IMG_8394

Luxemburgo é contos de fadas moderno

 

Luxemburgo é pequeno país da Europa   que se visita num “piscar de olhos” , mas só é limitado na sua extensão territorial e número de habitantes. Tem um dos maiores PIB per capita do mundo, um verdadeiro conto de fadas para o seu povo.

Esse Grão- Ducado que  é soberano em sua história fala oficialmente três línguas: francês, alemão e luxemburguês.

O detalhe interessante é que na escola, as disciplinas são ensinadas na língua mãe sem que exista a matéria luxemburguês para ensinar regras gramaticais do idioma. Ele é ensinado oralmente até a fase adulta.

A cidade de Luxemburgo é perfeita em quase tudo, menos para jovens que em sua maioria gostam de agitação e clima cosmopolita, pois é pacata e oferece pouca vida noturna. Os bares e restaurantes fecham cedo, às 23h, poucos funcionam até meia-noite, e cafeterias às 18:30. Ninguém tem interesse de avançar no horário.

Viver nesse Grão-Ducado, sobretudo famílias com crianças  é ter como meta a qualidade de vida. Seus habitantes estão rodeados de parques e áreas verdes, as crianças luxemburguesas recebem do governo uma ajuda de custo para educação por volta de 300 euros até completarem 18 anos e as gestantes têm vários benefícios, entre eles um auxílio de 5000 euros.

2

O verão é celebrado em Luxemburgo principalmente pelas crianças que se divertem nos parques da cidade, em especial no Municipal, mais conhecido pelo Parque dos Piratas, pelo imenso navio construído de uma maneira que dá possibilidade da criançada interagir como se estivesse dentro de um navio dessa época.

3Um pequeno córrego foi construído com muita criatividade para que os pequenos possam se esbaldar na água com um minúscula corredeira e um sistema em que se recicla e filtra.

IMG_8312

Uma das atrações turísticas de Luxemburgo é a visita ao Castelo de Vianden, numa pequena comunidade próxima à cidade. Durante o verão existe uma programação que inclui shows e apresentações no ambiente feudal, com o objetivo de mostrar como era a vida na época.

Luxemburgo é um conto de fadas do mundo moderno para o seu povo. O Shangri-lá do capitalismo em comparação aos problemas sociais espalhados  pelo mundo, mesmo em sociedades mais evoluídas. O país acolhe bem seus forasteiros, se comprovado que vivem e trabalham em solo luxemburguês. Entre os benefícios, a isenção do imposto ITBI para quem compra um imóvel pela primeira vez em Luxemburgo.

Provavelmente por abrigar alguns segmentos da União Europeia e diversas instituições bancárias do mundo, o país tem suporte financeiro para oferecer tantos benefícios aos seus habitantes.  É um paraíso social rodeado de florestas exuberantes, que tonalizam de verde a paisagem local.

Quase uma utopia para o resto do mundo!

 

 

 

 

Comments are closed.