161003115141-haddo-madonna-raphael-1-super-169

Obra de Raffaello descoberta numa pequena cidade da Escócia

Que tal  visitar Haddo House, em Aberdeenshire para ver a obra

Imagine um quadro  comprado no século XIX por uma ninharia, atribuído a um pintor pouco conhecido e depois de quase um século se descobre que ele é obra de um mestre da antiguidade, Raffaello. Aconteceu na pequena cidade de Aberdeenshire, na Escócia.

Uma pintura da Virgem Maria foi comprada por George Hamilton-Gordon, um ex-primeiro ministro britânico e o quarto conde Aberdeen, por U$ 25,00 no final do ‘seculo XIX. Na época, achavam que era um seguidor de Raffaello.

Há pouco dias, o historiador e apresentador de um programa da BBC, da Grã Bretanha, Britain’s Lost Masterpieces, Bendor Grosvenor, e uma equipe de especialistas surpreenderam a todos durante uma pesquisa na National Trust para a coleção de Haddo House, da Escócia, sobre a pintura datada entre 1505 e 1510. A obra já tinha sido atribuída ao italiano Innocenzo da Imola. Brosvenor pediu permissão para realizar uma limpeza na pintura e começou a descobrir mais e mais que se aproximava a identificação do verdadeiro artista atrás da obra: Raffaello.

O que antes valia 25 dólares(mais ou menos 2 mil e 500 dólares convertidos a hoje) até o final do século XIX saltou para um valor real de 26 milhões de dólares. A obra irá permanecer nessa parte remota da Escócia, a única obra de Raffaello nas mãos de uma instituição pública. Que tal  visitar Haddo House, em Aberdeenshire!

Fonte:  Exibart

 

Comments are closed.