Mosaico do Museu de Santa Sofia. Imperador Constantino.

Arte como testemunho da fé em Santa Sofia

A arte é o testemunho mais genial das diversas maneiras com  que o homem elabora a sua espiritualidade. Quase todos os locais religiosos expressam por intermédio de uma poética artística o que é divino, a fé e as histórias piedosas. Muitos templos religiosos no mundo são resultados das mãos de um artista, tanto na arquitetura, esculturas, como em pinturas. Quanto mais belo, mais eleva o espírito e ajuda na reflexão e fé. 

O Museu de Santa Sofia, em Istambul, Turquia é um desses templos que carrega em cada centímetro de suas gigantescas paredes trabalhos dos mestres artistas da antiguidade. Obras em mosaicos e símbolos pintados que até hoje causam impacto pela beleza e transmitem a sensação do eterno.

novas 208

A arquitetura é magnífica e colossal e também um inestimável patrimônio cultural e artístico. O edifício atravessa os tempos e acima de tudo, apresenta para o mundo as expressões de fé de culturas totalmente diversas, a Oriental com a religião muçulmana e a Ocidental, com o cristianismo.

Santa Sofia

A história deixou suas marcas nas paredes gigantescas desta catedral, que também foi mesquita e imprimiu em cada detalhe artístico um pouco do que foi  Istambul, uma cidade que abrigou dois impérios, o romano e o otomano e começou como Bizâncio, da antiga Grécia. Hoje, de um lado do Bósforo Istambul tem uma vida tradicionalmente europeia e do outro é asiática.

A beleza artística de Santa Sofia se explica pela sua história.  Nasceu como igreja católica, transformou-se em mesquita muçulmana, depois voltou a ser igreja e agora Museu de Santa Sofia.As transformações estão explícitas na nave principal que se apresenta como altar católico, tendo nas colunas laterais ao lado do altar as mensagens tradicionais de Alá.

novas 215

O caminhar pelas galerias é viajar no tempo e usufruir da memória impressa pelos artistas. Os mosaicos de Cristo e Nossa Senhora estão entre as obras mais impressionantes da antiga catedral. O olhar de Cristo acompanha, a qualquer posição, aquele que observa a obra.

Olhar Crítico

novas 221

O grandioso museu turco, antes templo sagrado, é apenas um dos inúmeros exemplos em que a arte e a fé caminham juntas nos processos de criação. As inúmeras igrejas católicas construídas na Itália apresentam as mais belas obras de arte de artistas como Raffaello, Giotto, entre  outros, que representaram por intermédio de suas obras, as  histórias bíblicas do catolicismo para o povo inculto da Idade Média.

Ironicamente, o movimento de Lutero na Europa foi o que mais contribuiu para o desenvolvimento da arte e fez com que a igreja, na tentativa de fortalecer o poder usasse esculturas e pinturas como ferramenta de aprendizado e sensibilização.

Desta forma visitar estes lugares é participar de uma aula minuciosa de história e do poder dos homens em busca de conquistas, amparados em bandeiras religiosas. É sentir que em meio ao caminho da força, da violência, do obscuro, está inserido também o sagrado, o terno e a beleza. É um paradoxo!

 

 

Comments are closed.