A riqueza artística da Academia de Belas Artes de Veneza

Descansar na casa do silêncio
19 de novembro de 2015
That’s all
23 de novembro de 2015
Exibir tudo

As mais extraordinárias obras de arte da Idade Média estão na Academia de Belas Artes de Veneza

Tintoretto
IMG_4910

São Marco libera um escravo. Tintoretto. 1547 a 1548.

Maestro di Ceneda
IMG_4783

Maestro di Ceneda. Coroação da Virgem e Comitente

Academia de Veneza

A Academia de Belas Artes de Veneza abriga uma das mais belas e monumentais coleções de telas do período bizantino e  gótico( 1300), até Renascimento e século X VIII, com obras de artistas que influenciaram toda a história da pintura europeia. Visitá-la é uma experiência indescritível.

. IMG_4769

Opulência

É como retroceder no tempo sendo conduzida pelas pinceladas de mestres da antiguidade como Tintoretto, Tiziano, Veronese, Bellini, Belloto, Guardi, entre outros, e perceber pela poética artística, a vida veneziana no passado,com  toda a sua opulência.

IMG_4876IMG_4877

A incomparável tela –  A Procissão na Praça de São Marco, de Gentili Bellini,  Veneza entre 1429/1507, mostra o esplendor da Igreja e a beleza arquitetônica da praça, a qual faz jus ao que Napoleão dizia sobre o local, “o salão mais elegante do mundo”.

IMG_4789

Uma extraordinária restauração devolveu a legitimidade da antiga sala de reuniões da poderosa Escola Grande de Santa Maria da Caridade, hoje sala 24  do Museu.

Tesouros artísticos

O local era espaço de reunião dos membros mais influentes da instituição e onde se conservam os registros, estatutos e relíquias.

IMG_4795

O complexo da Galeria da Academia ocupa a sede da Escola Grande de Santa Maria da Caridade, uma das mais antigas confraternidades laica da cidade.Nesse conjunto faz parte também a homônima igreja de Santa Maria e o monastério dos Canonici Lateranensi,  construído por Andrea Palladio.

Lorenzo veneziano
IMG_4778

Lorenzo Veneziano – entre 1356 a 1372 – Político Lion con l’Annunciazione.

Não somente Veneza ganha com esse riquíssimo acervo pictórico, também o mundo. São pelas pinceladas, expressões, estilo que os artistas

contam histórias.

IMG_4885

Visitar Veneza já é uma experiência única num roteiro de viagem. Mas para os amantes da arte é preciso acrescentar mais um dia para percorrer a Academia em algumas horas ( pouco, mas o suficiente para ter certeza que lá deverá voltar  e apreciar com calma a beleza e a riqueza artística do acervo), será a decisão mais acertada, e a garantia de que o passeio valeu a pena.

IMG_4816

Madona do Parto e dois devotos – Maestro della Madonna del Parto – 1375 a 1410.

Telas do início do cristianismo, num momento em que a Igreja Católica Apostólica Romana apenas começava a transformar fatos de acordo com os interesses políticos.

IMG_4868

Antonello de Saliba -1467/1535 – Anunciada.

 

 

 

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.