Cuide do pulmão no outono

O jogo é achar Warhol
30 de maio de 2016
Professor says that there is life beyond Earth
2 de junho de 2016
Exibir tudo

 

No outono o pulmão e o intestino grosso estão evidência e sensíveis, o elemento é metal, a cor é branco metálico, a energia da natureza é a secura. Muito cuidado! Não se entregue às tristezas que elas poderão fragilizar o pulmão.  No inverno é o rim e a bexiga, o humor é o medo, o elemento é água. Na primavera, o fígado quer atenção. Secura nos olhos e coceira é fígado carregado de toxinas na certa. No verão quem tem destaque é o coração, elemento fogo, cor é vermelha. Não é mágica é estudo e medicina chinesa!

IMG_7577O livro ‘Estudo das Estações  Frio-Calor’, de Geralda Nadyr Carniel, apresenta as teorias chinesas do equilíbrio do Yin e do Yang, correlacionadas com o movimento das estações do ano, e indica tratamentos à base de água, sal, compressas quentes e frias, chamadas por ela de terapia Carniel, Frio-Calor. O livro será lançado no dia 11 de junho, no Memorial de Curitiba, junto com a apresentação do grupo de teatro Espaçonautas para contar de forma simples e didática, pela dramatização, como funciona a mágica universal.

 

A frase,’cada estação correlaciona-se com um órgão do corpo’, parece sem nexo, mas não é para quem estuda medicina chinesa. É um interessante jogo do universo que Geralda Nadyr Carniel levou parte dos seus 81 anos estudando e traduzindo para a linguagem leiga, conceitos que são utilizados como base na acupuntura e em outras terapias orientais, descobertas há mais de cinco mil anos.

“O mestre chinês responde que somente aquilo que o homem ingere é a causa  de todas as doenças físicas do coração. É a nossa essência espiritual. Existem duas almas, segundo a Medicina Tradicional Chinesa: uma alma corporal que mora no pulmão e que é finita, e a outra alma eterna que se enraíza no fígado, e que existia antes e permanecerá após a vida terrestre”, diz um trecho do livro.

CIMG0301A quarta publicação de Geralda é dirigida a todos que desejam entender como funciona o seu corpo, fazer um auto cuidado e se livrar das dores e doenças. “As pessoas precisam aprender a ler o que seu organismo está dizendo com uma febre, um enjoo ou uma dor de cabeça”, diz ela. “A dor não apareceu do nada. Alguma coisa nós fizemos e comemos para que ela se instalasse em nosso organismo”.

O Estudo das Estações explica o que ocorre a cada período do ano e quais os órgãos relacionados, como funciona essa relação, os cuidados com o corpo e os exercícios que devem ser feitos.

 

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Os comentários estão encerrados.