Andy Warhol e Pop-Art são sinônimos um do outro. As Latas de Sopa Campbell e Marilyn Monroe estão entre as obras mais famosas do americano que criticou a cultura popular obcecada por dinheiro e fama, ao mesmo tempo que ele era também. Depois de 30 anos de sua morte, seus objetos e obras valem uma fortuna.
A década de 60 foi a época mais gloriosa para esse artista americano de personalidade emblemática. É dele a frase, ‘No futuro todos serão famosos por 15 minutos’ , que inspirado nela o escritor Erol Anar escreveu no PanHoramarte.
O apartamento que passou a viver a partir de 1960 com sua mãe, na Lexigton Avenue, em Nova York, na East 66th Street, no Upper East Side, de 700 metros quadrados demonstrava a sua obsessão. Hoje ele pertence a Tom Freston, presidente da MTV.
Wahorl viveu lá por 14 anos e logo após sua morte, em 1987, depois de uma cirurgia de vesícula, Fred Hughes, o administrador que o acompanhou por 25 anos, contratou David Gamble para capturar em suas lentes tudo que estava dentro do apartamento. Gamble passou 10 dias dentro dele e descobriu muito sobre o homem Andy Warhol e não o mito.
O fotógrafo britânico disse que uma das coisas que mais o fascinou foi o armário de banheiro de Warhol cheio de produtos, tais como Shelly Marks Potpourri, Xerc BP/10 para tratamento de acne, ExSel sulfeto para o couro cabeludo, uma esfoliação feita a partir de ervas, limpeza de pele, e muito mais.
“Era apenas o o começo do que o artista achava que precisava para enfrentar o mundo”, disse o fotógrafo em uma entrevista. A fotografia do escritório foi comprada em leilão por 25 mil dólares e hoje encontra-se no Museu de Warhol, na Pennsylvania.
No apartamento foram encontrados também 610 cápsulas do tempo, as famosas caixas de papelão aberta pela primeira vez em 2014, em que o artista preservou e arquivou mais de 300 mil objetos comuns. Em 2000, o apartamento foi vendido para o presidente da MTV e hoje é avaliado em 20 bilhões de dólares. Então, para saber o que realmente pertencia a Warhol, só temos que olhar as fotos de Gamble.
Publicação original Exibart