Leonardo Di Caprio poderá doar obra de arte sobre meio ambiente ao LACMA

Lágrimas para um rato
13 de julho de 2015
Leonardo DiCaprio to Donate John Gerrard’s Massive Installation to LACMA
15 de julho de 2015
Exibir tudo

O ator e astro Leonardo Di Caprio poderá doar a Solar Reserve (Tonopah, Nevada), uma instalação monumental feita por John Gerrard, para o Los Angeles County Museum of Art (LACMA), de acordo com o Art Newspaper.

PanHoramarte divulga o fato e destaca a iniciativa, sobretudo por ser uma obra que exalta a questão ambiental e promove causas em prol do equilíbrio e a qualidade de vida do planeta.

John Garred

John Garred  é um artista irlandês, que cresceu no campo, fora de Dublin. Em suas obras usa sofisticadas técnicas de multimídias, software e tecnologias de vanguarda e em uma dicotomia, provoca por elas reflexões sobre a poética da natureza.

2014-09-05-John-Gerrard-Solar-Reserve-Tonopah-Nevada-Lincoln-Center-e1433887315828

Artist research material for John Gerrard Solar’s Reserve Tonopah, Nevada) (2014). Photo: SolarReserve. Foto internet do site artnet.news

“A instalação é uma paisagem simulada que mostra imagens geradas de um computador em uma torre solar termodinâmica em Nevada. A obra visa aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas com a paisagem representada. Dez mil espelhos são empregados em torno da “torre de energia solar térmica”  e traçam as órbitas do sol e da lua.

Neste trabalho monumental, Gerard usou a tecnologia 3D para simular o site em Nevada até ao mais ínfimo detalhe (ver Vista Chilling de John Gerrard de Calor Solar).

O artista criou cinco edições da obra, bem como duas provas do artista. Solar Reserve for para Lincoln Center em 2014, em Nova York, em associação com o Fundo de Arte Pública, e foi mostrado na Basileia, na Suíça, em junh, graças ao galerista de  Londres Thomas Dane. 

Leonardo_DiCaprio_2014

DiCaprio tem uma longa história com LACMA, que  co-organizou  a gala anual de cinema durante os últimos quatro anos. Ele também tem sido um defensor de longa data para estimular a conscientização sobre alterações climáticas e fundou a Fundação Leonardo DiCaprio em 1998 para arrecadar fundos às questões ambientais.

O herói do Titanic já havia coletado, por intermédio de sua fundação, obras dos artistas Walton Ford, Sterling Ruby e Mark Grotjahn em 2013 para financiar atividades. As obras foram colocados em leilão pela Christie’s e as arrecadações alcançaram quase US $ 40 milhões”.

Publicação original no artnetnews e exibart

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.