Educação é para todos. Com SAM 2015 as ideias vão brotar!

NOSSA CAPITAL MUNDIAL
12 de junho de 2015
A arte como linguagem de expressão
17 de junho de 2015
Exibir tudo

A sociedade precisa dar força e participar cada vez mais de inciativas que provoquem mudanças, sobretudo na educação de um povo.

SAM 2015 ( Semana de Ação Mundial) , que acontecerá de 21 a 27 de junho, é a oportunidade para aqueles que desejam mudar o Brasil – para melhor. O foco é a educação gratuita, de qualidade, pública e laica para todos.

A Semana faz parte de um outro movimento muito maior  –  Campanha Global pela Educação (CGE) – que acontece em mais de 100 países desde 2003. É uma iniciativa da sociedade civil organizada com parceiros como a Unesco, Unicef, e muitas ongs e setores que atuam na área da educação. Um balanço do que foi feito até agora foi apresentado em maio deste ano, na Coréia do Sul.

PNE

É importante lembrar que em 25 de junho de 2014 foi sancionada a Lei 13.005/2014, no Brasil, que trata do Programa Nacional de Educação(PNE) para os próximos 10 anos. “Assim, o tema será contextualizado com a discussão em torno do primeiro ano de implementação do PNE. O objetivo é fazer uma grande pressão internacional sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, laica, gratuita, e de qualidade para todas e todos”.

Leia mais sobre o assunto no site do SAM- 2015 e descubra como você pode participar.

banner1

O PanHoramarte traz o tema como pauta por intermédio da ilustradora do site, que também criou o material gráfico da SAM 2015: Marcela Weigert. A imagem é o resultado da proposta de trabalho da Semana. O Brasil conectado e recebendo ideias que foram colhidas em diversos locais do mundo. A inclusão de todos está bem especificada nas imagens que se situam em ação conjunta, todos juntos, seres humanos e suas diversidades.

Olhar Crítico

A ideia principal é pôr em prática “um novo Programa Nacional de Educação, virar a página e construir uma nova narrativa”, anunciam seus organizadores.

Certamente é necessário virar a página e construir um novo paradigma. O momento não poderia ser mais oportuno. Não somente a questão dos professores, que é importante, sim, mas muitas outras, assim como os itens defendidos pelo SAM.   Vamos todos participar e transformar o Brasil. É urgente!

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.