A artista mexicana, que vive em Chigado (EUA), Linda Vallejo,com o seu projeto “For Your Consideration: Make Em /all Mexican”, conseguiu aquecer o debate sobre o racismo da indústria cinematográfica na entrega do Oscar.
A denúncia permanece na sua obra que apresenta a estatueta e os ícones clássicos americanos – Elvis Presley, Marilyn Monroe, retratados em tom marrom, mesmo depois da festa ter passado sem qualquer boicote.
Criticar com ironia
É um jeito de criticar com ironia, com uma provocação sutil. “O objetivo do Make Em all Mexican é criar um jeito amigável de tratar um tema difícil”, afirma Vallejo. Para ela as pessoas estão cansadas da violência e agressividade e o projeto faz uma crítica de um ponto de vista totalmente diferente.
O idealizador do projeto foi Chon Noriega, diretor do Chicano Studies Research Center e Linda Vallejo a executora. Os dois explicam que para criar o projeto foram buscar temas que são onipresentes no universo dos americanos, dia de ação de graças de Norman Rockwell, Elvis, Marilyn, ou Dick e Jane.”Eles têm sido parte da fundação de nossa cultura, não importa quão trivial você pode pensar que eles são”.
Vallejo e Noriega acreditam que por intermédio do humor é possível mudar comportamentos. ” Recentemente me peguei lendo os créditos no final do filme e procurando nomes latinos na relação”, contou a artista.