93ebd2a2-36f7-4817-8b58-65fca257f852

Não apagou-se a ‘chama’ da nossa cultura Suassuna! Os Reisados continuam…

A turma da foto destaque é do bairro Ipiranga, de Juiz de Fora. Explico que depois de publicar a matéria sobre Folia de Reis, alguns amigos e leitores mandaram fotos de Reisados.

Dione Batista, Adair Rocha, Rosa Valente, a turma do Plural, fizeram questão de mostrar alguns exemplos de Reisados que mantém a ‘chama da cultura popular’ acesa por esse Brasil continental. Dione enviou de Juiz de Fora, dos bairros Santa Luzia e do Ipiranga. Adair, que é professor de Comunicação Social da Puc/RJ e UERJ, informou que há 44 anos, os Penitentes de Santa Marta, no Rio de Janeiro, celebram a tradição da Folia de Reis no dia 6 de janeiro. Escreveu ele no Facebook

 
Hoje é o dia de Santos Reis!
Acordei pensando na minha comadre Patrícia Mont-Mór, no amigo Calos Rodrigues Brandão,
nos Mestres Joãozinho, Luiz, Dodô, Zé Diniz, Riquinho ( que, infelizmente, a Covid19 levou), todos da Folia de Reis Penitentes do Santa Marta, que me recebe numa jornada de 44 anos, nesse dia seis, por eu ser um Folião de Reis, contra-mestre da Companhia de Reis do Monjolinho lá no Sul das Geraes, onde o Mestre Antônio Adão era o grande sábio!
E hoje, à noite, o Mestre Ronaldo e o conjunto dos Penitentes nos recebem ( a mim, aos amigos, a população do Morro, a criançada que vai dar continuidade a esse fenômeno, estudiosos e pesquisadores do tema), e nos confraternizamos no final, depois de ouvirmos os Palhaços. Aliás, o coordenador deles é também da Folia, hoje, Juninho, iniciou essa jornada aos sete anos de idade, vestindo essa farda numa visita dos Penitentes à minha casa.
E dando o significado místico e espiritual dessa sagrada jornada que reproduz a história sagrada desse Menino judeu que materializa a relação do Antigo e do Novo Testamento, em grande parte da significação da humanidade, citando as duas grandes matriarca dessa história no Santa Marta: Quinha, que já se foi e Maura que está entre nós, avó e mãe da família SILVA que faz e atrai quem faz essa Jornada e o cerzimento do Santa Marta na Multicentralidade da Cidade!
Viva os Santos Reis e o Menino!
 
“A tradição na minha família é no dia de Reis, 6 de janeiro, fazemos um bolo com um grão de feijão na massa.
Quem achar o grão no pedaço que comer ganha um presente”, contou-me Rosa Valente.

“Estou em Juiz de Fora, um grupo de moradores de Santa Luzia estão preparando a folia pra saída hoje às 22:00 horas”, Dione Batista.

Viviane Duetto, da comunidade da qual participo, do site Plural, mostrou o trabalho legal dos meninos Buriti, da Paraíba, no Cariri.

Bairro Santa Luzia, Juiz de Fora.

Bairo Ipiranga, Juiz de Fora

Os meninos Buriti da Paraíba, foto retirada do Instagram.

Tim Maia banda vitória régia “KCN Chaguinha guitarra de Natal “

Com excessão do Youtube, e Instagram as outras imagens foram feitas por amadores.

Comments are closed.