‘Quebrando o teto de vidro’ obra que celebra a primeira mulher, negra, vice-presidente dos EUA

“Diva” vai além do fato de ser uma vulva. É uma ferida
14 de janeiro de 2021
Genialidade de Vitor Pordeus ao colocar em cena a loucura. Teatro é cura
4 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Com a obra Shattering the Glass Ceiling/ 2020 (Quebrando o teto de vidro) mulheres artistas celebram a posse de Kamala Harris. A primeira mulher, negra, asiática, a tornar-se vice-presidente dos EUA.

Optamos em dar destaque à obra elaborada pelas artistas do Corning Museum of Glass de Nova York pela força simbólica, pela beleza do conceito e poética artística  impregnadas no significativo movimento das artistas americanas.  Um pequeno pedaço de vidro, moldado em temperatura inimaginável, mais mil graus e transformando-se num recado singelo: “Congratulation Madam Vice President.  Não é isso mesmo? 

Parabéns vice-presidente por estilhaçar… quebrar o teto de vidro construído por uma sociedade intransigente, conservadora e ultrapassada.  

Que os bons ventos soprem nos Estados Unidos da América (EUA) e que Joe Biden governe com a paz no coração e amor pela humanidade.

A informação a seguir foi publicada originalmente no site The Artnewspape 

 

Foto via internet: Kevin Lamarque/Reuters

 “Para comemorar a posse do presidente dos Estados Unidos Joseph R. Biden Jr e da vice-presidente Kamala Harris, mulheres artistas de vidro em colaboração com o Corning Museum of Glass em Nova York criaram uma homenagem a Harris, que fez história como a primeira mulher, negra americana,  a servir no segundo posto eleito mais alto do país.

Em um vídeo compartilhado com o The Art Newspaper, as artistas Helen Tegeler, Catherine Ayers e Christa Westbrook podem ser vistas criando a obra Shattering the Glass Ceiling (2020) usando os pedaços quebrados de uma lâmina de vidro de segurança que caiu do teto da oficina do Museu.  A escultura resultante, que apresenta o nome do vice-presidente, oferece uma “representação visual convincente” das barreiras que foram quebradas com a nomeação de Harris, diz Karol Wight, a presidente e diretora executiva do museu.

“A partir dos cacos quebrados, nossa equipe de fabricantes de vidro cria algo novo, simbolizando o momento histórico que chegou”, diz Wight. “O vídeo celebra o importante trabalho de gerações de mulheres que abriram caminho para que possamos dizer: Parabéns, Senhora Vice-presidente.”

“Estamos ansiosos por assistir a posse e  testemunhar o momento histórico em que um teto de vidro é quebrado e a primeira mulher vice-presidente assume o cargo. Criamos uma representação visual da frase “quebrando o teto de vidro” para marcar este marco significativo na história de nossa nação.”

É a citação colocada abaixo do vídeo no Youtube momentos antes da cerimônia de posse de Kamala Harris.

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *