img_0400

Inhotim é simbiose perfeita entre arte contemporânea e natureza

O povo de Brumadinho, em Minas Gerais, conta que um minerador inglês chamado Timothy andou por aquelas terras em algum tempo no passado. O mineiro no seu jeito próprio de falar o tratava como Nhô Tim. Assim, nasce Inhotim, um museu de arte contemporânea a céu aberto que estabelece a simbiose perfeita entre poética artística e natureza.

img_0245O americano Doug Aitken construiu o seu Sonic Pavivilion no alto de uma das colinas em Inhotim, rodeado de vegetação exuberante, para captar o som da terra. Talvez o som do Ohm tão usado pelos Yoguis ou talvez não. É uma obra que causa impacto ao visitante.

Pavilhão de vidro e aço, revestido por uma película plástica, com um poço tubular de 202 metros de profundidade, com amplificadores e equalizadores sofisticados para transmitir o som da ‘mãe terra’ em tempo real. É um privilégio visitar essa obra única!

img_0256

Outro americano Mathew Barney com a instalação De Lama Lâmina (2009)colocou dentro de um prisma, já não numa colina, mas embrenhado na mata, um trator com as rodas enlameadas arrancando uma árvore. Uma obra que começou no carnaval, em Salvador, em 2004, e chegou em Inhotim em 2008. que provoca o espectador a refletir sobre o papel do homem e a máquina que lhe dá poder para destruir a natureza.

img_0277

As 500 fotografias de Claudia Andujar sobre a Amazônia e os índios Yanomami é um precioso acervo sobre a vida dos indígenas, cultura e ativismo humanitário e político. Visitar e observar o trabalho de fotógrafa é se envolver com a alma dos povos da floresta, tal é a sensibilidade com que Claudia tratou as imagens e os flagrantes.

img_0303O espanhol Miguel Rio Branco trouxe um Brasil sem identidade, da pobreza e prostituição que se desenvolvia no pelourinho em Blue Tango,  de 1984, em fotos e vídeos.

São 23 instalações e mais obras individuais espalhadas pelo gigantesco parque idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. É uma estrutura, sem dúvida, muito bem administrada e que pode ser visitada à pé ou com o serviço de carrinhos elétricos que o próprio museu oferece. O preço do ingresso é de R$25,00, os hotéis são, maioria, pousadas mais distantes, mas existem a facilidade de táxis ou a opção do turista alugar um carro em Belo Horizonte.

Visitar Inhotim é prazeroso para quem gosta de arte e aprecia ambientes naturais. Um passeio imperdível!

 

 

 

 

Comments are closed.