Considerações sobre Picasso e Bosch

The Dream
13 de abril de 2015
“The Revolution of the Forgotten”
17 de abril de 2015
Exibir tudo

"Cabeça de Cavalo"/ Pablo Picasso. Foto Internet

A  obra de Picasso “Cabeça de Cavalo”  foi o início do esboço de “Guernica”.

Guernica é uma cidade basca que sofreu em abril de 1936 ,um bombardeio que a destruiu, assim como matou centenas de bascos. Isto por conta do ditador Franco aliado às forças nazifascistas de Hitler e Mussolini.

"Guernica"/ Pablo Picasso. Foto Internet

“Guernica”/ Pablo Picasso. Foto Internet

Obra pacífica

A resposta artística e pacífica de Picasso foi o painel (mural) maravilhoso “Guernica”.

Obra tão importante que até hoje relembra todas as situações de guerra, mortes, revoluções e caos que ocorrem na atualidade.

11156311_477748715715853_5579424361762223112_nExiste semelhança entre Picasso e Bosch na obra, se observamos “A morte do Avarento”, só que o Bosch viveu na renascença, fazendo vanguarda, segundo os críticos, com um surrealismo prematuro para a época.

Hieronymus Bosch

220px-Jheronimus_Bosch_(cropped)

Foto Internet

Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch, foi um pintor e gravador Holandês dos séculos XV e XVI.

Pablo Picasso

Foto Internet

Foto Internet

Pablo Picasso, oficialmente Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, foi um pintor espanhol que viveu a maior parte da sua vida adulta na França. É  um dos maiores e  mais influentes artistas do século XX.

Comentários Facebook

comentarios

Lucia Helena Fernandes Stall
Lucia Helena Fernandes Stall
Lucia Helena Fernandes Stall é uma pesquisadora e amante da arte, mas percorreu outro caminho profissional. Formou-se em em Direito na UFPR, hoje advogada acredita que sua profissão também não deixa de ser a arte da defesa dos direitos do homens. 'Não sou nada.Nunca serei nada.Não posso querer ser nada.À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo", Fernando Pessoa (A Tabacaria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.