro é ou o João ou o Nego do coco. Esses dois abençoados senhores têm barraca na praia do Morro do Careca e olham pelos pertences dos nadadores. A norma é: nunca ir até a Dubai ( 500 metros da praia em maré seca) sozinho, sempre com mais um nadador.
Os créditos da fotos e dos vídeos são para Madalenas Nunes (grupo de Nadadores), JhooSant (standup), Humberto Maurício (nadadores) e FCO(Assessoria Fitness).
O único objetivo é reunir-se para nadar ou deslizar numa prancha. Dias de grande eventos são aqueles combinados para apreciar o espetáculo gratuito do amanhecer e entardecer juntos ou fazer travessias solidárias ou de competição.
Todos são UM nesses momentos de interação com o mar! Uma comunhão de almas e natureza, que transcende as desavenças naturais e independe de ideologia e religião.
Crédito para Madalena Nunes que registrou momentos de muita descontração. Os grupos de nadadores são vários e até tem uma a Associação oficial com estatuto e tudo. Além disso, em WhatsApp acredito estarem ativas umas 300 pessoas.
Crédito para Humberto Maurício (nadador) que criou a TvNPN, com canal no Youtube e rádio NPN.
Essa mobilização toda também envolve um trabalho social muito atuante. As travessias, os eventos, muitas vezes têm um fim tanto educativo quanto de inclusão social. Os atletas paraolímpicos estão dentro desse trabalho também e inserem as pessoas dentro dos grupos.
Vejam bem leitores do Panhoramarte! Estão imaginando que cheguei até a Dubai e participei dessa alegria. Eu acompanho todos os grupos. Todos pelo WhatsApp… vixe! rsss…
Não participei presencialmente do Luau.
Isso porque estou em fase de aprimoramento da coragem para nadar até a Dubai. Mas de stand up já cheguei lá, não sozinha, é claro que com Jonathas, o jovem mestre em surf e prancha, que me dá dicas e segurança para deslizar pela enseada. JoohSant (Jonathas dos Santos Costa) como assina suas fotos atua com Ana Paula Piszter e Jailson Matias Leandro (Jota). Eles são ótimos.
Confesso que me sinto parte como se estivesse chegado a Dubai e comungado com a animação da turma e sentindo na alma a beleza de todo o conjunto desse santuário ecológico que é o Morro do Careca. Mas chego lá. Me aguardem!
Essa sensação de pertencimento ao grupo de nadadores de Ponta Negra devo a Talita Smith, que é nadadora e também uma boa osteopata. Ela me disse: vá nadar no Morro do Careca. Lá tem uma plataforma uns metros da praia fantástica. Mas só sei nadar ‘cachorrinho’, respondi para ela. Não tem problema disse, “vai nadando cachorrinho com flutuador que você chega lá”.
Eu acreditei!
Pensem… E foi Márcia Freire ( minha madrinha) que me colocou na real. Teve a paciência de me aguentar nadando e me esgoelando na respiração. Um desastre! Até a Dubai? Nada.. no máximo uns 100 metros e olha lá.
“Você tem medo do mar e precisa aprender mais a técnica”, disse Márcia. “Por que não vai ali no CTF”, e apontou para a escola pertinho do morro… E foi assim achei a minha praia…
Até canoas havaianas estão chegando pelas bandas do Morro do Careca. Vejam só!
Foi apresentado pelo Cézar, que dirige o CTF – Assessoria Esportiva. Neste vídeo feito pelo Cassiano Pereira (nadador), Miguel que é responsável pelas canoas explica e dá instruções de como entrar nelas.
A praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca, é uma enseada extraordinariamente bela, ao reunir ao entorno, no morro, a mata nativa e em toda faixa litorânea dunas e mais, junto com essa riqueza um centro urbano.
Só olhe para o mar. Não se atenha a orla que deixa muito a desejar. Precisa de cuidados na iluminação, na fiscalização dos esgotos clandestinos, na limpeza…. Pensam em engordar a praia… Claro tem muita grana para isso. E as outras praias com as falésias que estão desmoronando, como Tabatinga? Deixa lá. Não importa porque não tem grana e as casas podem cair junto.
Enfim, voltando ao que o Universo nos oferece como dádiva é muito privilégio para uma cidade ter um espaço tão precioso pertinho de todos que vivem ali. O Morro do Careca e sua linda enseada estão todos os dias apresentando-se iluminados pela ensolarada Natal – a capital potiguar, num espetáculo de encher os olhos.
Foi com muito entusiasmo que alguns da turma receberam e a visita de um bando de golfinhos brincando por perto do Morro. As imagens foram captadas pelo JoohSent, do standupnatal. Vejam no final dessa minha despretensiosa crônica. Um belo presente de Jonathas como registro para posteridade.
O ‘criador’ está cumprindo a sua parte e oferecendo a nós todos os dias um espetáculo deslumbrante gratuitamente. E o bicho homem?