A aldeia medieval de Ribeauvillé

Riflessioni sulla società del futuro
13 de maio de 2017
Mudanças são possíveis se você as torna possíveis
17 de maio de 2017
Exibir tudo

 Ribeauvillé é uma pequena cidade localizada na região da Alsácia, ao Leste da França, com ares de uma antiga aldeia medieval.

IMG_4563

Para quem percorre as ruelas estreitas do vilarejo a sensação é de encantamento, seja por sentir-se dentro dos contos mágicos dos irmãos Grimm ou porque nos remete a um mundo aparentemente perfeito, limpo e organizado. Tudo parece como casa de bonecas, cortininhas de rendas, enfeites na janela de crochê, rostinhos felizes e bruxinhas penduradas nas varandas para dar boa sorte!

IMG_4604

Casas pitorescas e floridas que são cuidadosamente preservadas e oferecem uma foto maravilhosa para o turista empolgado. Acolhedor! Confiram a beleza!

IMG_4542

Ribeauvillé é parte de um conjunto de pequenas cidades, entre   Estrasburgo e Mulhouse, com mais ou menos 5000 habitantes que combinou o seu patrimônio histórico com a modernidade. A região é campestre cheia de vinhedos e rodeada pelo “Massif des Vosges” e do Castelo de Haut – Koenisgsbourg.

IMG_4555

Cegonhas

Nessa região da Alsácia é típico encontrar ninhos de cegonha no telhado das casas. A população mantém a estrutura na maioria dos telhados para pousada das aves que se acomodam  para ter seus filhotes, considerando que a localização faz parte da rota migratória delas. As aves vêm da África depois do inverno, chegando a voar até 400 km. por dia, aproveitando as correntes de ar ascendentes, que são formadas com o aquecimento do solo.

Assim, passam o verão na Europa que vai de junho a agosto. Os ninhos são utilizados anos após anos, mas a cada temporada as próprias cegonhas reciclam acrescentando material novo. Os ovos são chocados por 32 dias e após dois meses os filhotes conseguem voar.

Vinhedos

IMG_4540

As vinhas existentes desde a Idade Média, permitem aos viticultores uma visita às adegas e degustações. A gama de serviços disponíveis e variedade de lojas fazem Ribeauvillé um excelente ponto de atração turística. A sua vida cultural é dinâmica com eventos internacionalmente reconhecidos como o Mercado da Primavera, o Festival Kougelhopf (no início de Maio), a Feira do Vinho (final de Julho), a Feira dos Violinistas (primeiro domingo de Setembro), o Festival da Música Antiga , O Mercado Medieval do Natal, etc.

 

 

 

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.