Antônio Nóbrega e sua arrebatadora música e dança

O Sonho
25 de abril de 2018
Monet sempre marca presença nas primaveras européias
5 de maio de 2018
Exibir tudo

 “Esses cantos, esses toques e essas danças são as pedras do meu céu e as estrelas do meu chão. Com eles, soletro, penso e disperso meu sonho humano. Com eles aprendi amar meu país e seu povo”. Eles são o meu Lunário Perpétuo.”

A homenagem do PanHoramarte ao talento insuperável de Anônio Nóbrega, no dia do seu aniversário. Um artista completo na sua arte que espalha as raízes brasileiras em prosa, verso,canto e dança pelo mundo.

Arrebatadora música

Arrebatadora  é a pessoa de Antonio Nóbrega, sim, Ariano Suassuna, como de fato disse e imortalizou a frase sobre o talento de seu amigo. Aos simples mortais cabe apenas se  deixar levar pelo prazer intenso que  proporciona os espetáculos criados por este pernambucano que já cantou e dançou descalço para quase meio mundo.

Uma arte que mostra os ritmos e a cultura das raízes populares do Brasil e quão comovente e pura é a essência original deste povo.

destaque_musica_lua

Foto internet. Site Antonio Nóbrega

destaque_danca_naturalmente

Foto Internet. Site Antonio Nóbrega

Um homem de corpo miúdo, mas que se torna gigante no palco.

Encanta o público, mesmo num visual quase único – chapéu de coco, pés descalços, vestes simples e um violino ao lado do corpo, ou violão.Vale a pena acompanhar o trabalho deste artista mesmo que seja em vídeos, ou acompanhar as apresentações de seus próximos espetáculos pelo seu site Antonio Nóbrega.

destaque_danca_figural

Foto Internet Site Antonio Nóbrega

É violinista desde criança.

Entre 1968 e 1970, já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

Mais informações sobre o seu trabalho, sobre a Companhia Antonio Nóbrega de Dança, funcionando em São Paulo, no Instituto Brincante, são encontradas em seu siteE mais ainda, se quiser conhecer um pouco daquilo que é Antonio Nóbrega, entre em seu blog e veja suas ideias sobre a vida.

“De minha parte, eu ao longo deste últimos 30 anos, aprendi toques, instrumentais, cantos, loas, danças, com os brincantes, com os tocadores de alfaias, com os cantadores e emboladores e fui recriando isto em vários e vários espetáculos.

Por certo, é fechar com chave de ouro este pequeno escrito, sem pretensões, seja a de mostrar e pontuar aqui os talentos genuínos que se tramam na diversidade brasileira. Precisa escrever mais?

Viva a internet e o youtube que não dão a oportunidade de apreciar um trabalho extraordinário como é desse brasileiro!

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *