CIMG0258

Geralda completa 90 anos! Guru da terapia ‘quente e frio’ prova por si a eficácia do seu método

Pasmem Geralda, a guru de muita gente, completa 90 anos com a mesma mente inquieta e olhos brilhantes. Suas rugas são apenas marcas de sabedoria por uma vida dedicada a curar pessoas.

A sua alma fica gigante quando  começa a falar sobre a terapia que criou e que usa água, sal e o toque para equilibrar o ‘quente e o frio’ no corpo. O Yin e o Yang da Medicina Chinesa que foi abrasileirado por ela em ‘frio e calor’.

 Uma longa história com mais de 30 anos que começou em Curitiba, no Paraná. Começou no momento que essa senhora decidiu fazer da busca pela saúde e harmonia física a sua poética de vida e adotar a humanidade como seus filhos. Seus olhos ficam marejados de lágrimas quando refere-se aos seus pacientes e pessoas queridas que a ajudaram a defender e colocar em prática suas ideias.  

Ideias de vanguarda, mesmo que chocasse quem a visse na terapia, na qual as pessoas são envolvidas em toalhas, bolsas de água quente e paninhos úmidos.

 “É tão simples manter a saúde equilibrada usando a água quente e o toque para ativar a circulação e não deixar os músculos endurecerem”diz ela. “A pessoa mesma pode fazer isso”,  complementa. E numa certa ansiedade, como se não quisesse perder mais seu precioso tempo, chama a atenção para o fato de que a “humanidade precisa saber que o corpo não envelhece e não trava com esses cuidados”. Como se quisesse apregoar por todos os cantos do mundo que o corpo equilibra-se quando a temperatura está em harmonia. “Cabeça fria e os pés quentes”.

Geralda Nadyr Henriqueta Carniel, assim como eu, Lucia Helena Fernandes Stall, Mirko de Rossi, Glaucia Klozovisk, Eraldo Kirchner Braga, tantos outros não citados acreditávamos que poderíamos mudar o mundo.  Assim, nessa poética de que as pessoas não precisariam gastar mais em remédios, sonhadores e poetas fundamos o Centro de Equilíbrio de Energia.  

Parece que foi ontem que fui ouvir Geralda falar sobre o “Tao” e Medicina Chinesa na chácara do médico homeopata Mauro Carbonar em Piraquara, no Paraná. Ainda não tinha seus cabelos brancos, era uma ex-freira e recém curada de uma tuberculose. Na sequência, ainda nesse tempo que paree que foi ontem, fui aprender os princípios do Tao na chácara da Mary, professora de Yoga, também em Piraquara. 

Geralda ensinou-nos as leis que geram energia no universo e nos mostrou, mexendo na terra, fazendo dramatização, que somos microcosmos dentro do macrocosmos. Isso porque tinha traduzido um livro que por intermédio do amigo e médico Mauro Carbonar, contava os segredos da medicina chinesa. Era pelos idos da década de 80, quando o assunto acupuntura ainda era tabu no Brasil e este livro era escrito em francês. Hoje, já existe exemplares em português que tratam do equilíbrio do Yin e do Yang.

Universo - Imagem de Adalgisa Lacerda. Arquivo CEE

À luz de vela, pois na sua chacrinha, em Piraquara, na que época não tinha luz elétrica, a mestra Geralda traduziu avidamente os textos em francês e começou adaptar estes conhecimentos à nossa cultura. O que o chinês chama de Yin, o negativo, a energia da água, da lua, da mulher, ela simplesmente traduziu como “frio”. O Yang que chinês demonstra pelo positivo, sol, homem, ela denominou “calor”. O equilíbrio destes dois fatores promove a vida no universo, num movimento contínuo que envolve a alimentação, as estações, o corpo, a mente, a espiritualidade.

Foto da chácara da Geralda já modernizada. 2012

Heureka! 

Geralda descobriu a chave da saúde do corpo. Bastou adquirir estes conhecimentos para criar uma metodologia de tratamento para o desequilíbrio corporal, que ela chama de médtodo Carniel. A receita é simples e a alquimia quem faz é a natureza: toque, compressas frias com panos úmidos, quentes com bolsa de água e sal grosso, fazem parte do arsenal, ou melhor, a ferramenta de trabalho da terapeuta.

ilustrações: Stela Maris Shoenfuss

Geralda viveu até os 40 anos no convento e escolheu ser freira ainda criança, anos depois que perdeu o seu pai. É farmacêutica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e conta que aprendeu a ler somente com 10 anos. “Até então eu não conseguia entender o processo de alfabetização. Quem me ajudou foi uma freira que cozinhava no convento. Ao mesmo tempo em que a ajudava na cozinha, ela, com toda a paciência do mundo, aproveitava para me ensinar as primeiras letras”, relembra.

Assim foi a trajetória de Geralda, que ainda continua a mesma pessoa perspicaz quando busca o diagnóstico num problema de saúde. Sensível a ponto de ficar com os olhos marejados de lágrimas quando conta sobre suas intuições, que iniciaram na infância, fala sobre o amor e o sentimento de solidariedade entre as pessoas.

Em Concórdia, Santa Catarina, onde viveu quando ainda era freira, fundou um lar/associação para abrigar meninos órfãos e de rua. Até hoje o local existe e a irmã Geralda já foi homenageada porque os meninos de ontem agora são homens, cidadãos respeitados na vida

O método Carniel tem sido desenvolvido no Centro de Equilíbrio de Energia desde a década de 80. De lá para cá, Geralda vem aperfeiçoando sua terapia e realizando cursos sobre os benefícios dessa técnica. Durante esses quase 40 anos publicou quatro livros . Os dois primeiros estão na primeira edição esgotados, e para qualquer informação entrar em contato com o CEE – Rua Myltho Anselmo da Silva, 777 – Mercês
Curitiba / PR
Telefone: (41)3338-9557
e-mail: cee.geralda@gmail.com

“o primeiro livro foi publicado em 1992. “Cartilha para o equilíbrio da Saude“; no segundo livro publicado em 1997 “Frio-Calor:Causa de desequilíbrio da Saude“, nele relato alguns aspectos marcantes de minha vida em Machadinho, no Rio Grande do Sul, onde nasci em 1934, eu era quieta mas tinha uma observação aguçada para os fatos, mas não sabia exteriorizá-los…

“Sou mais conhecida como Professora Geralda, mas meu nome é Nadyr Henriqueta Carniel e desenvolvedora de uma técnica de saúde denominada “Método Carniel” para equilíbrio da Saúde, ou também conhecida como, terapia do “Frio-Calor”. escreve em seu blog.

 

Geralda com 80 anos

Em poucas palavras relatei fatos marcantes da vida dessa senhora, nonagenária que tanto contribuiu para o bem-estar das pessoas. Se não mudou o mundo ao menos amenizou as dores de milhares de pessoas que passaram pelo Centro de Equilíbrio de Energia. 

É para nunca mais esquecer de carregar uma toalhinha em todas viagens ou ter em casa. Qualquer desconforto colocar o pano úmido e frio sobre o abdômen para aliviar a fermentação e ou sob a testa para melhorar e acalmar nosso espírito. 

“A todo aquele que ler os meus livros ou procure o Centro de Equilíbrio de Energia (CEE), o meu desejo é para que encontre o Tao; o caminho certo para desenvolvimento físico, mental e espiritual.

O caminho certo exige de cada um esforço para encontrar o equilíbrio. O equilíbrio não é constante; ele muda de acordo com as circunstâncias que vivemos.

Assim, a observação constante das manifestações do nosso corpo, das nossas emoções e aspirações do espírito, é a leitura que devemos fazer a cada momento.

Quando isso se tornar um hábito em sua vida, você poderá afirmar: eu estou compreendendo o meu corpo. Eu sou feliz!” , Geralda Nadyr Henriqueta Carniel.

Querida guru vida longa e muita saúde!

Parabéns e obrigada por  tudo que ensinou a mim e às minhas filhas, às pessoas amigas que lhe acompanharam ao longo de sua vida. Nossa homenagem a quem ousou sonhar e acreditar na sua utopia.

 

 

Comments are closed.