Mata Pequena é aldeia reinventada para ter sabor dos ‘tempos idos’ em Portugal

Entranhas da terra nas Grutas de Mira de Aire em Portugal
21 de julho de 2022
Nova logomarca do PanHoramarte adquire leveza e fortalece o conceito
4 de agosto de 2022
Exibir tudo

Única rua da Aldeia - foto por Mari Weigert

A Aldeia Mata Pequena é um pequeno lugarejo perto de Lisboa que nos faz sentir-se vivendo no passado. Numa autêntica aldeia saloia.

Vejam só que descobri o termo “saloia” lendo sobre Mata Pequena, cujo significado da palavra em Lisboa, é quando se refere ao habitante natural das zonas rurais. 

Portanto, na Aldeia Mata Pequena existe apenas uma rua e 13 habitações típicas da zona rural do passado português, recuperadas há 20 anos, após uma pesquisa rigorosa feita por Diogo Batalha e sua companheira Ana – Diogo neto do oleiro José Franco. 

É um lugar bucólico, distante do burburinho das cidades, há 30 minutos de Lisboa e 15 minutos  de Mafra, que possibilita ao visitante fazer uma viagem no tempo. É um lugar reconhecido pelo setor turístico português em área natural. 

Para quem desejar conhecer existe a possibilidade de se hospedar no local ou em Mafra. Caso a estadia seja em Lisboa é possível fazer um passeio de ida e volta no mesmo dia. 

Mas aviso com antecedência que o preço da hospedagem na Aldeia é bem contemporâneo, nada que lembre o passado especialmente para brasileiros. A dica é se instalar em Mafra ou de Lisboa fazer o ida e volta. 

Também é importante lembrar que no local só existe um lugar para comer – a Tasquinha do Gil. São petiscos deliciosos que buscam manter as receitas originais e queijos, carnes e guloseimas tradicionais da região. Sem dúvida, caro para brasileiros. Mas vale experimentar muito gostoso. É bom marcar e reservar horário porque eles fecham também.

…Tradição saloia revive na Aldeia da Mata Pequena. Diogo Batalha herdou de seu avô, o conhecido ceramista e oleiro José Franco, a paixão pelas terras saloias. Uma paixão que o levou a fazer renascer uma aldeia esquecida do concelho de Mafra, num belíssimo exemplo de preservação da arquitectura regional…“, afirmou no seu programa televisivo, o Tempo e a Alma, José Hermano Saraiva. (fonte: oliraf)

Entre os montes e vales da região saloia, a Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural com uma dúzia de habitações, onde ainda se vive em comunhão com a natureza e se respira pacatez e autenticidade.

A Aldeia da Mata Pequena, em plena Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, no Concelho de Mafra, é caracterizada por ser um povoado rural de paredes caiadas e pavimento lajeado de pedra, com pouquíssimas habitações, todas elas rústicas e humildes. Ana e Diogo Batalha foram os responsáveis pela recuperação e preservação deste exemplo de Arquitectura Tradicional da Região Saloia. Entre montes e vales, a aldeia dispõe de algumas opções de alojamento e trilhos para caminhadas ou passeios de bicicleta. Fonte: Ericeira

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.