A fotografia instantânea foi fundamental para carreira de Andy Warhol e no início foi a principal fonte de rendimentos do artista. A inseparável Polaroid foi o primeiro fator para os retratos feitos em serigrafia do artista.
“O procedimento de Andy Warhol para fazer um retrato era mais elaborado (…) Capturava muita fotos, escolhia uma imagem, cortava, modificava e maquiava para pessoa parecer mais atraente possível. Resumindo, fazia aos outros aquilo que queria que os outros fizessem a ele”, Pat Hackett. Fonte: mostra de Andy Warhol em Roma.
Warhol realizou retratos fotográficos de protagonistas do mundo da moda como Gianni Versace, Valentino, Giorgio Armani; do cinema e do esporte, como Sylvester Stallone, Arnold Shwarzenegger, Muhammad Ali; homenageia artistas que mais gosta, Man Ray, Roy Lichtenstein, Francesco Clemente.
Em 1974 seu trabalho é sobre a artista drag queen de uma casa noturna de Nova York, chamada Golden Grape, da qual surge a série fotográfica Ladies and Gentlemen.
“Alguns críticos dizem que sou uma pessoa nula e isso não ajudou em nada o meu sentido de existência. Depois me dei conta que a mesma existência não é nada e me senti melhor”