“Estudos das Estações Frio-Calor” é o quarto livro de Geralda Henriqueta Nadyr Carniel sobre a Medicina Chinesa escrito numa linguagem fácil, para leigos entenderem como o movimento das estações influência na saúde do homem. O lançamento será no dia 11 de junho, no Memorial de Curitiba.
Para o dia do lançamento, Geralda convidou o grupo Espaçonautas – teatro e circo – para contar de forma simples e didática, sobretudo poética os conceitos de sua terapia Frio-Calor, para que as pessoas possam aprender e fazer o auto cuidado, cura pessoal, amor e atenção ao planeta Terra e a todos os seres que nele habitam.
O corpo funciona como um radar sempre conectado aos movimentos da primavera, verão, outono e inverno, mais a canícula que, na medicina chinesa, é a passagem entre uma e outra. “As estações são os livros do Universo”, garante ela. “Esses livros são mutáveis porque o nascimento sem fim do Universo, aparentemente igual a cada ano e cada dia, segue a rota estabelecida pelo Tao, (Deus).
O movimento é como um quebra-cabeça e o segredo da boa saúde é descobrir quais as peças chaves para manter o equilíbrio. Para descobrir as peças-chaves desse jogo, essa senhorinha de 81 anos tem dedicado quase 30 anos de sua vida em estudos e tratamentos para entender como funciona a combinação entre o homem, equilíbrio da saúde, conectada ao ritmo das estações.
É quase uma brincadeira, bela e ritmada. A primavera rege o fígado e a vesícula, seu sabor é amargo e o elemento madeira, verde. Da madeira nasce o fogo, que é o verão, no qual o coração está em evidencia, do fogo surge o metal, que representa o outono, rege os pulmões. O inverno é água, a estação mais Yin e na qual devemos cuidar dos rins.
Estudando o equilíbrio Yin e do Yang – Frio e Calor e os princípios que os taoistas já sabiam há mais de cinco mil anos e que hoje é base para muitos tratamentos, sobretudo a acupuntura, Geralda desenvolveu uma terapia simples, a base de compressas quentes, frias, bolsa de água quente, sal e o toque nos pontos afetados. Centenas de pessoas passaram pelo Centro de Equilíbrio de Energia em Curitiba e conseguiram melhorar de seus males.
Para quem não conhece Geralda Nadyr Henriqueta Carniel,o PanHoramarte apresenta aos leitores nesse artigo. A terapia Frio-Calor é simples e eficaz, seu tratamento é o movimento do esquenta e esfria com bolsas e panos, tonifica e relaxa, diversas partes do corpo adoecido. Sempre com o toque nos pontos doloridos e a supervisão de Geralda.
As recomendações parecem saídas do outro mundo, na quais se referem aos olhos excessivamente vermelhos para dizer que o fígado está cheio.
– Cheio do que? – ” De calor perverso”, responde rapidamente ela. “O teu corpo está úmido, vertendo água. Friagem. Precisa de escalda-pé”, recomenda.
Parece o diálogo do impossível, mas é a oitava maravilha do mundo para mandar embora a dor e se sentir novinho em folha.
Por várias vezes acompanhei e divulguei Geralda nos seus tratamentos e também experimentei as terapias, assessorei os lançamentos de seus livros. Todos esses anos ela incansavelmente ensina e aplica a terapia Frio-Calor com bons resultados, e registrados nas velhas fichas catalogadas no Centro de Equilíbrio de Energia, o local em que desenvolve o trabalho, em Curitiba.
Todas a vezes me surpreendia com sua vivacidade. Simples e singela não tinha pudores, em entrevistas na TV ou para jornais, em dado momento, abrir a bolsa, tirar uma toalhinha branca, a bolsa de água quente de borracha (aquela antiga e de cor laranja), e dar uma ideia de como realizava o trabalho. Sem se intimidar com as câmeras, certa vez, fez do apresentador seu paciente.
Geralda é uma das poucas pessoas que adotou a humanidade no seu projeto de vida. Nasceu gaúcha e viveu no Paraná parte de sua vida. Formada em Farmácia, foi freira e ajudou a construir uma instituição de caridade em Santa Catarina.
Aos interessados em ler e aprender sobre a mais simples versão da medicina chinesa, nos moldes brasileiros, poderá entrar em contato com o CEE, ou participar do lançamento.
Lançamento do livro “Estudos das Estações Frio-Calor”, de Geralda Nadyr Henriqueta Carniel.
Local: Memorial de Curitiba, no Paraná
Data: 11 de junho
Horário: 15:30
Endereço:R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba, Paraná.